sábado, 18 de agosto de 2012

6ª Corrida 10 km Gran Cursos


6ª Corrida 10 km Gran Cursos

                Brasília possui o segundo maior mercado no lucrativo segmento de corrida de rua do país (Correio Brasiliense). Suas largas avenidas recebem corredores praticamente todos os fins de semana. Não é raro realizar-se por lá duas ou mais provas em um único final de semana.
                No final da segunda semana de agosto, por exemplo, foram realizadas duas provas: a 6ª Corrida 10 km Gran Cursos, no sábado (11.08) e a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, no domingo (12.08). 


Imagem 1. Medalha de participação

                Fui conferir e participar dos 10 km do Gran Cursos. Conciliei a corrida com possibilidade de passar o “Dias dos Pais” com a em Brasília. A prova, que já está em sua 6ª edição, faz parte do calendário brasiliense de corridas de rua. Por ser realizada no período noturno é uma ótima opção para os atletas que costumam treinar à noite. Isso também deixou livre o domingo dos “Pais”, para ser compartilhado em família.


Imagem 2. Conciliando a corrida com o "Dia dos Pais"

                Concomitantemente à prova de 10 km, havia um percurso participativo de 5 km, este sem nenhuma premiação para os atletas.  Além de uma boa distribuição de prêmios em dinheiro, os 10 km também fez o reconhecimento por faixa etária, para cada intervalo de 10 anos.
                O kit do atleta foi o básico: uma camisa nas cores vermelha ou azul, número de peito e o chip de cronometragem. Já o kit pós prova foi generoso, com uma belíssima medalha de participação, isotônico, barra de cereal, doce e frutas.
                A Gran Cursos é uma escola especializada para concursos públicos sediada em Brasília. Ela também apóia uma equipe de atletas de excelente nível de desempenho (masculino e feminino) que estão sempre presentes nas principais provas realizadas por lá.
                A prova organizada por eles surpreendeu. Não somente pela organização, mas, também, pelo nível dos atletas encontrados por lá. Tive a oportunidade de ver companheiros de corrida da cidade de Goiânia, além de outros companheiros virtuais.
                    É comum ouvir os “não corredores” dizerem que correr em Brasília é fácil, pois se acredita que quase tudo por lá é “plano”. Ledo engano. O percurso dessa prova mesmo foi muito exigente. A corrida foi realizada praticamente ao longo da porção norte do Eixo Monumental. 


Imagem 3. Percurso da 6a Corrida 10 km Gran Cursos

                Conforme previsto, a largada para os 10 km se deu pontualmente às 19 h. Para os 6 km, um pouco mais tarde, às 19h15min. Saímos da Praça dos Buritis em direção à Torre de TV, em forte descida. A partir da Torre, retornamos até o Memorial JK enfrentando uma subida de igual proporção. A partir do Memorial, voltamos a descer até a antiga Rodoferroviária. Daí, retornamos ao Memorial em uma forte subida, agravada por um forte vento contra, típica do mês de agosto. Encerramos nossa participação com outra descida até a Praça do Buriti.

Imagem 4. Perfil altimétrico do percurso

             A exemplo de outras provas típicas no Distrito Federal houve uma excelente organização em termos de segurança, staffs ao longo do percurso e postos de hidratação, colocados a disposição dos atletas a cada três quilômetros.
             O único aspecto negativo da competição ficou por conta da questão da aferição correta do percurso, um problema crônico encontrado em provas não oficiais brasileiras. Assim, ao invés de falarmos em uma corrida de 10 km, seria melhor falar em uma medida aproximada. Esta, por exemplo, ficou nos 9.760 metros, segundo dados gerados pelo GPS. Infelizmente, essa é uma questão polêmica e sinaliza certo desrespeito, além de prejudicar os atletas, que se preparam arduamente para superarem os seus limites.
                De qualquer forma, participar dessa corrida foi uma grande oportunidade para que os atletas avaliassem seus ritmos de prova em um percurso difícil e que exigiu deles um forte preparo para enfrentar longas descidas e subidas.
                Particularmente, além de fazer novos companheiros, pude rever e conversar com os veteranos. Coloquei meu ritmo de prova em teste e passei um “Dia dos Pais” muito agradável ao lado de minha família, fazendo aquilo que nós, corredores, mais gostamos: correr!
                Mais do que correr, fica o exemplo, especialmente para meus filhos que também estavam presentes apoiando e me incentivando.


Imagem 5. Incentivando os filhos


Fontes de apoio:

www.correiobrasiliense.com.br – 17 de agosto de 2012

2 comentários:

  1. Parabéns pelo tempo da corrida. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rene.A evolução neste estágio é muito lenta mas, ela está vindo. Vamos chegar lá! Um grande abraço e bons treinos!
    Nilo Resende

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.