sexta-feira, 16 de setembro de 2011

10 Milhas Brasil - Etapa Brasília


Os Desafios de uma Prova de Revezamento


                A corrida tem mesmo lá os seus desafios e mistérios. Um deles está relacionado ao impacto do formato do percurso sobre o corredor, o que pode exercer certa pressão e, criar ou não, o estímulo necessário para a continuidade do exercício ou treinamento.
                Em revistas especializadas no assunto, já acompanhei relatos de atletas que conseguem passar horas e horas correndo em volta de uma pista de atletismo, ao redor de um parque ou de uma praça, ou, até mesmo, passar horas sobre a esteira de uma academia.
                É com esta introdução que gostaríamos de iniciar o nosso relato de participação de uma Prova que vem sendo realizada nas principais capitais do Brasil. Trata-se do Desafio 10 Milhas Brasil 2011. Fomos conferir e participar da etapa de Brasília, no dia 11 de setembro de 2011, para muitos, também uma data inesquecível, que nos lembra que a mesma mudou o rumo do mundo que conhecemos hoje.
                Para os praticantes de atividades esportivas, o Plano Piloto de Brasília é muito interessante, pois se coloca à disposição dos atletas, vários parques com toda estrutura adequada para atender as diversas necessidades. Assim, além das provas de corrida de rua, que ocorrem semanalmente na Capital Federal, é digno de citar ainda, que uma grande extensão do Eixo Rodoviário (Norte e Sul) ou simplesmente Eixão, como também é conhecido, fica fechado aos domingos para que atletas com suas famílias possam realizar os seus treinamentos e suas atividades esportivas.
                A prova 10 Milhas de Brasília foi disputada na categoria INDIVIDUAL MASCULINA e FEMININA, onde cada atleta corria 10 Milhas ou 16,09 Km;  na categoria DUPLAS MASCULINA, FEMININA E MISTA, onde cada atleta da dupla percorria 5 Milhas ou 8,045 Km totalizando 10 Milhas ou 16,09 Km .
                Acredita-se que uma medida maior que o quilômetro, como a milha, torna o desafio mais estimulante, pois, pode dar ao atleta a idéia de que o desafio está mais perto do fim, isto é, psicologicamente, somos conduzidos por uma referência de menor valor, o que dá a percepção de que correremos menos.
                Participei desta prova e arrisquei a me inscrever na modalidade individual. Para quem conhece Brasília, a prova foi realizada em no Eixo Rodoviário Sul (Eixão) em um dia muito quente e seco. Curiosamente, neste dia registrou-se a temperatura mais quente do ano na Capital Federal (33ºC) e, a umidade relativa do ar, girava em torno de 13%.
                Para agravar o quadro ainda mais, o evento coincidiu com uma série de queimadas (que pode ser observada na fumaça das fotos postadas) em alguns parques florestais próximos à cidade (típicas na região de cerrado nesta época do ano), como o que acontecia paralelamente à competição, no Parque Nacional de Brasília.

A Organização da Prova


                Conforme já era esperado, a exemplo do que ocorre com as provas do Circuito das Estações Adidas, Fila Night Run e Braskem Eco Run, a organização das 10 Milhas Brasil – Etapa de Brasília, foi impecável em todos os aspectos, isto é, desde a retirada do kit com o número de peito, realizado no sábado, até a entrega do chip de cronometragem no Domingo, serviços de guarda-volumes e entrega de kits pós-prova, como medalha e lanches (frutas em abundância).
                Além da excelente organização, na arena do evento estava também um stand muito animado da Puma com destaques para seus tênis de perfomance e também outros acessórios. Dentre as atividades no stand, que mesclaram atrações e serviços para alta performance, havia o desafio Fass Puma, para atletas que, naquela manhã, fizessem em menor tempo os 100mts rasos de corrida que fizeram a fama do grande corredor e recordista jamaicano Usain Bolt.
                Segundo o site da Revista O2, para esta prova haviam aproximadamente 3.500 corredores inscritos. Não houve atrasos. Em corridas deste padrão, uma idéia simples e muito prática é colocada em prática a cada prova. Trata-se da largada por baias de ritmo que, permite que tanto corredores iniciantes quanto os veteranos possam correr sem empurrões ou muitas ultrapassagens. Assim, procura evitar-se  acidentes e atropelos, separando os corredores de acordo com o seu ritmo.

Arena de Largada - Grande número de participantes
Foto: Fernanda Elisa

Correr Individualmente uma Prova de Revezamento.


                Apesar da corrida ter como atrativo a proposta de ter uma medida feita em milhas, durante o percurso as placas de orientação foram impressas em quilômetros. Assim, o efeito psicológico estimulante de participar de uma prova com a percepção de estar correndo menos, devido a uma marcação em milhas, acabou não ocorrendo, pelo menos comigo. Isso foi notório.
                Conforme destacado, tratou-se, na verdade, de uma corrida de revezamento. Participar de uma corrida desta natureza impõe vários desafios aos atletas, especialmente para quem optou correr na modalidade individual.
                Por exemplo, apesar de haver corredores dispostos a passar horas e horas realizando várias voltas sobre um percurso oval, ou até mesmo sobre uma esteira, na prática, já ouvi histórias de vários corredores que não gostam de ficar correndo em círculos, isto é, ter que correr 5 ou 10 km, tendo que completar  várias voltas sobre um mesmo percurso.
                A justificativa encontra-se no fato de que para estes atletas, a corrida ficaria psicologicamente muito entediante. Assim, para superar este tédio, seria preferível diversificar o percurso e, conseqüentemente os cenários, não importando a quilometragem alvo que desejam atingir. Corredores com este perfil encontram dificuldade para completar uma prova tendo que repetir o mesmo percurso mais de uma vez. Muitos atletas deixam de participar de provas com estas características. Não é culpa deles, pois na corrida, além do desgaste físico, ocorre também um desgaste mental comum em percursos longos, mas, que, também pode ser observado em percursos repetitivos.
                Como esta prova também era de revezamento, o circuito foi montado sobre o Eixão, na altura das Quadras EQS 110/111 ou SQS 210/211 de forma que lembra um circuito oval, dividido em dois trechos de aproximadamente 8 km, com a arena de chegada e largada localizada no centro do mesmo.
                Essa característica, do ponto de vista psicológico, acaba desgastando o atleta, especialmente aqueles que se aventuram na carreira solo, como eu. Sobre alguns, o desgaste pode ser maior. Sobre outros, menos.
                Ao correr individualmente, lembro-me de ter passado pela arena no ponto central, em torno de quatro a cinco vezes. Além do mais, logo após a realização do revezamento, você preocupa-se com o fato de que os atletas recém introduzidos na prova conseguem ultrapassá-lo com um ritmo mais forte, o que também, pode abalá-lo. Portanto, a opção de correr individualmente uma corrida de revezamento, exige uma boa dose de concentração e condicionamento.


Passagens pela Arena
Fotos: Fernanda Elisa

Experiência da Prova


                O Eixão tem uma característica natural e muito interessante, o que o torna muito agradável, principalmente no início da manhã. Conforme destacado anteriormente, aos domingos é um local perfeito para o running ou caminhada matinal. Por ser muito amplo, ameniza-se o ruído dos veículos e, por ser bem arborizado, é possível ouvir freqüentemente o canto dos pássaros, como os bem-te-vis, sabiás e periquitos. Estas características conseguem tornar a prova muito mais agradável. Dessa forma, durante a corrida, além do barulho imprimido pelo ritmo das passadas dos atletas, foi possível também ouvir o canto destes pássaros, que só eram interrompidos pelas sirenes do grupamento da Brigada de Incêndio dos Bombeiros em suas incursões para acudir as queimadas em alguns parques florestais próximos à cidade.
                Consegui largar junto ao pelotão de elite, por ter alcançado em provas anteriores um ritmo abaixo de 4min30seg/km. Em função do forte calor e da baixa umidade relativa do ar, procurei realizar a corrida dentro de um ritmo confortável, aproveitando para me hidratar em todos os postos de hidratação colocados a disposição.

