terça-feira, 20 de setembro de 2011

1ª Corrida Comemorativa do Vila Nova


Um longo de final de semana que virou prova

                O sábado foi marcado por um intenso calor, típico da região Centro-Oeste nesta época do ano. Todavia, ninguém poderia imaginar que no Domingo, dia 21.08.2011, a temperatura fosse cair tanto. Nem parecia que estávamos em Goiânia.
                Na sexta-feira, após o treino semanal com o Grupo Giramundo, marcamos de nos encontrar no domingo em uma praça do setor Jaó para realizarmos um longo de 18 km. Na data marcada, ao me dirigir para o local, ainda bem cedo, observei no trajeto uma equipe de balizamento de rua realizando os acertos finais na demarcação de um percurso de prova.
                Nunca imaginei que uma prova iria passar bem no quintal de nossas casas e nada sabíamos. Ao conversar com o pessoal da equipe descobri que se tratava da 1ª Corrida Comemorativa do Vila Nova, time de futebol da segunda divisão do Brasil, que congrega em Goiânia uma grande torcida, e que também mantém uma forte equipe de corrida, o “Vila Nova Running”.
                Levei a informação para o nosso pessoal e decidimos que tentaríamos participar também da prova, nos inscrevendo, preferencialmente, ou na “pipoca”. O desafio seria enfrentar o percurso de 8 km duas vezes, o que totalizaria 16 km, de forma que,  participaríamos da competição e, em seguida, faríamos o longo combinado.  Lá fomos nós para o local da largada, que ocorreria às 08h30min na sede deste time de futebol, que também é onde está a sede de seu estádio, o Onésio Brasileiro Alvarenga, o “OBA”.
                O percurso passaria pelos bairros da Vila Nova, Negrão de Lima, Jaó e terminaria no Centro de Treinamento (CT) deste time. Portanto, teríamos que deixar os carros no local da largada e, depois, teríamos que voltar de qualquer jeito para pegá-los novamente.

                Chegando lá, nos deparamos com vários corredores amadores, mas, também com vários corredores de elite da cidade, o que já dava indício de que a corrida seria levada a sério pelos atletas. Rapidamente, fizemos a inscrição no local e retiramos o nosso kit, composto simplesmente de camiseta comemorativa. Não havia número de peito e nem o uso do chip de cronometragem, de forma que teríamos que monitorar o nosso próprio tempo.
                Com mais de 200 inscritos, a prova contou com competidores profissionais, pais e filhos, atletas paraolímpicos, torcedores de outros times e, outros atletas mais “animados”. Além dos vários corredores de elite, também estava presente o corredor Valdemar Antônio de Oliveira, que é paraplégico, atleta profissional e o único representante do Estado de Goiás no Comitê Paraolímpico, que ocorreu no mês de maio, em Brasília, ocasião em que ele conquistou medalha de prata.
                A corrida não teve um percurso difícil. Veja os números: distância no plano: 2,48 km - subindo: 1,69 km e descendo: 3,83 km. Apesar de uma forte subida, passamos a maior parte do tempo correndo no plano ou descendo. Isso me permitiu alcançar um bom tempo e conseguir finalizar a prova com o tempo de 32min59seg, com um ritmo médio de 4,07min./km. Cabe aqui, elogiar a organização desta prova, pois o percurso foi muito bem balizado e sinalizado por cones e vários policiais e voluntários que se fizeram presentes. Havia dois postos de hidratação.
                Na categoria masculina, o prêmio foi para Luis Antonio Campos Junior, seguido de Davi Andrade e Paulo Sérgio dos Reis. Já na categoria feminina, quem chegou primeiro foi Vanda Carneiro Chagas, depois Daiane Barros e Antônia Barros. A Antônia é a nossa colega do Grupo Giramundo.

                Bom, este foi o primeiro percurso, isto é, o oficial, mas tínhamos o compromisso de fazê-lo novamente no sentido contrário para buscar os carros. Os colegas Ricardo e Laércio, ratificaram o compromisso do longão e fizeram o percurso comigo. A volta foi bem diferente, pois o percurso desta vez foi marcado por um maior volume de subida. Já cansados do ritmo forte empregado durante a corrida, consegui fechar estes 8 km com o tempo de 36min06seg, o que corresponde a um ritmo de 4,30min./km.

3 comentários:

  1. Parabéns, bela corrida, mais uma corrida de bairro, tomara que fique no calendário. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito que não corri;O TIME DO MEU CORAÇÃO.Espero que fique no calendário das corridas da cidade.BEIJOS GERALDA
    .

    ResponderExcluir
  3. Geralda, que pena você ter perdido esta corrida. A camiseta também foi alusiva ao Vila Nova e dá até para ir no Estádio torcer, apesar que ultimamente não anda compensando muito ir ao estádio em função da péssima campanha do tigrão. Foi um percurso muito bom, realizado nos bairros Vila Nova, Negrão de Lima e Jaó. Também espero que fique definitivamente no calendário.
    Veja se não some não! Aparece para treinar!!!
    Um forte abraço!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.