domingo, 30 de junho de 2013

Minha Primeira Maratona: Um Exemplo de Superação


Um atleta que cumpre o que promete!


                Costumo dizer que corredor é quase igual a um pescador. Quase igual por que cada um tem uma história diferente para contar: a melhor corrida, o melhor treino, o melhor longo, a melhor marca, etc. 

                Foi justamente pensando nisso que decidimos apresentar a história do atleta goiano e residente da cidade de Trindade-GO, o Donizete Alves da Silva (45 anos de idade). 

                Donizete, ou Doni 3 horas, como atualmente é conhecido, assim como milhares de outros corredores no país, possui vários episódios de superação em corridas de curta (5 e 10 km) e média distância (21 km). Aqui, relataremos apenas um: a sua primeira participação em uma maratona (42 km).


Imagem 1. "Doni 3 horas", finalizando sua primeira maratona em 3 horas.

                Donizette começou a participar corrida de rua há três anos, mais precisamente, no dia 12 julho de 2009. Como muitos de nós, ele foi um jogador de futebol amador desde infância, que desiludiu devido a contusões e conflitos vividos no campo. 

                Foi a partir daí que a corrida ressurgiu em sua vida. Dizemos ressurgiu porque, quando ainda era criança, ele corria em volta do campo ao lado dos jogadores de futebol. Como gostava muito do que fazia, era destaque naquela época. 

                Ele fez sua primeira corrida de rua em Goiânia-GO, na tradicional Corrida “O POPULAR”, no circuito de 10 km, quando alcançou a marca 44min30seg. Um excelente tempo para um estreante. Desde então, se apaixonou por esse universo.

                Foi então que ele começou a treinar, dedicar e buscar objetivos cada vez mais audaciosos. De lá pra cá já foram mais de 70 participações em provas, entre dez meias maratonas (Rio, Brasília e Goiânia) uma Volta Internacional da Pampulha e a São Silvestre 2011, quando alcançou a marca de 58min37seg. 

                Em 2012 Donizette sentiu que já estava preparado para completar uma maratona. Foi então que decidiu fazer a sua estreia nas corridas de longa distância, na tão sonhada MARATONA RIO JANEIRO, na edição de 2012. Seu planejamento para alcançar este objetivo havia começado ainda em agosto de 2011. 

                Como milhares de outros corredores do Brasil, Doni é um atleta solitário. Lançou-se no mundo da corrida sozinho, sem treinador e sequer uma equipe para lhe dar suporte. Em sua preparação para o tão grande evento, contou apenas com ajuda de um colega mais experiente, a quem é muito grato. 

                Foi quando ele começou a conviver com a ansiedade. Para um estreante, Donizette tinha um objetivo audacioso. Veja abaixo o seu relato:

                “Marquei vários percursos em rodovias e outros tipos de vias. Comecei os treinos em março de 2012, com objetivo de fechar a maratona em 03 horas, o que aumentou minha ansiedade e até atrapalhou meus treinos, pois comecei a sentir uma dor muscular no ombro direito que, posteriormente, passou para o braço, chegando até os dedos da mão. A sensação era que eu havia levado uma martelada no dedo. Surgiram vários questionamentos. Uns diziam que era problema de coração: - você não pode correr! Poucos diziam continue! Assim fiz, segui meu instinto e continuei com toda dedicação aos treinos. Sozinho mesmo e, sem treinador. Fiz vários longões, fortalecimento muscular. Surgiram as dores musculares e cheguei a fazer mais de 38 sessões de gelo, cada uma com cerca de 30 minutos cada. Tudo isso, com objetivo focado nas 3 horas da Maratona do Rio de Janeiro.”

                Com tudo certo para o grande dia, isto é, o treinamento em dia, tênis de estreia pronto, faltando apenas um mês para o dia prometido, já com as passagens aéreas adquiridas, reserva em hotel realizada, etc., chegou a hora de ele fazer a sua inscrição e, qual não foi sua grande decepção e enorme tristeza enorme, quando surgiu a mensagem:


INSCRIÇÕES PARA A MARATONA DO RIO ENCERRADAS!


