domingo, 7 de agosto de 2011

Corrida Série Delta Goiânia 07.08.2011 - Etapa Marrocos


A grata surpresa!


                Essa é uma daquelas corridas que merecem ser relatadas. Saí de casa para correr os 10 km da Série Delta – Etapa Marrocos em Goiânia. A largada ocorreu às 08 h já debaixo de um forte sol. Tudo estava normal, quando os corredores que optaram pelos 5 km se desviaram para outro percurso. Mantive-me no percurso destinado aos corredores dos 10 km. A partir deste momento, percebi que havia ficado praticamente sozinho.
                De fato, não conseguia ver mais ninguém. Por algum tempo fiquei preocupado. Era somente eu, sentindo minha freqüência cardíaca agitada e minha respiração ofegante. Errei o caminho? Não, isto não aconteceu, pois o percurso estava bem balizado. O que estaria acontecendo?
                Analisando depois, lembrei que a largada foi de fato tranqüila. Consegui realizar um leve aquecimento e me alongar conjuntamente com os Companheiros do Asfalto do Grupo Giramundo. Tímido, faltando ainda 7 min. para começar, alinhei-me para a largada juntamente com os outros corredores.
                Com uma largada na subida, percebi que os atletas mais rápidos preferiram não forçar. Acompanhei-os até o Km 2, quando grande parte dos corredores inscritos no desafio de 5 Km se desviaram para outro percurso.
                Achei tudo meio estranho. No Km 3 em diante, havia somente um jovem em minha frente, cerca de 500 a 600 mts. Passei pelo tapete de acompanhamento no Km 5 com um tempo de 20min37seg. Atrás, ainda consegui avistar o colega Hugo, que me cumprimentou.
                Mais uma forte subida. Era minha chance de ultrapassar aquele jovem. Pelos treinos realizados, sabia que tinha na subida uma grande chance de manter o ritmo e passá-lo. Consegui ultrapassá-lo e ainda manter o mesmo ritmo. Naquela altura, ainda não imaginava que só tinha um corredor na minha frente.
                O Km 6 coincidiu com uma forte descida. Aproveitei-a, forçando um pouco mais o ritmo. Sabia que havia uma forte subida logo em frente. Consegui manter um ritmo suportável para vencê-la, sob os gritos dos staffs da corrida de “Força!” “Força!”.
                De repente, em uma das esquinas, a cerca de 1 km de tudo aquilo terminar, ouço alguém sentado sobre uma motocicleta perguntar: - Você está nos 10?? Sim! Respondi. Eu estava nos 10. Então, ele pega o seu rádio comunicador e fala com alguém do outro lado.
                Mais alguns metros, outra pessoa em outra motocicleta falou em seu rádio: - Estou aqui com ele! Você está nos 10? Sim, estou nos 10, respondi! Ele acabou de passar! É o 441! 441! É o segundo lugar! É o segundo lugar!
                De repente, lá estava eu, sendo escoltado por um batedor que tentava a todo custo ordenar o trânsito. Passei por alguns corredores dos 5 km que estavam chegando em um ritmo mais lento. Forcei o ritmo na reta final, mais uma longa subida se aproximava, até terminar.
                De longe, escutei os auto-falantes anunciarem. “Aí Vem ele! O segundo lugar: Nilo Resende! Nilo Resende, o segundo lugar!” Não havia mais dúvidas, depois de muito tempo, ali estava eu: no lugar certo e, na hora certa, finalizando o Circuito de Corrida Série Delta – Etapa Marrocos Goiânia em segundo lugar!
                Ao cruzar a linha de chegada, senti uma grande alegria e forte vontade de compartilhar aquele sentimento com as pessoas que nos são mais caras, como os nossos filhos, os pais, a família, enfim, toda uma geração. É uma pena que nestes momentos importantes de nossa vida, nem sempre eles podem estar presentes.
                Senti-me recompensado pela presença contagiante de nossos companheiro(a)s do asfalto do Grupo Giramundo, que estavam lá, compartilhando comigo desta grande alegria. Hoje acredito que, mesmo correndo o mesmo percurso, cada corrida é uma história diferente. Vários fatores podem influenciá-la como o apoio da família (imprescindível), uma boa noite de sono, a alimentação no dia anterior, sua tranqüilidade e paz de espírito, o clima do dia, entre outros aspectos.

                Nesta corrida, acredito que vários fatores conspiraram a meu favor: a) realização de um treinamento sério; b) cuidados para uma alimentação mais saudável; c) humildade. A sorte também me ajudou bastante, pois, havia poucos corredores de elite e, destes poucos, a maioria optou por correr os 5 km e não os 10, como eu.
                Fechei esta prova com o tempo final de 41min52seg., muito longe do tempo alcançado pelos atletas de elite. Não é o meu melhor tempo nos 10 km, mas, estou treinando para baixá-lo. Nesta altura de nosso condicionamento físico, baixar 15 ou 30 seg. é uma tarefa muito difícil.


                Na primeira edição do Circuito Série Delta Goiânia, houve um erro no balizamento do percurso, talvez em função dos staffs não estarem preparados. Curiosamente fechei o cronômetro ao final dos 10 km com o tempo de 38min43seg, isto é, um tempo muito baixo para a minha realidade e condicionamento físico atual. Nesta segunda etapa deste circuito não houve falhas. O percurso, apesar de difícil em função de uma altimetria muito variada, além de conduzir o corredor por várias ruas, onde havia quebra de ritmos, estava muito bem balizado. Os staffs se fizeram presentes nos principais pontos de cruzamento. Os postos de hidratação estiveram muito bem distribuídos em todo o percurso. Parabéns aos organizadores!
                Delta significa objetivo, meta. Para os corredores significa o quanto eles querem baixar o tempo para uma determinada distância. Meu Delta atual é fazer 10 km em 40 minutos, objetivo este extremamente desafiador, mas por outro lado factível. Ainda não consegui, mas, vamos continuar persistindo, com muito treino, humildade e determinação.

Um comentário:

  1. Parabéns! Tenho acompanhado os seus treinos e sei que você treina com muita determinação e objetividade. Os resultados estão aparecendo e com certeza este segundo lugar foi muito bem conquistado e merecido. Que venham as próximas provas que os tempos e pódios serão a cada corrida melhores conquistas com sabores e histórias das mais diferentes. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.