quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia de Saúde Unimed - 2012


Dia de Saúde Unimed 2012

                No sábado, dia 03.03.2012 foi realizada em Goiânia a 2ª edição da Corrida: “Dia de Saúde Unimed – Um evento para você e toda sua família”. A atividade organizada pela Velox Sports inaugurou tardiamente o calendário de corrida da cidade de Goiânia. Tardiamente em função de que já estamos no mês de março e somente agora os atletas locais tiveram uma chance de afinar o ritmo de seus treinamentos. Tudo indica que 2012 será um ano que haverá muitas provas na cidade, havendo risco inclusive de choque de datas, o que certamente tumultuará essa agenda.
                De qualquer forma, o calendário foi inaugurado em grande estilo. Provas noturnas são raras na capital goiana e, essa foi recheada de atrações, culminando com o grande show de encerramento realizado pela banda “Mr. Gyn”. 
                No ano passado, a primeira edição dessa corrida, realizada em 20.02.2011, deixou muitos atletas assustados em função do elevado nível de dificuldade dos percursos de 5 e 10 km, que apresentaram uma altimetria muito exigente.
                Para quem não se lembra, ou não teve a chance de participar, na primeira edição a largada ocorreu a partir do Centro Cultural Oscar Niemayer, incluindo passagens pelo Parque Ateneu, Parque das Laranjeiras, Alphaville e, finalizando novamente no Centro Cultural. Na ocasião, a largada estava prevista para as 09h. O calor foi muito intenso naquela manhã e houve um atraso de 40 minutos para a largada, agravando ainda mais a situação, o que colocou os atletas sob um forte teste de resistência. Além do mais, o percurso nos 10 km foi superdimensionado, totalizou 10.280 m.
                Nesse ano, a agência organizadora do evento realizou duas mudanças significativas: a) mudou o percurso de local e reduziu sua quilometragem para 4 e 8 km, além de uma caminhada de 1 km; b) a prova foi noturna, com a largada realizada às 19h30min. 

 Foto 1. Preparando para a largada
                A mudança do percurso não deixou a prova mais fácil. Ao contrário, especialmente para quem optou pelos 8 km. Os atletas tiveram que percorrer longas ladeiras entre o Estádio Serra Dourada e o Setor Sul, o que não foi nada, comparado à edição anterior.
                A realização de uma prova noturna foi muito bem vinda, segundo a maioria dos atletas. Além do mais a largada às 19h30min amenizou bastante os efeitos do forte calor que assola a região neste período do ano. Em função disso, muitos optaram por não utilizar a camisa oficial, de mangas compridas, oferecida no kit do atleta.
                Os corredores se concentraram no amplo estacionamento do Estádio Serra Dourada, onde foi montada uma grande arena, tendas das academias e assessorias de corrida, além do pórtico de largada e chegada. Foi uma bela festa e, realmente, uma excelente ocasião para rever os nossos companheiros de corrida. Vi e tive oportunidade de conversar com muitos deles!

Foto 2. Com atletas e companheiros (as) do Grupo Giramundo

Foto 3. Com os Companheiros (as) do Grupo Giramundo
Foto 4. Com o companheiro e atleta Advaldo

Foto 5. Com o companheiro Silvio Moura Caetano

                Aproveito para registrar aqui os PARABÉNS para o nosso companheiro de corrida Hugo Vinnicius da Lince Assessoria Esportiva, que apoiou e marcou presença nessa bela festa em comemoração à saúde e ao mesmo tempo inaugurou sua tenda e as novas camisetas da assessoria com o seu grupo de atletas.

Foto 6. Com o companheiro Hugo Vinnicius da Lince Assessoria Esportiva
                Entre os pontos altos do evento, citamos o número de atletas inscritos: foram diversas assessorias esportivas, academias e grupos de corrida, totalizando aproximadamente cerca de 1.200 atletas amadores e de elite.
                O narrador Dudu Domingues também foi outro grande destaque. Uma recente reportagem da Revista Contra Relógio confirma que a presença dos narradores é quase obrigatória nas provas. Dudu Domingues é um show a parte. Ele tem o dom de narrar as emoções da corrida e a habilidade para motivar, descontrair e informar o público presente de forma amena e tranqüila, sem ser exagerado. Já tive a oportunidade de participar de algumas corridas em Brasília com ele e a emoção é a mesma. Nas provas em que ele esta presente o evento é um sucesso.
                Outro ponto que merece destaque e ficará na memória daqueles que participaram foi a passagem, por volta do km 7 da competição, no anel interno do Estádio Serra Dourada que abriu as suas portas e acendeu os seus holofotes para receber os atletas. Apesar de o estádio estar vazio, percorrer todo o anel interno do estádio foi muito emocionante. Foi uma pena não ter um fotógrafo ali, naquela hora, preparado para registrar aquele raro momento.

Foto 7. Estádio Serra Dourada - Goiânia-GO
                A organização foi impecável também na disposição dos postos de hidratação e dos staffs ao longo do percurso, que foi muito bem sinalizado. Era impossível errar o caminho. Eles estavam todos em destaque nos principais pontos, ora acenando uma lanterna, ora soando um apito.
                Finalmente, como um evento para toda a família, registra-se também como ponto alto as diversas atrações preparadas pela organização, que incluiu a presença de artistas, malabares, jogos e várias atividades de entretenimento para crianças, além do grande show de encerramento que deixou a festa ainda mais bonita.
                Infelizmente, o ponto baixo mais uma vez fica por conta de uma marcação correta do percurso, que já se tornou um problema crônico nas provas de Corrida de Rua no Estado. Ora se corre bem mais do que o previsto, ora, bem menos. Já houve prova por aqui que os atletas tiveram que percorrer 700 m a mais do que o previsto.
                Após a finalização da prova, conversamos com vários atletas que correram o percurso de 4 km e eles também lamentaram muito essa questão. Alguns tinham a percepção de que não correram sequer 3 km. A aferição de meu GPS para o percurso maior, por exemplo, foi de 7, 700 m. Sem dúvida alguma, uma forma de compensar os atletas da primeira edição, que correram quase 300 m a mais pelas ladeiras do Alphaville e do Parque das Laranjeiras.
                Uma curiosidade que vale a pena ser relatada ocorreu durante minha passagem pela Marginal Botafogo, cujo trânsito foi temporariamente interrompido em função da corrida. No momento de minha passagem, havia uma ambulância cujas sirenes bradavam insistentemente pedindo por passagem, enquanto que um cordão de corredores passava pelo local naquele exato momento. Isso exigiu muita habilidade do staff.
               Apesar da irritação de alguns motoristas, geralmente os mais apressados, outro problema crônico nessa capital, felizmente tudo ocorreu bem e a ambulância conseguiu passar pelo bloqueio e seguir o seu caminho. Não podia ter sido diferente para um evento que, enfim, celebrou o DIA DA SAÚDE!
                Abaixo, disponibilizamos um vídeo de aproximadamente 10 minutos de gravação registrando a chegada dos atletas durante o intervalo de 28 até os 39 min. de prova. Se você chegou dentro desse intervalo, confira a sua chegada!


               Um grande abraço a todos!        

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário.