sábado, 22 de setembro de 2012

Corrida de Prevenção do Câncer de Mama 2012



Corredores de uma Causa Só!
"É difícil, no início, entender que a ideia toda não é a de vencer outros corredores.
Alguma hora você aprende que você compete com aquela pequena voz dentro de você que quer que você desista."
Dr. George Sheehan


                Os corredores iniciam-se na prática da corrida por diferentes razões. Há aqueles que começam a correr por uma causa, assim como há também aqueles que simplesmente correm, somente pelo prazer da corrida e sem nenhum motivo aparente.
                A grande maioria inicia-se nessa prática por uma causa. Normalmente uma causa própria como a pré-existência de uma doença de base (diabetes, hipertensão...) ou pela necessidade de melhorar a sua saúde e qualidade de vida, decorrente do sedentarismo, obesidade, etc.
                Outros se lançam no mundo da corrida, de uma maneira altruísta, levando em consideração a necessidade de outrem, ou de um grupo específico de pessoas, que compartilham um determinado ambiente influenciado sob determinadas situações. Assim, é comum o filho correr pelo (s) pai(s), ou o(s) pai(s), pelo(s) filho(s), que padecem de doença(s) grave(s), ou que sejam tabagista(s), alcoólatra(s), dependente(s) de algum tipo de substância, portador (es) de algum tipo de necessidade(s), etc.
                Ao final, independente da forma de como se lançaram no mundo da corrida, todos são simplesmente corredores e, passam a correr sem nenhuma causa aparente ou por todas as causas, ao mesmo tempo. Eu, por exemplo, comecei a correr para melhorar a qualidade de vida e o padrão geral de saúde. Hoje, corro por tudo, por nada e por todos ao mesmo tempo. Assim como acontece com a maioria dos praticantes desta modalidade esportiva, a minha principal causa é a própria.
                As situações são as mais variadas possíveis. A causa ainda pode ser a comemoração de um dia especial ou um feriado cívico, como a “Independência”, o “Dia do Trabalho”, “Dia de Reis”..., a celebração de um “Dia Santo”, como “São Silvestre”, “Santo Onofre”, “Santo Antônio”, “São Pedro”..., o aniversário de uma cidade ou de uma instituição, como o Bombeiros, a Polícia Militar, entre tantos outros. Não importa a causa. Dia de corrida é Dia de Festa!
                Apesar das dificuldades pelas quais o ser humano passa, o lado bom das “causas”, independente de sua origem, é que elas inspiraram e geraram bons motivos para a demonstração de uma superação. Correr é altamente desafiador. Assim, a corrida, desde a antiguidade, é uma das formas pelas quais o homem consegue demonstrar essa superação.
                Neste dia 16.09.2012, mais de 800 atletas se reuniram para correr por uma causa nobre: A Prevenção ao Câncer de Mama. Além da causa principal, a inscrição também envolveu a doação, por cada atleta inscrito, de 2 kg de alimentos não perecíveis. A corrida, uma das atividades da campanha, teve como objetivo alertar as mulheres para a necessidade de fazer a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.


Imagem 1. Dia de Corrida: Dia de Festa

Imagem 2. No funil de largada

Imagem 3. Largada

                A mamografia é o exame mais eficiente para detectar o câncer de mama ainda no início. A descoberta precoce é importante, uma vez que aumenta as chances de cura para até 95% dos casos. Por isso, prevenir é fundamental! Já será um grande serviço à comunidade, se cada um desses 800 atletas conseguirem alertar pelo menos uma mulher, com idade a partir de 40 anos. Fizemos a nossa parte, e mais uma vez apoiamos essa causa.
                Essa corrida, que contou com percursos de 5 e 10 Km, além de uma caminhada, teve largada às 08h30min no SESC FAIÇALVILLE. O SESC, conjuntamente com a  Sociedade Brasileira de Mastologia, foram realizadores do evento. A organização da prova ficou a cargo da competente equipe da Sports & Tracks Eventos Esportivos Diferenciados que mais uma vez deu um show em termos de organização. A cronometragem, a cargo da Sistime, que disponibilizou os resultados finais pela internet naquela mesma tarde.
                É a segunda edição dessa corrida. No ano passado, participei da sua primeira edição e, mesmo lesionado (panturrilha), corri no mesmo percurso de 10 km (http://companheirosdecorrida.blogspot.com.br/2011/09/1-corrida-de-prevencao-do-cancer-de.html). Trata-se de um percurso muito técnico. Inicia-se com subida, posteriormente há uma boa parte plana e, a partir do km 6, uma longa subida, até o final da prova.  (Distância no plano: 2,21 km; subindo: 4,01 km; descendo: 3,71 km).