 Arena de largada/chegada
Fotos: Fernanda Elisa
                Muitas pessoas possuem a percepção de que as provas em Brasília ocorrem em percursos planos, o que não é verdade. Já tive oportunidade de correr várias vezes na Capital Federal, em percursos de 5, 10 e até 21 km, tanto na Esplanada dos Ministérios, que consegue equilibrar a altimetria entre a descida e subidas, quanto no próprio Eixão, que induz a acreditar que o percurso é plano. Ele até pode parecer plano, mas não o é, enganando muita gente!
                Senti-me como se estivesse correndo sobre um percurso no formato de uma pista de skate, sem uma inclinação muito acentuada. A percepção foi a de que a arena de largada/chegada se posicionou na parte plana da pista. Assim, ora estávamos subindo, ora descendo. Confirmei esta informação quando baixei os dados do GPS, informados abaixo. Como se pode observar houve uma forte exigência das panturrilhas, pois o volume de subida foi muito maior.
Distância no plano: 3,06 km 
Distância subindo: 8,22 km 
Distância descendo: 4,68 km 

Abaixo, detalhes adicionais de meu tempo e ritmo nesta corrida:
Tempo:
01:07:09
Tempo Movimt.:
01:06:19
Elapsed Time:
01:07:09


Ritmo médio:
04:12 min/km
Avg Moving Pace:
04:09 min/km
Melhor ritmo:
02:57 min/km
Chegada - Finalizando a corrida
Foto: Fernanda Elisa
                Apesar da excelente organização, acredito que o fato de se utilizar como marcadores de quilometragem para a prova as milhas e não os quilômetros como foram utilizados, fosse mais interessante. Ao fazer desta forma, não houve a introdução de um elemento diferente das nossas corridas tradicionais, com condições de atuar positivamente no “motivacional e psicológico” dos atletas, conforme se acredita.
                Outro ponto a ser destacado é a questão dos congestionamentos de atletas no meio do percurso. A prova envolveu aproximadamente 3500 corredores sobre esse circuito quase oval e, mesmo sendo realizado em uma ampla avenida, como o Eixo Rodoviário Sul, foi inevitável haver os congestionamentos, especialmente nos postos de hidratação.
                 Outro fato comum, em provas desse tipo é que nos postos de hidratação, o elevado volume de copos descartáveis que são jogados sobre o percurso, atrapalha a corrida. Isso me chamou bastante a atenção, pois vários atletas, muitas vezes, precisavam diminuir o seu ritmo para pular ou se desviarem dos copos vazios jogados pelo chão. Entretanto, isso também não é culpa da organização e, muitas vezes, envolve mesmo é uma questão de Educação no Esporte!
                Os atletas que participam destas corridas, geralmente correm em busca de melhores tempos ou, de, simplesmente, participar e finalizar a prova. Como o segundo caso é maioria, acaba-se prejudicando os primeiros, também em função do congestionamento gerado por aqueles atletas que correm em um ritmo mais lento. Apesar de todos os inscritos terem o direito de participar, aqui cabe também uma questão de Educação na prática deste esporte! Acredito que à medida que o esporte se torna uma prática popular, essas questões vão sendo minimizadas.
                Para quem nunca participou de uma corrida de rua no Distrito Federal, vale a pena participar. Caso desejem obter maiores informações sobre as datas das corridas, visitem os sites abaixo:
Corredores de Rua do DF: http://www.cordf.com.br/
               
                Para quem gostaria de ver um flash sobre a cobertura desta prova, também vale a pena visitar o vídeo hospedado no seguinte endereço:
A Corrida e seus valores
Foto: Fernanda Elisa
Referencia:


2 comentários:

  1. Parabéns Nilo! Excelente prova com excelente tempo.

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  2. Rene, muito obrigado!
    As provas em Brasília são muito bem organizadas e envolve a participação de vários corredores. O dia muito quente e seco prejudicou um pouco mas, valeu muito a pena!
    Fica aí, quem sabe, o convite para fazermos a "Volta ao Lago" em dupla para o ano de 2012!
    Um forte abraço!
    Nilo

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