quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Corrida e Caminhada Novo Nordisk Mudando o Diabetes



Correr é um Santo Remédio!

                Que a prática regular de atividades físicas, especialmente a corrida, proporciona diversos benefícios à saúde ninguém duvida. Dado a essa importância, cada vez mais, médicos do mundo todo prescrevem exercícios físicos para os seus pacientes. Para um grupo muito especial de pacientes, os diabéticos, a história a não é diferente. A corrida pode mudar o curso da doença!


Imagem 1.Medalhas distribuídas aos participantes do evento.


Imagem 2. Participantes da corrida

                A diabetes é uma doença silenciosa e implacável. Atinge milhões de pessoas e avança continuamente. Estima-se mundialmente cerca de 285 milhões de portadores da doença. No Brasil, dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), apontam aproximadamente 12 milhões de pessoas. Só para dimensionar o avanço contínuo, em 2007 eram 7 milhões de portadores da doença. Poderemos chegar a 17 milhões em 2030.
                A diabetes é uma disfunção que eleva o nível de açúcar (glicose) no sangue, causada pela diminuição total ou parcial da quantidade ou da ação do hormônio insulina, produzido pelo pâncreas. A insulina é responsável por atuar sobre o açúcar, retirando-o do sangue para ser usado pelas células como energia. O nível de glicose elevado aumenta as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações, inclusive a morte.
                A doença normalmente não apresenta sintomas na sua evolução. Metade dos pacientes nem desconfiam que a possuam. Com o crescimento do número de indivíduos  sedentários e obesos, sinais da comodidade e facilidades da vida moderna atual, levam a doença a se manifestar cada vez mais cedo.
                A boa notícia é que: Diabetes tem controle! É possível conviver com a doença e ter uma vida saudável, especialmente por meio da prática de uma atividade esportiva regular, o que faz bem não somente aos portadores da doença, mas às pessoas de todas as idades.
                A corrida é uma das atividades mais eficaz para essa tarefa. A recomendação do American College of Sports Medicine é de pelo menos 30 minutos de atividade de intensidade leve a moderada por dia, cinco vezes por semana. Ao tornar o organismo mais sensível à insulina, o exercício pode reduzir ou dispensar o uso do hormônio injetável ou medicamentos orais, normalmente empregados no controle da doença. Por isso, hoje, a corrida é prescrita como adjuvante ao tratamento.
                Os benefícios não param por aí.  O melhor condicionamento físico atua diretamente na redução dos riscos cardiovasculares (hipertensão – LDL - colesterol e triglicérides). Combinada com a alimentação adequada, a corrida consegue manter a glicemia sob controle e afasta possíveis complicações cardiovasculares subjacentes à doença.
                Com base nesse cenário, especialistas nessa área de todo o país se reuniram em Goiânia entre os dias 7 a 10 de novembro para participarem do 30º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.  Coincidentemente, no dia 14 de novembro, também se comemora o Dia Mundial do Diabetes. Uma forma de lembrar a luta diária de pacientes, profissionais na área da saúde e demais pessoas engajadas nos cuidados com a doença.
                Nada melhor do que a realizar uma corrida para celebrar essa importante causa. Foi com este objetivo que o laboratório farmacêutico Novo Nordisk, presente no Brasil há 20 anos e líder mundial no mercado de insulinas, promoveu no dia 8 de novembro, como uma das atividades do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, a tradicional Corrida e Caminhada Novo Nordisk - Mudando o Diabetes.
           A ação foi direcionada aos médicos e demais profissionais da área de saúde que estivam participando do Congresso. O evento contou com corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km. O objetivo foi o de incentivar as pessoas, de maneira geral, à prática constante de uma atividade física.

Imagem 3. Percurso e perfil altimétrico


Imagem 4. Participantes animados, mesmo diante da chuva que caiu naquela noite.

                O evento foi organizado pela competente equipe da Sports e Tracks de Goiânia. Por ter sido este uma atividade fechada para um grupo determinado de participantes, no caso os participantes do congresso, não foi possível fazer uma ampla divulgação para toda comunidade.
                Mesmo com um número limitado de participantes e a forte chuva que caiu naquela noite do dia 08 de novembro, uma quinta-feira, é possível afirmar que o evento foi um grande sucesso! Fatores adversos, como os citados acima, não conseguiram tirar o brilho dessa importante atividade, que serviu de alerta para a comunidade quanto à importância do controle do diabetes. 


Imagem 5. Largada da corrida e caminhada.

Imagem 6. Ainda na largada do evento.

Imagem 7. Chegada dos primeiros atletas, debaixo de muita água.

Imagem 8. Chegada dos atletas debaixo de muita água!

Imagem 9. Atleta do evento, finalizando a sua participão no quilômetro final.
AImagem 10. Atletas que subiram ao pódio nesta noite.

Imagem 11. Foto com os participantes do evento.

                A equipe da Sports e Tracks, como de costume, se preocupou com os mínimos detalhes e garantiu o sucesso da atividade prestando um grande serviço (apoio da SMT e da Polícia Militar, entrega de números de peito, chips descartáveis, serviço de cronometragem, postos de hidratação, sonorização, animação dos participantes, kits pós-prova de excelente qualidade, etc). Para isso, eles utilizaram um grande número de staffs, que não mediram esforços para, mesmo debaixo de muita chuva, garantir a segurança dos atletas ao longo do percurso que, por um lado, ficou perigoso e encharcado, mas que, por outro lado, estava seguro, muito bem sinalizado e demarcado. Eles conseguiram conduzir o evento com a mesma dedicação, seriedade e alegria com que conduzem as grandes corridas de rua pelas ruas e avenidas de Goiânia.
                Parabéns ao patrocinador oficial, à Sports e Tracks, aos participantes, congressistas e demais profissionais da área de saúde, que se engajaram nessa causa!
                Lembrem-se: O Diabetes tem controle. É possível conviver com a doença e ter uma vida saudável, principalmente por meio da prática de uma atividade esportiva, como a corrida!
                Um grande abraço!

Fonte de Apoio:

2 comentários:

  1. Correr é tudo de bom ! LIndas as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, taí, diretamente no centro da questão: "correr é mesmo tudo de bom"!
      A prática de uma atividade esportiva regular, especialmente a corrida, faz bem não somente aos portadores de doença como a diabetes, mas às pessoas de todas as idades.
      Muito obrigado pelo visita e pelo feedback.
      Um grande abraço e boas corridas!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.