                Ele quase chorou de tristeza. Ele nos conta que: “... procurei de todas as formas conseguir uma inscrição. Liguei até para o presidente da organização da maratona e a resposta foi NÃO! Disse que era por um motivo especial, pois já havia treinado para a sua primeira maratona e gostaria que fosse na prova do RIO.” 

                Ele informou ainda que: “já havia planejado a um ano atrás, e havia passado por muitas dificuldades. Já tinha até arrumado as malas para fazer prova em três horas.” A resposta foi um simples: - não tem jeito já acabaram as inscrições! 

                Ele nos conta que chegou a fazer contato com o diretor de uma Revista de Corrida brasileira, que apesar de gozar boa influência neste meio, não conseguiu ajudá-lo. Donizette ficou muito triste, mas decidiu que iria fazer a sua estreia no Rio de Janeiro para três horas, de qualquer forma. Nem que fosse sem inscrição. Ele não poderia desprezar todo o treinamento de base que havia feito.

               Quando não havia mais nenhuma esperança de se inscrever, surgiu uma oportunidade de oficializar a sua participação: uma colega de 52 anos, que já estava inscrita, havia desistido da viagem. 

                Donizette, não hesitou. Adquiriu sua inscrição. Foi quando voltou a travar novamente uma longa batalha para conseguir transferir aquela inscrição para o seu nome. A resposta foi novamente um simples e direto NÃO! A alegação agora é que faltava apenas uma semana para a prova.

                Donizette não desistiu. Assim ele foi. Embarcou para o Rio, pegou seu kit de corrida, com o nome e número da outra atleta e correu em busca de seus objetivos. Apesar da alta ansiedade, agora ele estava, mais tranquilo, pois estava preparado.
                    Veja o seu relato:

                “Foi maravilhoso, choveu no percurso inteiro, ao lado das ondas do mar. Em alguns lugares o vento foi muito meu amigo. Em determinados momentos senti uma dor na virilha, o que atrapalhou um pouco, mas não desisti de meu objetivo prometido: fechar a prova em três horas. Como assim fiz. Cheguei na 8º colação geral na Elite Feminina, com 52 anos. Obviamente que fui desclassificado.” 

                Ele continua: “Graças a DEUS foi tudo aquilo que havia planejado. Agora sou reconhecido como DONI 3 HORAS. Agradeço a DEUS por tudo. Assim pude realizar meu sonho de ter conseguido, depois de tantas dificuldades e tantos esforços a tão sonhada MARATONA 42 km na cidade maravilhosa, a RAINHA de todas as maratonas, com tempo desejado de um atleta amador; três horas exatas!” 

                Apesar de ter se iniciado no mundo das corridas tardiamente, Donizette (36 min. nos 10 km, 1h20min nos 21 km e, agora, 3 h nos 42 km) é um atleta que cumpre o que promete! Ele faz parte de um grande número de corredores amadores no Brasil, que correm sem patrocínio, sem apoio, sem treinadores, etc.

                Passado este episódio, ele apenas gostaria que publicassem a sua historia de dificuldades e tudo aquilo pelo qual passou. “Eu não desisti em nenhum momento!”. 


Imagem 2. O atleta Donizette em momento de agradecimento.

                Seu único pedido seria o de ver meu nome no site do evento, na sua real colocação e, então, receber o certificado de MARATONISTA da revista CONTRA RELÓGIO.
                Ele ficaria eternamente grato por isso. 

                Aqui, ele se despede com um grande abraço ao Tomaz e a todos da equipe da Revista Contra Relógio. 

                A história de Donizete pode se parecer com a de muitos outros corredores no Brasil. Seu relato nos mostra a importância do planejamento, não apenas de treinamento para que se possa alcançar o objetivo de tempo proposto para determinada prova. 

                Trata-se de um planejamento que incluiu, acima de tudo, acompanhar as questões burocráticas de uma corrida, como o simples ato de fazer a inscrição com antecedência. Acreditamos que o comprometimento de um corredor com uma prova se inicia no exato momento que ele faz a sua inscrição. Todavia, não estamos aqui para julgar se o nosso atleta errou ou acertou.

                O fato é que, o caso do Donizette, reacende uma questão muito maior que é a falta de vontade de organizadores de corrida e outros atores que possuem influência neste meio em ajudar um companheiro em momentos de dificuldade.

                É triste ouvir essa história e imaginar que a organização da Maratona do Rio no ano passado fez gratuitamente um “up grade” para quem se inscreveu na “meia” * pudesse correr a maratona sem nenhum custo adicional. Ou seja, caminhos para se resolver o problema podiam de fato existir. Bastava ele encontrar alguém com boa vontade.

                Para nós, leigos nos assuntos burocráticos que envolvem o mundo da corrida, não podemos afirmar se trinta dias de antecedência seria tempo considerado hábil para oficializar a inscrição, pois como tudo nessa vida, sempre há um prazo. Entretanto, em nossa opinião, faltou mesmo boa vontade da organização na simples tarefa de alterar um nome e um gênero no prazo de uma semana de uma inscrição que já havia sido feita. 

                Lamentavelmente, fatos como esse, só no Brasil!

                Parabéns ao Donizette Alves da Silva. Ele conseguiu uma marca, apesar de todo contratempo.


*a meia-maratona é realizada concomitantemente com a Maratona do Rio de Janeiro.
                   

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Corrida Noturna “O Popular” 2013



Corrida Noturna “O Popular” 2013


                A Corrida Noturna “O Popular”, que possui inspiração nas festas juninas*, já se tornou uma tradição em Goiânia. Nesse ano, o evento promovido pela Organização Jaime Câmara, via “Jornal O Popular” e com o apoio técnico da Velox Sports foi realizado no dia 22 de junho (sábado). Ao todo, registrou-se cerca de 700 atletas inscritos para correr 10 km (318 pessoas), 5 km (358 pessoas), ou caminhar.   



Imagem 1. Corrida Noturna "O Popular" 2013

                Não faltou inovação, como a disponibilização de um bicicletário para os atletas, e nem animação de todos os participantes que puderam ao final, ouvir uma boa música e apreciar a apresentação de um grupo oficial de quadrilha. Entretanto, passada a euforia, é chegada a hora de analisar a corrida com maior tranquilidade e oferecer as nossas contribuições.
                Confiram no vídeo abaixo imagens da largada e alguns detalhes do evento!    



