sábado, 20 de outubro de 2012

Circuito Nacional de Corrida dos Carteiros – Goiânia - 2012


 
"No matter how old I get, the race remains one of life's most rewarding experiences."
George Sheehan
               
                  O Circuito Nacional de Corrida do Carteiro é realizado nas principais capitais do país desde 1995, mobilizando atletas do Brasil e do exterior. O evento tem como objetivo integrar e incentivar a prática do esporte entre os funcionários e seus familiares, a comunidade e os atletas.



Imagem 1. Idade não é desculpa...


                        Apesar do circuito não ter fins lucrativos, se premia muito bem os melhores colocados. Esta premiação varia de vinte mil reais, em algumas provas do circuito, até setenta mil reais distribuídos na última prova do circuito, realizada em Brasília, no final do ano.

                A farta premiação é o principal fator que atrai a atenção de atletas de alta perfomance. Diferentemente da comunidade, estes não se inscrevem somente para superarem um desafio pessoal ou de melhorar a sua qualidade de vida. Eles desejam alcançar parte dos prêmios distribuídos nas diferentes categorias.
                Além da categoria geral, há uma categoria especial somente para os funcionários dos Correios. Há outras envolvendo 12 faixas etárias masculinas adultas, 10 femininas, além dos portadores de necessidades especiais, como os deficientes visuais e os deficientes físicos andantes do membro inferior (DMAI) e também do membro superior (DMS). Não é à toa que nas corridas deste circuito são muito competitivas. Em Goiânia não foi diferente.


Imagem 2. Ao lado dos companheiro(a)s Antônia, Ricardo e Fernando.


                Há alguns anos, mais exatamente em 2008, a etapa de Goiânia do Circuito de Corrida dos Carteiros não teve um desfecho positivo. Talvez os corredores mais novos nem tenham tomado conhecimento do fato por terem se iniciado no mundo da corrida somente agora. Entretanto, os mais experientes certamente não conseguem esquecer do que aconteceu no dia 30.11.2008.
                Trata-se da morte do atleta queniano Barnabas Kipkoech (28 anos). Ele participava do circuito naquele ano. O atleta era um dos favoritos, pois já havia alcançado marcas de 30min25seg em provas de 10 km. Lamentavelmente ele faleceu em plena prova após ter sofrido pelo menos 08 paradas respiratórias. Apesar de ter sido socorrido pelos médicos que acompanhavam o evento, ele não resistiu. Alguns corredores que participaram da prova relatam terem visto o corpo dele estirado ao longo do percurso.
                Infelizmente, eventos dessa natureza sempre podem ocorrer em diferentes locais do mundo e em provas de quaisquer distâncias. Que esse episódio sirva de alerta para todos os corredores estarem cientes de suas limitações. Para isso é necessário realizar acompanhamento médico periodicamente. Também, que sirva de alerta para os organizadores que cuidam dos aspectos de segurança e de assistência médica nas corridas para que estejam sempre atentos.
                Histórias à parte, a Corrida dos Carteiros de Goiânia desse ano era para ter sido realizada entre os meses de julho e setembro, mas foi adiada para o dia 12 de outubro. Diferentemente de 99% das provas realizadas no Brasil, normalmente nas manhãs de domingo, esta se deu em plena sexta-feira, um feriado em que se comemora o dia da “Padroeira do Brasil” e, também, o “Dia das Crianças”. Correr também é divertir.
                Apesar do dia “santo”, esta prova, que pertence a um calendário muito aguardado pelo país, também foi mais uma que deixou a desejar em muitos aspectos. O principal deles foi o baixo comprometimento da organização, realizada por uma empresa de fora de Goiânia, para com a divulgação e a segurança dos atletas durante o percurso. Outro ponto que atrapalhou bastante foi o adiamento da prova, realizando-a em um dia atípico para as corridas de rua. Também houve pontos positivos, que merecem ser destacados:


PRÓS
CONTRAS
Inscrição acessível (R$30,00)
Falta de divulgação
Percurso bem aferido
Camiseta de baixa qualidade no kit
Presença de atletas competitivos
Atraso (40 min) para iniciar a prova
Boa premiação geral e com faixas etárias a cada 4 anos.
Segurança dos atletas no percurso
Tabela 1. Prós e Contras da Corrida dos Carteiros – Etapa Goiânia 2012


                Apesar da taxa de inscrição ser bem acessível, a falta de divulgação foi um dos aspectos que comprometeu que os Correios alcançassem um dos objetivos do circuito para a cidade de Goiânia, que é integrar e incentivar a prática do esporte na comunidade. O público presente poderia ter sido bem maior.
                A divulgação ficou restrita ao site oficial da prova, que no dia seguinte à realização da mesma, deixou de estar disponível aos “internautas”. Corredores relataram que ficaram sabendo da corrida na chamada “boca miúda” ou pelo “boca-a-boca”. O reflexo disso foi, conseqüentemente, um baixo número de participantes. Comparado à 2011, a queda se deu principalmente na categoria masculina dos 5 km, conforme destacado na Tabela 2.
               


