Uma nova Prova de Fogo
A Corrida do Fogo de Trindade já está na sua 11ª edição o que demonstra que, apesar de todas as dificuldades para realizá-la, a mesma veio para ficar. A prova realizada no dia 21.01.2012, com percursos de 4 e 8 km, praticamente inaugurou o calendário goiano de corrida de rua de 2012. Portanto, uma excelente oportunidade para os atletas que estavam de férias retornarem aos seus treinos, participando de uma prova inteiramente gratuita e ainda cronometrada.
A Corrida do Fogo de Trindade é uma prova solidária e voluntária que envolve diversos membros da comunidade local, especialmente do Bairro Dona Iris desse município. A corrida, organizada pelo jovem corredor Wellinton Rosa, ainda conta com o suporte da Sistime que atua voluntariamente realizando as inscrições online, fornecendo os chips e todos os equipamentos necessários para a cronometragem.
Novamente, o aspecto que mais chama a atenção: o envolvimento das crianças do bairro. Antes da largada principal realiza-se uma corrida somente para elas. Ocorre a participação de vários corredores mirins locais, sendo esta uma excelente iniciativa na introdução e no estímulo à prática esportiva destes jovens.
O percurso de 8 km gerou certa preocupação para os corredores, pois não estava muito bem balizado, o que pode ter influenciado no desempenho de alguns atletas que se perderam. Nesta 11ª edição o percurso foi diferente do ano passado. Corredores que já participaram das edições anteriores o acharam um pouco mais “fácil”. O Bairro Dona Iris é conhecido pelas suas ladeiras. Assim, posso dizer que o percurso foi muito técnico, e exigiu um bom preparo, pois em sua primeira metade tivemos que superar as longas ladeiras do bairro que só foram suavizadas no quilômetro final.
A corrida reconheceu os vencedores distribuindo troféus do primeiro ao terceiro colocado geral (masculino e feminino nos 8 km), premiando ainda as faixas etárias tanto no masculino quanto no feminino, em três categorias: a) corredores residentes na cidade de Trindade, b) corredores convidados e, c) portadores de necessidades especiais.
Mais uma vez, depois de um período ausente das ruas, em função das férias, foi uma grande oportunidade para correr e também rever os companheiros de corrida. Desta vez, vários deles subiram ao pódio.
Foto 1: Laércio, João Honório, Fernanda e Nilo. |
Foto 2. Pódio da colega Fernanda da Equipe Renault |
Foto 3. Pódio do Companheiro Donizette, residente em Trindade-GO |
Nesta edição, tive a oportunidade de me classificar em terceiro lugar em minha faixa etária e pude subir novamente naquele pódio improvisado com caixas de cerveja do “Bar do Negão”, como é conhecido e carinhosamente chamado pelos moradores da região.
Foto 4. Meu pódio na companhia do Companheiro Laércio |
Apesar de todo o improviso, o que não falta é muita animação e boa vontade dos organizadores, dos moradores do local e dos participantes! Eventos dessa natureza despertam o lado de nossa responsabilidade social.
Parabéns a todos os nossos companheiros!
Foto 5. Chegada do Companheiro Wellinton |
Foto 6. Simplicidade - Corredores analisam listagem de classificação |
Foto 7. Equipe Sistime - Serviço e apoio voluntário! |
Muito legal! Boa corrida em boa companhia. Considero esse tipo de corrida muito importante para o futuro da "Corrida de Rua". É daí que saem os corredores do futuro, muitas crianças seguem os exemplos de atletas mais velhos e é na corrida de bairro que nasce o interesse por esta atividade. Parabéns aos participantes.
ResponderExcluirValeu Rene, faltou você lá! Um grande abraço!
ExcluirÉ muito interessante estas provas nas cidades do interior, pois mostra que esta modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa.
ResponderExcluirMesmo com dificuldades encontradas a prova foi realizada com sucesso. Vale ressaltar a participação das crianças em eventos como este, para incentivar cada vez mais a pratica esportiva.
Renata, sem dúvida alguma a corrida é uma das modalidades esportiva mais simples e mais completa de todas, podendo ser praticada por quase todas as pessoas. O clima em uma corrida do interior é completamente diferente de uma grande corrida. Você praticamente consegue conversar com todos os participantes. Valeu muito a pena ter participado dessa. Dar bons exemplos às crianças também foi fundamental. Um grande abraço e muito obrigado pelo feedback.
Excluir