quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

3ª Meia Maratona das Pontes de Brasília - 2012


3ª Meia Maratona das Pontes de Brasília

                A Meia Maratona das Pontes já está em sua terceira edição e tem vários atributos para se tornar uma das provas imperdíveis do Centro-Oeste. Organizada pela MKS Esportes, a prova é uma “meia-maratona pura”, disputada exclusivamente na distância de 21 km, com o início e fim, em um dos mais bonitos cartões postais de Brasília - Pontão do Lago Sul. Com ótima estrutura de restaurantes, estacionamento e segurança. O percurso é atraente: inicia pela Ponte Costa e Silva e segue margeando o Lago Paranoá até a Ponte JK (9 km), após o que, retorna ao Pontão (21,1 km) pelo Lago Sul. Tudo isso com asfalto em excelente qualidade. 

Foto 1. Minha passagem sobre a Ponte JK

Foto 2. Ponte Costa e Silva

                Com tantos atrativos assim, eu e os companheiros de corrida Ricardo e Donizete não quisemos ficar de fora. Para essa jornada ainda levei meu filho Thiago que nos animou com suas “teorias” de adolescente sonhador e teve uma participação fundamental no registro fotográfico.

Foto 3. Donizette, eu e o companheiro Ricardo

                A prova desse ano foi realizada no dia 12.02 (domingo). Partimos de Goiânia para Brasília ainda no sábado para termos tempo de conferir os kits; fomos gentilmente acolhidos por meu cunhado, amigo e poeta Elias Costa – que nos ofereceu toda estrutura de apoio. Assim, foi possível nos ambientar e ainda realizar um leve trote à tarde.
                À noite nos confraternizarmos com um jantar de massas em um movimentado restaurante local. A comida estava tão boa que houve companheiro exagerando. Exageros à parte, chegamos ao “Pontão” às 06 h da manhã para termos tempo suficiente para pegar os chips. Em pleno horário de verão, ainda era noite. 

Foto 4. Ainda era noite quando pegamos os chips

               O sol somente apareceu por volta das 07 h. Tivemos tempo para um rápido aquecimento. A expectativa era de um clima propício para uma prova de 21 km. Choveu por toda a noite e, naquela manhã, o termômetro registrava 17ºC. Encontramos com vários companheiros (as) de corrida de Goiânia e de Brasília.

Foto 5. Companheiros de Corrida

                A estrutura foi de excelente qualidade, tanto no início, quanto na chegada: as tendas de hidratação, os banheiros químicos, a presença de ambulância e apoio médico estavam presentes em todo o percurso. Ainda havia seguro de vida para os atletas, tenda de massagem, frutas, isotônico, guarda volumes. O kit do atleta, como de praxe, foi composto pelo número de peito de uso obrigatório, camiseta de poliamida, boné promocional e medalha de participação para quem completasse a prova.
                A premiação reconheceu somente os 5 primeiros colocados na classificação geral (masculino/feminino). Entretanto, a organização optou também por reconhecer os 100 primeiros atletas a cruzassem a linha de chegada, com uma medalha especial (TOP 100). Não houve premiação nas faixas etárias.
                A largada ocorreu tranqüila e pontualmente às 07h30min, conforme a programação. Saímos do Pontão e logo ganhamos a Ponte Costa e Silva. Clique no link abaixo e veja o vídeo da largada. Muitos brasilienses ainda dormiam quando os atletas percorriam os primeiros quilômetros. No percurso, vimos uma cena pitoresca de um motorista que, voltando da “balada nada responsável”. Ele parou o carro perigosamente no meio de um cruzamento e ali dormia sossegadamente. Após o término da corrida, o jovem motorista foi gentilmente acordado e acompanhado pela polícia.

 Vídeo da largada
                Os postos de hidratação foram colocados rigorosamente a cada 3 km (água e isotônico). A julgar pela altimetria divulgada, muitos atletas esperavam por um percurso plano e com poucas subidas. Não foi o que aconteceu. Mesmo com a temperatura favorável, o percurso exigiu bastante. Fomos surpreendidos por uma seqüência de ondulações, ora curtas, ora prolongadas o bastante para uma drástica redução no ritmo. Vejam um resumo do que enfrentamos: Distância no plano: 2,80 km - subindo: 8,61 km - descendo: 9,90 km. 

Foto 6. Percurso com altimetria
                Acredito que uma boa prova não é a mais fácil, mas sim aquela que o desafia enquanto atleta. Apesar da dificuldade técnica do percurso, a Meia das Pontes é uma prova e tanto. Ela está apenas em sua terceira edição e tem muito espaço para crescer. Ela não possui a rapidez da Golden Four de Brasília, nem a beleza cênica da Meia do Rio ou das Cataratas. Entretanto, é muito bonita e muito bem organizada. Percorrer com segurança os 21 km por entre as áreas mais nobres da Capital Federal (os belos prédios, as embaixadas e mansões) e, tendo ainda como pano de fundo, o Lago Paranoá é, de fato, algo bem estimulante.
                Isso nos remete ao princípio de que, “mais importante do que o destino é a viagem”. Esse, que é um dos fundamentos essenciais para nortear a formação de um atleta de corpo, mente e espírito, é uma idéia que está por trás da Meia das Pontes.
                Abaixo segue um quadro com um resumo de nossas colocações nesta prova: 
Classif.
Nome
Sexo
Km 6
Tempo Bruto
Tempo Líquido
Ritmo
Equipe
26
DONIZETTE A SILVA
M
00:23:06
1:23:55
1:23:50
0:04:00