Imagem 4. Percurso

                A vantagem de fazer o percurso por duas vezes está na possibilidade de comparar desempenho do atleta. Nesse sentido, fiz progressos e, desta vez, consegui fechar o percurso com um tempo menor (1min30seg). Pode parecer um ganho pequeno, mas é uma diferença enorme quando se encontra no pico de perfomance.
                Os homens (n = 416) participaram da corrida em maior número do que as mulheres (n = 387), apesar do câncer da mama ser uma causa típica da mulher. O sexo masculino também superou o feminino nos 10 km (178 vs 65). Já nos 5 km, o predomínio foi o das mulheres (322 vs 238). Abaixo preparamos um resumo com os números gerais da prova, segundo a Sistime:


PERCURSO
SEXO
CONCLUINTES
VENCEDOR
TEMPO
5 km
MASC.
238
RAISON DOS SANTOS RAMOS
00:15:58.84
FEM.
322
ELEN CAETANO
00:20:24.94
10 km
MASC.
178
CLEISER ALVES DOS SANTOS
00:33:28.59
FEM.
65
EDNEUSA DE JESUS S. DORTA
00:43:03.78
Tabela 1. Dados divulgados pela Sistime

               
                Costumo dizer que “Dia de prova” é sempre um dia de festa! Normalmente, o atleta se prepara para aquele dia. Não falo somente de treinos. Falo também de toda uma programação. O atleta mais cuidadoso, separa o seu par de tênis, sua melhor roupa e lá está ele! Pronto para enfrentar o desafio.
                O dia da prova, além de nos manter motivados, para continuar correndo e treinando, é também uma grande oportunidade para confraternização. Como cada atleta treina separadamente em seu bairro, academia ou grupo de corrida, talvez essa seja uma das poucas ocasiões que temos para encontrá-los. Essa possibilidade é uma das maiores recompensas que um atleta encontra ao participar de uma competição.  

Imagem 5. Com o companheiro Victor Barros

Imagem 6. Com os grandes companheiros Advaldo, Victor e Silvio

Imagem 7. A honra de ter Tito Sena ao nosso lado

                Durante a Corrida de Prevenção do Câncer de Mama, encontrei e conversei com diversos companheiros de corrida. Entretanto, o ponto alto do evento foi o fato de, pela primeira vez, tive a honra de me deparar com uma medalha de ouro Olímpica, bravamente conquistada Tito Sena, primeiro colocado na Paraolimpíada de Londres 2012, em uma das provas mais nobres do Atletismo: a Maratona. A medalha de ouro olímpica é imponente e tem um grande peso. Acreditem!

Imagem 8. Conquistando o Ouro Olímpico na prova mais nobre do atletismo: A Maratona

Imagem 9. Ao lado de Tito Sena

                Ao companheiro Tito os nossos parabéns! Aos atletas de modo geral, tenham nele um exemplo de quebra de paradigmas e de superação! A corrida é isso aí, nos permite estarmos próximos das pessoas a quem mais admiramos. Seja um amador, da elite, ou grandes atletas olímpicos. Eles podem estar alinhados ali, logo na linha de largada. Este é o esporte que nós abraçamos. 


Fonte de Consulta:


6 comentários:

  1. Mais uma vez um relato muito interessante e importante para todos os corredores e organizadores de eventos esportivos. Parabéns meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Esta foi minha primeira corrida. Amei a experiência! Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, que bom que gostou de participar da prova!
      Continue firme nas corridas! É uma excelente oportunidade para manter a saúde, conhecer novos lugares e fazer grandes amigos(as)!
      Sucesso e boas corridas!
      Nilo

      Excluir
  3. Rene, a corrida de Prevenção do Câncer de Mama foi um grande sucesso! Foram mais de 800 atletas se reuniram para correr por uma causa nobre. Já participamos de grandes provas por este Brasil afora e sabemos o quanto é difícil organizar eventos dessa natureza, pois os detalhes fazem toda a diferença! A equipe da Sports & Tracks está de parabéns. Deu um show durante o Circuito Pague-Menos - com mais de 2.000 participantes - e, nesse também! Tenho certeza que não será diferente nos próximos eventos.
    Sucesso em suas novas atividades!
    Um grande abraço!
    Nilo Resende

    ResponderExcluir
  4. Excelente corrida, percurso dificil e muito calor, porem estavamos la para superarmos o desafio, parabens pelo podio grande Nilo, abs.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí! Mais um desafio superado.
    Vários fatores influenciando o desempenho: calor, percurso... mas, chegamos lá!
    Um grande abraço e boas corridas!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.