 Vídeo 1. Corrida Noturna "O Popular" 2013




                Neste ano, a organização implementou alterações significativas. A principal delas foi mudar radicalmente o percurso, que saiu da antiga região de Campinas/Centro, e passou para uma área relativamente nova da cidade, os setores da Nova Suíça/Jardim América. Consequentemente, se alterou também o local de concentração dos atletas, que deixou de ser na Praça Cívica (5 km) e no Estádio do Atlético em Campinas (10 km), passando para o estacionamento de um supermercado em frente a um shopping local.
                Esta mudança fugiu radicalmente de um dos principais propósitos do evento: o de proporcionar aos atletas a experiência de percorrer as principais avenidas e pontos históricos da capital. Portanto, para quem já participou antes, uma experiência nova. Com isso, apesar do apelo junino permanecer aceso, perdeu-se o charme. O evento ganhou em facilidades logísticas, mas, infelizmente perdeu em segurança, conforme verão adiante.
                É que no formato anterior, as largadas eram realizadas em locais diferentes. A chegada se dava no mesmo local, isto é, no Estádio do Atlético Goianiense. Era uma bela festa, mas que exigia um grande esforço logístico, uma vez que os participantes tinham que deixar seus veículos em Campinas e se deslocarem em ônibus disponibilizados pela organização até a Praça Cívica. Em 2013 simplificou-se o evento.
                Anteriormente, se isolava uma grande extensão de duas importantes avenidas de Goiânia: a Anhanguera (Campinas, Setor Oeste e Centro) e a Goiás (Centro). Está certo que isso já causava transtornos para os motoristas. Porém, para um sábado a noite, reina certa tranquilidade nestes locais, salvo cruzamentos com outras vias também importantes.  
                Infelizmente, em corrida de rua, vale destacar que, qualquer que seja o percurso demarcado, sempre haverá certo nível de transtorno para os usuários das vias públicas isoladas.
                O percurso de 2013, que alias foi muito bem medido, também utilizou o espaço de duas importantes vias da cidade: as Avenidas T-63 e a T-9, que faz cruzamentos com outras tantas vias importantes. Trata-se de uma das áreas mais densamente povoadas da cidade, além de serem vias de acesso à igrejas, shoppings, bares, restaurantes, etc. Em um sábado a noite, quase todos se dirigem para estes locais!
                Como era de se esperar, a escolha causou transtornos para os motoristas “desavisados”. Apesar de haver muitos staffs nos principais cruzamentos, isso não foi suficiente! Os motoristas e motociclistas não os respeitaram e, em vários momentos, a segurança dos corredores ficou comprometida. Felizmente nada de grave aconteceu.  
                Esse é um ponto recorrente na maioria das corridas locais, independente do organizador. Nas competições de rua, em muitos momentos, nós atletas ficamos vulneráveis. É preciso repensar urgentemente, uma nova maneira de organizar o trânsito local para participar de nossas provas com segurança. Em tempos de protestos difusos por toda Nação, essa é uma bandeira que todos nós, atletas e organizadores, deveríamos levantar!
                Outro ponto comentado após a prova foi que o corredor demarcado pelos cones ao longo das avenidas no percurso, deixou uma área muito restrita para os corredores, que chegaram a correr bem próximos aos veículos. Essa área restrita para uso dos participantes voltou a comprometer a prova a dois quilômetros da chegada, quando os atletas dos 10 e 5 km se encontraram. Houve congestionamento e prejuízo no desempenho dos mais rápidos.
                Ainda com relação ao novo percurso, o que se viu ao final da prova, foi a percepção de maior dificuldade para concluir a prova. Muitos foram para lá, sem conhecer efetivamente o percurso, achando que seria uma corrida plana. A altimetria da prova os surpreendeu, impondo dificuldades para se alcançar bons resultados.

Adicionar legenda

                Apesar disso, os atletas de melhor desempenho alcançaram boas marcas, como pode ser conferido abaixo:



CORRIDA NOTURNA “O POPULAR” 2013
CATEG.
5 km
MARCA
10 km
MARCA
MASC.
Victor Arrais
00:16:50
Julio Cesar Ribeiro
00:33:15
Lucas K Barros
00:16:58
Cleiser A Santos
00:33:36
Uerison O Santos
00:17:27
Guilherme F Campos
00:33:52
FEM.
Suelene R Silva
00:20:48
Daiane A Barros
00:40:49
Vani Rodrigues
00:20:50
Antonia B Oliveira
00:44:54
Lana Spencieri
00:21:41
Maria Gloria Silva
00:45:07



                Mesmo assim, organizadores e apoiadores estão de parabéns, pois envidaram todos os esforços para que tudo ocorresse bem, como de fato ocorreu.
                Uma última sugestão fica por conta de incluírem dois dias (sexta/sábado) para a entrega dos kits da prova e não apenas uma parte do sábado como vem ocorrendo.
                Para finalizar, depois da CORRIDA, foi só acompanhar a sanfona e a zabumba para comemorar mais uma prova concluída com a esperada dança da quadrilha, brilhantemente apresentada pelo Grupo Balancê.


Imagem 3. Grupo Balancê em ação.

Imagem 3. Grupo Balancê em ação.

                Um grande abraço a todos e,
                Boas corridas!


* Os dias de São João (24 de junho), Santo Antônio (dia 13), São Pedro e São Paulo (dia 29), são comemorados com festas em todo o Brasil. Não faltam fogos de artifício, fogueira, balões, comidas típicas, bebidas, danças típicas e o casamento caipira, geralmente com a presença do pai da noiva e do delegado.

Fontes de Apoio:

domingo, 23 de junho de 2013

A 10a Volta do Lago CAIXA em Números



A 10ª Volta do Lago CAIXA de Brasília em Números


            A Volta do Lago é uma ultramaratona de 100 km que pode ser realizada na forma individual (60 e 100 km) e revezamento, para equipes com 02, 03, 04, 06 e 08 integrantes. 


