FILMES

SUGESTÕES DE FILMES



               Nesta seção, vocês encontrarão algumas sugestões de filmes, tendo como pano de fundo, a corrida. Não deixem de apreciar aos trailers. Compartilhem conosco, caso tenham outras sugestões!
Esperamos que gostem!

               Abraços e bom divertimento!
1. Maratona da Morte


Em Maratona da Morte, Babe (Dustin Hoffman) é um maratonista e estudante da Universidade de Columbia, que leva uma vida normal. O problema é que ele não sabe que seu irmão está profundamente envolvido em um misterioso grupo que se relaciona com ex-nazistas, e que acabará envolvendo ele também. Por fim, Babe conhecerá Szell (Laurence Olivier), o "anjo branco" de Auschwitz, que utiliza sua formação de dentista para machucar as pessoas. 

Lançamento: Desconhecida (2h 5min)
Dirigido por: John Schlesinger
Com: Dustin Hoffman, Laurence Olivier, Roy Scheider mais
Gênero: Suspense
Nacionalidade: EUA

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=780YRqm8OEk




2.  Marathon Boy


Marathon Boy é um documentário de Gemma Atwal. Um sucesso absoluto e filme favorito em vários festivais de cinema. Trata-se de uma experiência dolorosa em grande parte porque ele usa do humor e métodos de crime verdadeiro à lá Pulp Fiction para contar uma história sobre pobreza, política,  e a combinação tóxica entre a cultura de celebridades e o orgulho nacional na Índia moderna. O filme conta uma história já conhecida, de Budhia Singh, uma criança das favelas que se tornou uma sensação por sua capacidade de correr longas distâncias em idade muito jovem. Ele e o seu treinador-guru, Biranchi Das, tornaram-se a estrelas de novela nacional envolvendo acusações de abuso, fraude, impasses com a polícia e funcionários do governo, prisão e separação forçada. O filme abrange as histórias entrelaçadas de Budhia e do Senhor Das entre os anos de 2005 à 2010. 





3. Carruagens de Fogo



As Olimpíadas de 1924, a serem realizadas em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador pessoal. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

Lançamento: Desconhecida (2h 4min)
Dirigido por: Hugh Hudson
Com: Ben Cross, Ian Charleson, Nicholas Farrell mais
Gênero: Drama , Histórico , Esporte
Nacionalidade: Reino Unido , EUA





4. Conflitos de Sangue 


Conflitos de Sangue é um dos primeiros filmes estrelados por Brad Pitt, que mostra o conturbado relacionamento entre dois irmãos. Um acabou de sair do reformatório e outro é campeão de atletismo. Uma história rápida e emocionate onde mostra a rivalidade entre dois irmãos, um que acabou de sair do reformatório e outro que é um vencedor nas pistas de atletismo e fora da vida também sempre driblando os obstáculos. Quando Billy retorna de um reformatório é obrigado a freqüentar uma escola diferente do outro lado da cidade. Ele tenta reiniciar sua vida mas um antigo rival não deixara que as coisas sejam tão fáceis, agora ele e seu amigo Louei terão que superar as dificuldades para não saírem da linha novamente. Joe que é um grande corredor e é irmão de Billy tentara ajuda-lo a entrar para equipe de atletismo da escola.

Título original: Across the Tracks
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Sandy Tung
Ano: 1991
País de origem: EUA

 



5. Forrest Gump



Forrest Gump mostra a história americana por várias décadas, aos olhos de um rapaz com QI abaixo da média, vivido por Tom Hanks, que gosta do esporte e em um determinado período de sua vida decide cruzar o país correndo.

Título original: Forrest Gump
Duração: 141 minutos (2 horas e 21 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Robert Zemeckis
Ano: 1994
País de origem: EUA

 




6. A Longa Corrida



Em A Longa Corrida, um treinador na África do Sul acredita ter encontrado a atleta ideal para correr uma grande maratona, mas ela enfrenta problemas por estar no país ilegalmente.

Direção: Jean Stewart
Roteiro: Johann Potgieter
Gênero: Drama/Esporte
Origem: África do Sul
Duração: 112 minutos
Tipo: Longa-metragem






 7. Maratona do Amor


Maratona do Amor conta a história de um homem que se inscreve em uma maratona para provar à sua ex-noiva, a qual abandonou no altar, que ele é o homem certo para ela. Cinco anos atrás Dennis (Simon Pegg) estava no altar, prestes a se casar com Libby (Thandie Newton), mas teve medo e fugiu do compromisso. Desde então nada deu certo em sua vida. Um dia ele descobre que Libby está com Whit (Hank Azaria), um garanhão. Decidido a mostrá-la que ele é o homem certo para ela, Dennis decide se inscrever na mesma maratona em que Whit competirá. Mas logo ele descobre que participar da competição não será tão fácil assim.

Título original: Run Fatboy Run
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: David Schwimmer
Ano: 2007
País de origem: EUA / INGLATERRA
 





8. O Espírito da Maratona

O Espírito da Maratona é um documentário que faz uma imersão no mundo das provas de 42 km. O fio condutor são seis corredores que se preparam para a Maratona de Chicago, em 2005, com suas expectativas e sensações mediante o desafio.









