domingo, 10 de julho de 2011

O Dia da Maratona

               Depois de uma longa e extenuante preparação, chega o grande dia: A Maratona! O treinador da 4any1, Aulus Sellmer, ofereceu na edição de novembro de 2010 da CR algumas dicas, baseadas no controle do ritmo, temperatura, freqüência cardíaca, roupas, alimentação e hidratação, as quais também considero muito importantes! Utilizei algumas destas dicas durante a 14ª Maratona de Curitiba. Algumas funcionaram, outras não.
                O ritmo, por exemplo, deve ser determinado de acordo com os treinamentos realizados. Em minha primeira experiência como maratonista, na faixa etária de 45-50 anos, estipulei com meu colega  de treinamento, o ritmo de 5 min. /km. Para isso, fomos cuidadosos e criamos uma pulseira, onde marcamos, com base neste ritmo, o tempo previsto para cada 5 km de prova. Quando passamos pelos primeiros 5 km, observamos que estávamos com um tempo de prova bem abaixo do previsto. Em nosso caso, houve uma justificativa para isso, que será tema de outra publicação. Como vimos que estávamos nos sentido bem, continuamos naquele ritmo e, ao final, concluímos a prova em 3h35min, um tempo muito menor do que o previsto. Foi inevitável que entre os km 30 e 35, surgisse o tão temido “muro” ou “urso”, que assombra todo maratonista, senti muita fadiga e o ritmo da prova, conseqüentemente foi reduzido.
                Para o treinador Aulus, a temperatura é outra variável muito importante. Para ele, se estiver acima de 25°C e você não estiver aclimatado, devem ser acrescidos 30 segundos no seu ritmo por km. Para ele, o que discordo em partes é que, se a temperatura estiver alta e o corredor não estiver aclimatado, o recorde pessoal deve ser adiado para uma próxima maratona de forma que, muito calor significa “abortar a estratégia” e curtir a prova utilizando uma hidratação reforçada.
                Quanto a freqüência cardíaca, ele considera um grande erro utilizar o frequencímetro como referência, pois, depois de tanto treinamento, o corredor certamente já sabe o que fazer. Para ele, a FC pode modificar o comportamento e confundir a estratégia e, o mais importante é ter em mente o respeito aos seus limites.
                Com relação às roupas, ele aconselha o uso dos tecidos “inteligentes” que tiram o suor da pele e o jogam para a superfície externa. A proposta destes tecidos é manter o corpo  mais fresco nos dias quentes e aquecido nos dias frios. Para casos de temperatura abaixo de 10°C ele aconselha o uso de luvas, gorro, calça leg e camiseta de manga comprida. Entre 10 e 15°C não é necessário o uso de calça leg e o uso de outros acessórios depende da sensibilidade do corredor. Baseado em minha pouca experiência como corredor, aprendida com meus “companheiros de asfalto”, especialmente aqueles com quem treinamos os longões para as maratonas, não se deve esquecer do uso da “boa e velha” vaselina para lubrificar o corpo em seus pontos de atrito com a própria pele, como as axilas, região inguinal, ou com o próprio tecido como os pontos de contato entre o short e a virilha, os pés e a meia, etc. Atenção também deve ser dada na proteção dos mamilos, pois eles podem entrar em atrito com a camiseta.
                Com relação à hidratação, Aulus, aconselha realizá-la a cada 5 km (mesmo não estando com sede), sendo a quantidade ingerida, de acordo com a temperatura ambiente. A inclusão de isotônicos ajuda a reposição de sais minerais.
                Com relação à alimentação suplementar, ele aconselha como uso obrigatório o carboidrato a cada 30 minutos de prova, assim como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e uma cápsula de sal a cada 10 km.
                Uma coisa é certa, neste “Grande Dia” não se deve inventar. Nada de fazer extravagâncias em sua alimentação no dia anterior, o ideal é que não se beba álcool neste dia, saboreie uma boa massa, um purê de batatas e nada de usar condimentos, creme de leite, molhos a base de queijo, etc. Isto pode acabar com a jornada.
                Também, nada de estrear tênis ou roupas (shorts, camisa...) novos. Um calçado apertado ou roupa mal ajustada pode causar um tremendo desconforto e fazer com que a maratona seja uma enorme tortura para você. Neste sentido, vale uma dica: tente se possível, utilizar os mesmos acessórios utilizados durante os longões. Com estas pequenas dicas, desejamos uma boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.