domingo, 3 de julho de 2011

Motivos para começar a correr

   
             Uma recente pesquisa do Ministério da Saúde  (Vigitel 2010 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) traçou o perfil dos hábitos de saúde e qualidade de vida da população brasileira.
             As conclusões são um alerta sobre a má alimentação e, também, podem servir como incentivo  à decisão de parar de fumar. Todavia, os resultados apontam também para uma nova tendência: a de ganhar peso.
                A pesquisa, de certa forma, confirma a realidade vista em outras avaliações não só brasileiras, mas de todo o mundo, o que é o resultado de profundas mudanças comportamentais advindas dos avanços tecnológicos, transporte motorizado e do maior poder aquisitivo da população. O levantamento mostrou que quase metade da população adulta, isto é,  48,1% estão acima do peso e, 15% são obesos.
                Além de elevações dos níveis de triglicérides, colesterol LDL, pressão arterial, distúrbios do sono, entre outros, uma das principais conseqüências é a limitação física,  o que pode não ser observado tendo em vista as facilidades e o estilo de vida do homem  na era moderna.
                Para quem deseja sair desta estatística, só há uma resposta: uma  mudança no estilo de vida, o que envolve buscar um balanço calórico com o aumento da prática de atividade física e uma reestruturação alimentar. Como atividade física entende-se tudo aquilo que exija concentração muscular e gasto energético. É necessária uma mudança filosófica e uma reeducação para superar estas perspectivas.
                Adotar a corrida como forma de atividade física nos mantém saudáveis. O convidamos a fazer o mesmo! Correr é bom por que o mantém saudável e melhora vários parâmetros da saúde e do bem-estar geral. 
                Por exemplo: o faz perder peso diminuindo as medidas corporais, melhora o sistema cardiorrespiratório, a circulação sanguínea, favorece uma boa noite de sono, melhora a postura e a aparência física, desacelera o processo de envelhecimento, aumenta o fôlego, a flexibilidade e a força muscular, melhora a disposição sexual, melhora a concentração e disposição para o trabalho, ajuda a construir boas amizades, o que, em síntese, o faz sentir-se mais feliz.
                 Correr é muito simples. Pode ser feito sozinho ou na companhia de um amigo ou de um grupo de corrida. Além de tudo, é uma prática esportiva de baixo custo. Basta ter um pouco de disposição e um bom equipamento, que neste caso é um bom par de tênis. Seja na cidade em uma rua segura ou praça pública ou ao lado da natureza, isto é, um bosque ou na beira do mar. Motivos e uma vista inspiradora não haverão de faltar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.