2011
2012

MASC.
FEM.
TOTAL

MASC.
FEM.
TOTAL
10 km
214
58
272
10 km
196
53
249
5 km
130
59
189
5 km
31
57
88
TOTAL
344
117
461
TOTAL
227
110
337
Tabela 2. Número de participantes 2011 vs 2012



DIST.
MASCULINO
TEMPO
FEMININO
TEMPO
10 km
Domingos Nonato Silva
30:12
Vanda Carneiro Chagas
36:20
Paulo Sergio R Carvalho
30:15
Odineide Felix Amorin
36:32
David Andrade Mesquita
30:44
Marizete Paula Rezende
36:41
5 km
Rubens Garbis Costa
17:53
Lana Spencieri
23:25
Julio Cesar C Ribeiro
18:29
Rosemeire Oliveira Sousa
24:22
Victor Arraes e Sousa
18:30
Rosane Araujo Oliveira
25:14
Tabela 3. Resultado – Circuito Nacional de Corrida dos Carteiros 2011



DIST.
MASCULINO
TEMPO
FEMININO
TEMPO
10 km
Raimundo Nonato Aguiar
30:32
Sueli Pereira da Silva
36:20
David Andrade Mesquita
30:36
Rosilene Alves Oliveira
36:41
Noel dos Reis Alves
30:47
Vanda Carneiro Chagas
37:38
5 km
Guilherme F Campos
14:53
Vani Rodrigues Santos
20:19
Anderson Gonçalves Silva
15:12
Valeria Campos N Najar
23:50
Fabio Paulo de Oliveira
15:44
Rucelly Rabelo
25:02
Tabela 4. Resultado – Circuito Nacional de Corrida dos Carteiros 2012




                Em anos anteriores, nas provas deste circuito, era comum ver a participação de vários grupos de corrida, academias e assessorias esportivas e, é claro, um número maior de corredores, especialmente os iniciantes que costuma estrear nos 5 km. Neste ano não houve a participação de corredores destes grupos, o que deixou a prova mais “desanimada”. O adiamento também pode ter contribuído para o esvaziamento da prova, pois parte dos atletas inscritos podem ter desistido de participar em função do feriado prolongado.


Imagem 4. Foto da edição de 2012: Concentração dos atletas.

Imagem 5. Foto da edição de 2011: Tendas das academias e assessorias de corrida.

Imagem 6. Foto da edição de 2011: Concentração dos atletas



                Por ser um Circuito Nacional, haviam muitos corredores competitivos, vindos de vários lugares do Brasil, o que fez desta edição tão rápida quanto foi em 2011 na distância dos dez quilômetros. Entretanto, em 2012, a disputa dos cinco quilômetros foi muito mais competitiva, conforme pode ser observado nas Tabelas 3 e 4.
                Se registraram nessa edição, vários atletas de Brasília, de Anápolis e de outras cidades do interior do Estado de Goiás. Uma das participantes de destaque foi a atleta Jataiense Sueli Pereira da Silva (36min20seg), uma das quatro representantes brasileiras durante o Mundial de Meia-Maratona realizada na Bulgária neste ano.
                A largada estava programada para as 07h30min. Um excelente horário para uma corrida de 10 km. Com essa previsão de largada, vários atletas chegaram bem cedo na área de concentração para retirar os seus chips de cronometragem e, também, realizar o aquecimento necessário. À medida que os minutos passavam, tudo indicava que a largada seria bem mais tarde. Alguns atletas receberam da organização essa comunicação, mas, a maioria não.
                Por volta das 07h15min a área de concentração ainda estava vazia e totalmente silenciosa. Enquanto isso, os atletas que já estavam presentes continuavam a se aquecer. O vazio era porque havia pouca gente mesmo. O silêncio era em função do gerador de energia não ter chegado ao local até aquele momento. À medida que o equipamento de som era instalado, os atletas continuavam se aquecendo e, assim o fizeram, por quase uma hora. Com muito atraso, a organização ainda conseguiu realizar uma rápida sessão de alongamento com a comunidade e corredores presentes.


Imagem 7. Edição de 2012. Área de concentração dos atletas.

Imagem 8. Edição de 2012 - Sessão de alongamento

                O atraso total foi de 40 minutos para a largada. Por sorte, o clima ajudou e os efeitos dos raios solares só ficaram ameaçadores bem mais tarde. Atraso na agenda de qualquer programação não é algo positivo. Porém, para os corredores, há uma grande diferença entre aguardar por uma largada atrasada, esperando dentro do funil e o atraso “informado/consentido”, onde o atleta continua se movimentando como forma de manter o aquecimento. Este, sem dúvida, é mais respeitoso.


Imagem 9. Edição de 2012 - Funil de largada.

                Apesar do apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a segurança dos atletas durante a corrida deixou a desejar em alguns pontos importantes do percurso, como os quase quatro quilômetros percorridos sobre a Marginal Botafogo, uma via rápida por onde os carros podem rodar em alta velocidade.
                Na Marginal Botafogo, não havia staffs suficientes, e nenhum cone para separar o trânsito dos atletas, como é comum na maioria das corridas e, também, como ocorreu no ano passado nesse mesmo circuito. Como não há acostamentos bem delineados, correr por lá é uma “aventura perigosa”. Lembro-me de um carro ter passado muito próximo de mim. Ao mesmo tempo, vi muitos carros passarem apressados muito próximos aos atletas. Por sorte, não aconteceu nada de grave.


Imagem 10. Edição de 2011 - Marginal Botafogo: Cones fazem a segurança dos atletas, o que não aconteceu em 2012.

                Em outras partes do percurso, como as avenidas Goiás, a 88 e a 84, apesar de não haver cones de segurança, foram colocados policiais nos principais cruzamentos. Vale registrar que o percurso foi muito bem aferido. Além disso, os participantes contaram com um excelente serviço de hidratação.


Imagem 11. Edição de 2011 - Avenida 84 - Cones e Policiais fazem a segurança dos atletas

                Participar desta prova foi uma grande experiência, em função da presença de vários atletas de alto desempenho, o que deixou a prova mais competitiva. Apesar da dificuldade altimétrica do percurso, se alcançou excelentes tempos nas duas distâncias. O nível de dedicação pôde ser percebido com vários corredores se desmontando após passarem pela linha de chegada. Abaixo encontra-se um vídeo com a chegada dos atletas de 5 e 10 km dentro do tempo de 38 a 40 minutos de prova:



Vídeo 1. Chegada dos atletas com 38 a 40 minutos de prova


 
                Particularmente, participei de uma de minhas melhores corridas. Pude correr e finalizar a prova ao lado de um grande companheiro e incentivador. Alternamos posições em vários momentos. Ora “puxei” o ritmo, ora fui “puxado” por ele. Já participei de várias provas, mas, sem dúvida alguma, essa foi enriquecedora, me levando a acreditar cada vez mais a corrida exerce sobre nós um poderoso efeito, muito maior do que o simples ganho físico. Há de fato um grande senso de companheirismo, mesmo durante uma competição.


Imagem 12. Ao lado dos companheiro(a)s de corrida.


Imagem 13. Ao lado co companheiro Paulinho

Imagem 14. Angariando um pouco de conhecimento. Ao lado do companheiro Fávaro.

                Os corredores que relutam em participar de competições perdem uma grande oportunidade de aprendizado. Acredito que seja isso que George Sheehan quis dizer ao falar: “Não importa quão velho eu fique, a competição ainda será uma das experiências mais enriquecedoras da vida.

Um grande abraço a todos e Boas corridas!


Fonte de apoio:












5 comentários:

  1. Caro companheiro de corrida, sabe quando será a corrida do carteiro em 2013?
    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruy, desculpe-me a demora para respondê-lo.
      Parece não haver uma data definida para realizar o Cicuito de Corrida do Carteiro. Pelo que fiquei sabendo "Os Correios" estão com um objetivo bem desafiador para o circuito.
      Eles querem fazer poucas corridas, porém, as que forem realizadas serão de extrema qualidade. Será algo parecido com o Circuito de Corridas Caixa.
      Há alguns projetos em fase de licitação.
      Também estamos aguardando novidades.
      Qualquer novidade, vamos colocar no blog.
      Um grande abraço e boas corridas!
      Nilo

      Excluir
  2. bom dia , quero saber se ja tem alguma previsao para a corrida do carteiro 2013, ou se nao vai ter a prova este ano.

    ResponderExcluir
  3. Galera, acredito que para o ano de 2013 não vai dar. Há uma expectativa para dia 26 de janeiro 2014 em Goiânia.
    Infelizmente no mesmo dia da Corrida de Reis no DF.
    Ruy Ney

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.