quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

4ª Meia Maratona CAIXA das Pontes



4ª Meia Maratona CAIXA das Pontes


Mais importante do que o destino é a viagem.


ABSTRACT: The Meia-Maratona CAIXA das Pontes de Brasília (Bridges Half Marathon Brasilia) gathers various attributes to become one of the races "must see" of the Midwest. It is beautiful and very well organized, despite not having the beautiful scenery of the Half Marathons in Rio de Janeiro or the Iguazu Falls. Running safely through the 21 km noblest areas of the Federal Capital, and taking as inspiration the Lake Paranoá is indeed something very exciting.



            A Meia Maratona CAIXA das Pontes de Brasília ou, simplesmente, “Meia das Pontes”, como é conhecida, já está em sua quarta edição. Nesse ano, o evento será realizado no próximo dia 24 de fevereiro e contará com a participação conjunta da MKS Esportes (agência de marketing) e da Latin Sports, empresa especializada em atividades de endurance. Ambas com muita experiência na condução de eventos esportivos.

            A prova reúne vários atributos para se tornar uma das “imperdíveis” do Centro-Oeste. Apesar de não possuir a beleza cênica da Meia do Rio de Janeiro ou das Cataratas do Iguaçu, é bonita e muito bem organizada. Percorrer com segurança os 21 km por entre as áreas mais nobres da Capital Federal e, tendo ainda como pano de fundo, o Lago Paranoá é, de fato, algo bem estimulante.


Imagem 1. Percurso

            Trata-se de uma “meia-maratona pura”, disputada exclusivamente na distância de 21 km, sendo uma única volta, com o início e fim, em um dos mais belos cartões postais de Brasília - Pontão do Lago Sul. O percurso é atraente: inicia pela Ponte Costa e Silva e segue margeando o Lago Paranoá até a Ponte JK, após o que, retorna ao Pontão, pelo Lago Sul. 


Imagem 2. Passagem pela Ponte JK


            É fácil querer comparar esta prova com a Asics Golden Four de Brasília. Vale alertar que a “Meia das Pontes” não permite a mesma rapidez e, portanto, não é propícia a quebra de recordes. Além disso, a Golden Four oferece diversos estímulos aos corredores, como bons prêmios, em diferentes categorias, o que atrai atletas de elite e amadores de todo o país.
            Não espere por uma corrida fácil, pois o percurso é muito exigente, especialmente pela seqüência de ondulações, ora curtas, ora prolongadas o bastante para uma drástica redução no ritmo. Nesse aspecto, a “Meia das Pontes” deixa a desejar.

Imagem 3. Perfil Altimétrico

            Além das medalhas de participação, que todos os concluintes terão direito, não há uma premiação em dinheiro, mas somente troféus para os 10 primeiros colocados na categoria geral masculina e feminina. Também não há premiação por faixas etárias. No ano passado a MKS reconheceu os atletas TOP 100. Espera-se que isso se repita nesta edição.

            Diferentemente do ano passado, em 2013 a prova será realizada fora do horário de verão. Com largada prevista para às 07h30min, o evento oferece uma excelente estrutura, além da segurança e um percurso de excelente qualidade, com postos de hidratação colocados a cada 3 km (água e isotônico). 
            Para quem está focado em meia-maratona e desejar participar, ainda dá tempo de se inscrever: http://www.webrun.com.br/home/c/inscricoes-para-4a-meia-maratona-das-pontes-de-brasilia/4572.


            Um grande abraço e boas corridas!    

Fonte de Apoio:

           



3 comentários:

  1. Obrigada pela presença no meu cantinho ... Sim, correr 2,5 km na areia é danado (ainda mais naquelas circunstâncias, à noite e com acúmulo de gente ...) ! Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Ivana,
    Sem falar no calor que você mencionou.
    É isso aí!
    Parabéns pelo resultado e também pelo blog.
    Abraços!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.