9. O Atleta



Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na época, O Atleta é baseado na história de Abebe Bikila, primeiro atleta negro da África a conquistar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. Correndo descalço pelas ruas de Roma, um etíope desconhecido encantou o mundo ao ganhar a medalha de ouro na maratona das Olimpíadas de 1960. Quatro anos depois, ele repetiu a façanha nas Olimpíadas de Tóquio. Uma noite, voltando para casa em Addis Abeba após o treino, o destino iria colocar-lhe frente ao seu maior desafio: procurar forças, não só para correr a próxima milha, mas para reencontrar a vontade de viver.
Ficha técnica:

Título inglês: Atletu
Diretor: Rasselas Lakew
Ano de Produção: 2009
País: Etiópia
Duração: 93 min.




10. A Long Run 



Com lançamento previsto para 2013, o documentário "A Long Run" ou "Uma longa Corrida" traz o fundador da revista Runner's World, Bob Anderson (de vermelho), celebrando seus 50 anos dedicados ao mundo da corrida. Para comemorar, ele resolveu correr 50 provas com distâncias entre 5 km e 21 km em 2012. Bob Anderson começou a correr aos 17 anos de idade, em 1962. Em dezembro de 2011, ele decidiu que faria algo especial para comemorar.  Sua idéia era fazer um ritmo médio de menos de 7 minutos / milha por, pelo menos, 350 milhas. Esse objetivo nem seria tão desafiador, se ele não tivesse que  tentar manter esse ritmo semanalmente. Além do que, Bob estava, nesse período, com 64 anos de idade, o que tornou o desafio mais difícil.   


 



11. The Jericho Mile (Série de TV)





Larry Murphy foi condenado a prisão perpétua por homicídio qualificado de primeiro grau pelo assassinato de seu pai. Ele se justifica alegando ter encontrado seu pai estuprando sua irmã. Na prisão, ele é apelidado de "Split Lickety" pelos outros presos, mas continua a ser um solitário que tem apenas um único amigo: um preso negro chamado Stiles. O filme centra sua obsessão para correr ao redor do pátio da prisão. Murphy não tem idéia de quão rápido ele é até que o psicólogo da prisão (Geoffrey Lewis) o informa. Uma vez que o diretor (Billy Green Bush) descobre o quão rápido Murphy é, ele convida o treinador estadual (Jerry Beloit) que traz dois outros corredores para correr com Murphy. Murphy os vence facilmente e, logo após, aceita esse treinador como seu técnico, para prepará-lo para os futuros jogos olímpicos. Antes que isso aconteça, no entanto, uma nova pista de atletismo teria que ser construída com as especificações adequadas dentro da própria prisão. O diretor chama outros detentos como voluntários. A trama se desenvolve com brigas internas envolvendo gangs de detentos, que dificultam a construção da nova pista. Ao final da trama, o diretor nega a permissão para que Murphy dispute as olimpíadas, mas ele alcança o índice necessário.


Cena final: http://www.youtube.com/watch?v=sjkHZyGpdh8 (Ao som de Simphaty For The Devil – The Rolling Stones)
 


12. Corra Lola, Corra
 


Um filme onde nada é por acaso. Corra Lola, Corra (Lola Rennt) é um filme alemão de 1998 que conta a história de um dia na vida de Lola (Franka Potente). Não é um dia qualquer! Manni (Moritz Bleibtreu), seu namorado e coletor de uma quadrilha de contrabandistas, telefona para ela dizendo que perdeu 100.000 francos no metrô. Ele precisa reaver esse dinheiro em 20 minutos, ou terá que se ver com Ronnie, o cara que o contratou para o serviço. Assim, Lola terá que correr pelas ruas de Berlin contra o tempo para, em 20 minutos, conseguir o dinheiro. Ela encontra três finais para sua jornada. O filme possui 80 minutos. São quatro partes divididas em 20 minutos. A primeira é uma introdução ao conflito. As outras são os 20 minutos de cada uma das três corridas.  O filme é baseado em pontos de repetição, inclusive nos objetos da cor vermelha (que aparece até no cabelo da protagonista!) e que ajudam a dar o tom da história e a construir o enredo. 

Assista ao filme completo: http://www.youtube.com/watch?v=oFea6_u_Wd4   

Ficha Técnica:

Diretor: Tom Tykwer
Elenco: Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Armin Rohde, Nina Petri, Joachim Król
Produção: Stefan Arndt
Roteiro: Tom Tykwer
Fotografia: Frank Griebe
Trilha Sonora: Tom Tykwer, Reinhold Heil, Johnny Klimek
Duração: 81 min.
Ano: 1998
País: Alemanha
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida


6 comentários:

  1. Bela seleção, Nilo! Vou arrumar um tempinho para assisti-los.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvio, sem dúvida alguma, bons filmes sobre um tema que apreciamos bastante: a corida!
      Alguns títulos são bem conhecidos, outros, nem tanto.
      Espero que aprecie, entre uma corrida e outra!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
    2. Nilo; Que tal "Corra, Lola, Corra" ? http://www.youtube.com/watch?v=oFea6_u_Wd4

      Excluir
    3. Bira, excelente sugestão! Um filme eletrizante e que acabei me esquecendo. Vou inserí-lo na lista!
      Se tiver outras sugestões, elas serão muito bem vindas!
      Ah, obrigado também pelo envio do link do filme completo.
      Um grande abraço e boas corridas para você!
      Nilo

      Excluir
  2. Tem também o O Atleta (“Atletu”, 2009) NETFLIX

    Dificil tá é encontrar esses filmes para assistir...

    ResponderExcluir
  3. não acredito que amo corrida e nunca os via antes meu deus , obrigada pelas recomendações ....
    BY : lais

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.