domingo, 4 de agosto de 2013

Um Longão em cada Estado!

Você é nosso Convidado!


Dia: 24.08.2013
Hora: 08 h
Local: Parque Areião em Goiânia-GO
Compareça e Compartilhe!!!
 
Sensações de um Longão:

Nas entranhas da cidade onde as cores não cintilam,

Um corredor suburbano se espalha, feito onda,

para muito além do asfalto onde pisa.

Olhos atentos para se desviar de qualquer obstáculo,

Mente vaga, embebida de otimismo e gratidão

e uma vontade de eternizar aquele momento!...

Sensações de um Longão. (Ubiracy Rezende)

 

               
 
 
                 Se ao correr pelo subúrbio é possível se sentir feliz, imagine percorrer todo o país! Foi com esse pensamento, “o de ser uma onda que se espalha além das fronteiras”, que o atleta e poeta carioca Ubiracy Rezende, o Bira, teve a ideia de fazer um longão em cada Estado.

                Ele não chegou a fazer um projeto audacioso. Tudo vem sendo conseguido de maneira bem simples, como a própria corrida: ele entra em contato com os amigos corredores do Facebook e tenta se encaixar em alguns longões pelo Brasil a fora.

                Nesta manhã de 24 de agosto de 2013, um sábado, Bira estará em Goiânia. Desde já, convidamos todos vocês a participarem desta atividade, que será uma excelente oportunidade para rever os companheiros, correr e trocar experiências com o atleta carioca.

                O ponto de encontro ficou definido no Parque Areião para as 08 horas da manhã, próximo ao quiosque do “Paulinho da Água de Coco”. A ideia é fazer uma rodagem de 15 a 18 quilômetros na área do parque, incluindo também a Alameda Ricardo Paranhos. Independente de sua experiência ou de seu ritmo de corrida compareça! Venha correr conosco a quilometragem que estiver disposto (a) a correr.

                Correr é mesmo uma atividade simples. Na bagagem, além de muita disposição e boa vontade, Bira traz apenas seus acessórios de corrida. Em cada passagem pelos lugares visitados, ele registra e leva consigo aspectos e curiosidades da cidade escolhida, sobre o treino e os seus participantes.

                Conheça neste rápido bate-papo, um pouco mais o perfil do “Poeta Corredor”:

 Além dos ganhos físicos e psicológicos, por que você corre?

Não bastassem esses ganhos, a gente ganha amigos... Indiscriminadamente, amigos de todas as idades e origens... Amigos que não teríamos acesso fora da corrida. Aprendemos muito com a história de cada um.

Há quanto tempo você fez da corrida uma rotina em sua vida?

Tenho 54 anos... Minha corrida teve dois períodos: entre 20 e 25 anos de idade eu corri estimulado pela coluna de José Inacio Werneck, no caderno de esportes do Jornal do Brasil, que eu lia com frequência...

Werneck escrevia sobre maratonas... Então fui correr as maratonas do Rio 84, sem nenhum preparo... voltei em 85 e fui na de SP, em 86.


Durante esse tempo, houve alguma lesão mais séria que o impediu de correr por algum tempo?

Como corria sem nenhum preparo, tive problemas de joelho, além de cálculos renais. As crises renais foram me desanimando, até que parei por completo.Voltei somente aos 48 anos de idade e continuo até hoje.

Neste momento estou lesionado... Fascite plantar... e não corro desde a maratona do Rio... Ano passado e esse estão sendo muito difíceis para mim pelas lesões.

 
O número de adeptos à corrida aumenta em todo o país e, com isso, o número de provas. Como você percebe essa evolução, tendo em vista a sua realidade?

Quanto mais pessoas e provas, melhor... Mais gente saudável... Eu não me preocupo muito com o elevado preço das corridas, como muitos colegas blogueiros, porque depois de um tempo os corredores tendem a dar mais valor aos treinões do que corridas oficiais... Daí a ideia UM LONGÃO EM CADA ESTADO.


Atualmente qual a sua distancia preferida para correr?

Predileta sempre será a Maratona, mas é preciso estar com tudo encima para corrê-la... A meia maratona é melhor de correr... Mas não há desafio.

 
Qual sua prova inesquecível?

 A prova inesquecível foi a minha primeira maratona 84, que completei com 5:28h... Nunca esquecerei do Bolero de Ravel tocado na largada ou da minha chegada, no Leme... "A primeira maratona a gente nunca esquece!" - parodiando o clássico anuncio da Valisere.

               Conheça mais o trabalho de Bira visitando o seu blog:



 

4 comentários:

  1. Excelente iniciativa!

    Contem com a minha presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvio, bom dia!
      Muito legal mesmo esta iniciativa do Bira!
      Imagine só: correr por todo o país, registrando histórias e levando recordações? É um grande desafio, mas possível!
      Estamos feliz por fazer parte disso tudo!
      Estaremos aguardando a sua presença por lá!
      Abraços!
      Nilo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Seja muito bem vindo!
      Abraços e até lá!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.