SUP. CRISTAL
88
NILO M P RESENDE
M
00:26:24
1:35:32
1:35:23
0:04:33
GIRAMUNDO
270
RICARDO A T LIMA
M
00:30:08
1:48:08
1:47:59
0:05:09
RICARDO

                É comum querer comparar esse resultado com aquele obtido na Golden Four de Brasília. As duas são “meias-maratonas puras”. Entretanto, a prova da Asics, praticamente não envolve subidas. De fato, ela é muito rápida. Com exceção do tamanho do percurso, não há parâmetros para uma comparação entre as duas provas. A Meia das Pontes é muito mais exigente.
                Além disso, a Golden Four ofereceu estímulos aos corredores oferecendo bons prêmios, inclusive em diferentes categorias, o que atraiu atletas de elite e amadores de todo o país, o que aliado a um percurso extremamente favorável, deixou a prova muito mais rápida.
                Participaram desse evento cerca de 960 atletas. O fato de ter sido uma meia-maratona pura, não envolvendo distâncias menores como 5 e 10 km, além de não ter oferecido uma premiação em dinheiro para a classificação geral e nem troféus para as faixas etárias, pode ter limitado o número de atletas inscritos.
                Detalhes à parte, fiquei muito feliz por estar entre os atletas TOPS 100, chegando na 88ª posição, estando entre os 9% dos atletas mais rápidos da prova e ainda ao som de Rock & Roll do Led Zeppelin. Esse é o maior prêmio para um atleta amador e, ainda por cima, veterano como eu. Clique no link abaixo e veja o vídeo da minha chegada.

 Vídeo de minha chegada 'Rock & Roll'

Foto 7. Medalha de Top 100

                Mais uma vez ressalto: “mais importante do que o destino é a viagem”. Isso pode parecer uma desculpa, típica de atleta veterano que não se preocupa mais com o desempenho e que deseja correr, somente para ter uma melhor qualidade de vida e, assim adicionar alguns anos a mais em sua expectativa de vida. Entretanto, enfrentar o desafio, curtir todo esse percurso, sentir o vento nos cabelos e aproveitar a oportunidade de socialização com os companheiros de corrida é algo que não tem preço!
                A MKS Esportes (http://www.mksesportes.com.br/) agendou para esse ano outros grandes eventos para os praticantes da corrida de rua: o Desafio 30 km, a Maratona de Brasília (01.06.2012) e o Desafio BR 060 - Goiânia /Brasília (29.07.2012). Programem-se!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Nilo. Ficou muito boa a foto com a fase aérea da passada. Ano que vem vou fazer o possível para estar com vocês nesta corrida. Quanto ao relato "excelente", mais uma vez, vai se preparando para escrever um livro sobre corridas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rene, muito obrigado pelo feedback. São interações como estas que me estimulam a continuar escrevendo. Quanto ao livro, vou te confessar uma coisa: escrever dá muito mais trabalho do que correr! Além do mais há muitos livros bons sobre corrida no mercado. Mas vamos escrevendo! É muito bom poder compartilhar com os outros a nossa experiência enquanto corredor! Eu mesmo, até pouco tempo atrás, achava que era impossível correr 5 km, quanto mais uma maratona inteira. Aprendi muito com você e com outros companheiros de corrida. Se vocês não tivessem compartilhado suas experiências comigo, provavelmente eu estaria trotando até hoje. Não que trotar seja algo negativo mas, sem a troca de experiências eu não teria progredido!
      Mais do que qualquer coisa, espero que os relatos, que na verdade são fundamentados em nossas experiências no mundo real dos "corredores" sirvam de estímulo e inspiração para aqueles que desejam aceitar novos desafios, como esses impostos pela prática da corrida. Correr é desafiar-se constantemente!
      Quanto a foto, uma das vantagens de toda essa experiência é saber até mesmo onde os fotógrafo da prova estarão e qual a melhor localização para se sair bem na foto!
      Ano que vem tem mais!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  3. Parabéns, Nilo! Estou treinando para estrear uma Meia Maratona ainda. Relatos como o seu só me dá motivação para perseverar. Valeu, campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvio, seu feedback é muito importante para eu continuar escrevendo. Muito obrigado.
      Se você quer estrear em uma meia maratona uma dica é a Golden Four Asics que será realizada em novembro em Brasília. Esta meia foi considerada como uma das mais rápidas do país. Além do que, é muito bem organizada e o percurso é muito bonito. As inscrições já estão abertas (http://www.asics.com.br/golden4asics/) e o número de atletas é limitado.
      Já estou inscrito nela e, espero ve-lo por lá!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
    2. Grande Nilo, parabéns, pela corrida e pelo relato, esse ano chego na minha primeira meia, abcs.

      Excluir
    3. Advaldo, obrigado pelo feedback.
      Estou torcendo pela sua estréia nos 21 km. Vá se preparando. Haverá muitas boas meia-maratonas pelo Brasil. Particularmente eu indico a Golden Four de Brasília, que será realizada no dia 04.11.2012. O percurso é muito rápido e ideal para estreantes na distância.
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.