Imagem 1. Logo da 10a Volta do Lago CAIXA.


            O percurso, dividido em 14 trechos de 3 a 11 km, passa pelas avenidas e região que circundam o Lago Paranoá de Brasília. É considerada vencedora a equipe que completar o percurso no menor tempo. As premiações são específicas para cada categoria.

            Neste ano, a prova foi realizada no dia 02 de junho. Trata-se de um evento que cresce ano após ano. Porém, os números atingidos em 2013, quando comparados a 2012 foram excelentes, tanto em novas marcas quanto em número de participantes.

            Em 2012 registrou-se 279 equipes, com aproximadamente 1.661 atletas envolvidos. Em 2013 esse número saltou para 349 equipes e 2.205 participantes. Isso aumentou a competição, sendo possível alcançar um novo recorde no percurso, que foi batido por um octeto masculino, a equipe Gran Cursos/Caixa, com a marca de 05h29min24seg.

          Três mulheres disputaram a ultramaratona de 100 km. Aumentou-se o número de ultramaratonistas masculino, consequentemente aumentando a competição e elevando a marca alcançada nesta categoria (7:31:53). 

            Se em 2012 houve mais ultras do sexo masculino fazendo 55 km, em 2013, houve maior número de trios, porém com marcas mais lentas. Da mesma forma, houve maior participação na categoria de sexteto misto aberto, também com melhores marcas. Outro recorde batido em 2013 foi na maior participação na categoria octeto misto aberto (112/142), além de maior participação na categoria octeto masculino aberto (14/30).

            Vejam na tabela abaixo maiores detalhes na comparação dos números de 2012 VS 2013: 



CATEGORIAS
2012
MARCAS
2013
MARCAS
Campeão Geral *
0
5:31:47
0
5:29:24
Ultra Fem 100 km
0
0
03
9:48:50
Ultra Masc 100 km
10
7:56:36
18
7:31:53
Ultra Fem 55 / 60 km**
04
6:34:16 (55 k)
02
6:24:52(60 k)
Ultra Masc 55 / 60 km**
26
4:07:59 (55 k)
11
4:42:07 (60 k)
Dupla Masc. Aberta
10
6:41:18
06
7:42:43
Dupla Mista Aberta
01
8:13:19
0
0
Trinca Aberta
05
7:05:51
11
7:52:26
Quarteto Fem Aberto
0
0
04
8:20:32
Quarteto Misto Aberto
15
7:08:21
09
6:19:18
Quarteto Masc. Aberto
22
6:25:15
28
6:26:53
Quarteto Econom. Fem
01
9:12:44
01
9:29:35
Quarteto Econom. Masc
02
9:01:09
02
9:07:54
Sexteto Misto Aberto
15
6:47:48
37
6:13:51
Sexteto Misto Econom.
03
7:47:53
04
7:43:39
Octeto Misto Aberto
112
6:45:49
142
6:42:11
Octeto Fem Aberta
03
9:08:39
06
8:39:39
Octeto Masc Aberta
14
6:11:27
30
6:25:33
Octeto Misto Econom.
26
8:06:20
22
7:45:12
Policial Militar
10
6:46:06
11
6:52:44
Missões Diplomáticas
0

02
9:59:45****
EQUIPES ENVOLVIDAS
279

349

ATLETAS ENVOLVIDOS
1661

2205

* Campeão Geral Octeto Masc. Aberto

** Em 2012 foi disputado 55 km. Em 2013, 60 km.

*** 16 Equipes foram Desclassificadas

**** Japão



            Este ano repetimos nossa participação na modalidade de quarteto. De forma geral, foi uma participação positiva, porém, percebemos pontos críticos que devem ser melhorados. Estes pontos serão abordados em outra publicação. 

            Se você também participou da Volta do Lago CAIXA de Brasília, compartilhe conosco a sua experiência, deixando abaixo o seu comentário!


Fontes de Apoio: