sábado, 1 de dezembro de 2012

3ª Corrida TRT Goiás 2012




3ª Corrida TRT Goiás 2012


           Para muitos corredores exercerem o seu papel durante uma prova, isto é, competirem ou simplesmente correrem, um sistema eficiente de cronometragem, um percurso pré-definido bem balizado e seguro, com postos de hidratação bem distribuídos é o suficiente.
                O que passar disso, pode ser considerado “mimo”. Isso inclui até mesmo a camiseta alusiva ao evento. Há um grupo significativo de corredores que muitas vezes preferem correr com seus próprios uniformes, contendo a marca de seus patrocinadores, grupos de corrida ou de suas assessorias.
                Parece ser muito simples organizar um evento dessa natureza. Na prática, sabe-se que não o é. Este segmento de mercado tornou-se um negócio muito atraente, para pequenos empreendimentos e para as grandes marcas esportivas. Com um maior número de adeptos em busca, principalmente, de uma melhor qualidade de vida, as empresas organizadoras de corridas de rua, para alcançarem seus objetivos quanto ao número de atletas inscritos nas provas, procuram se diferenciar nessa prestação de serviços.
                Com isso, a atividade, que até certo ponto era simples de se organizar no passado, tornou-se um grande evento e passou a ser uma tarefa complexa, demandando um número cada vez maior de parceiros, apoiadores e tantos outros profissionais envolvidos. Se, por um lado é bom ter um maior número de interessados no sucesso da atividade, por outro lado, isso pode levar à perda da qualidade no controle do serviço prestado.


Foto 1. Atletas, momentos antes da largada.

                É com essa introdução que será abordada a 3ª edição da Corrida TRT Goiás 2012. Um evento muito aguardado pelos corredores de rua de Goiânia. Tanto é verdade que se alcançou o limite de atletas inscritos muito antes do encerramento do período de inscrições. O mérito para esse sucesso está na dedicação e qualidade nos serviços prestados pelos organizadores, a Sport e Tracks.
                O evento também marcou o aniversário do Tribunal Regional do Trabalho, que neste ano comemorou 23 anos. Além fomentar a prática do esporte, a corrida ainda tem como objetivo despertar uma determinada necessidade no seio da comunidade.
                Em 2011, o tema abordado foi a dignidade do trabalho. Neste ano, se destacou a importância da segurança e saúde no trabalho, uma questão que preocupa todo o país. Dados do TRT-GO apontam que, somente no Estado de Goiás, foram registrados no ano passado 15.915 acidentes e 124 mortes, 9 a menos do que em 2010.            
                Os atletas inscritos puderam optar entre dois percursos: caminhada de 4 km e corrida de 4 e 8 Km. Para a corrida, houve uma boa premiação geral para os três primeiros colocados (masculino e feminino), o que atraiu muitos atletas com forte desempenho e elevou o nível de competitividade, mesmo dentro das faixas etárias.
                Ainda houve uma premiação especial para magistrados e servidores do TRT-GOIÁS e premiação para os atletas da comunidade nas diferentes faixas etárias, a cada dez anos, nos dois percursos. 
                Pode se dizer que as duas distâncias disputadas são muito atraentes para os que se iniciam no “mundo da corrida”. Também o são para aqueles mais avançados que buscam aprimorar as suas marcas pessoais.
                Como em eventos anteriores, a equipe da Sports e Tracks, junto com os patrocinadores, se preocupou com cada detalhe e, se dedicou em proporcionar aos atletas uma experiência de corrida de alta qualidade. Para isso se propuseram a realizar várias atividades diferenciadas. Algumas funcionaram muito bem. Outras nem tanto.


Lançamento da corrida, com a presença de autoridades, membros da comunidade e representantes de academias, assessorias e atletas, com o oferecimento de palestras de renomados profissionais nas áreas de nutrição e fisioterapia.
Ações de responsabilidade Sócio / Ambiental, como o recolhimento dos resíduos gerados pelo evento para posterior processo de incineração e decomposição térmica, não gerando nenhum prejuízo ao meio ambiente. Distribuição no kit do atleta de Ecobags, um item para substituir as sacolas plásticas; Recolhimento de dois litros de leite longa vida por atleta, para serem distribuídos para entidades carentes;
Confecção de um Manual do atleta, direcionado para esta prova, com todas as informações necessárias sobre o evento. Este pode ser conferido em,  http://www.stracks.com.br/manual.
Sorteio de um relógio Garmin Forerunner 610 para os participantes que comparecessem ao evento de lançamento da corrida ou visitassem o stand da Consciente Construtora para conhecer o apartamento decorado de um novo empreendimento.
Os 50 primeiros atletas Gold, isto é, aqueles que adquiriram um pacote especial para participar de três corridas organizadas pela Sport e Tracks e visitassem o apartamento decorado, também estavam aptos a ganhar, na hora, uma bolsa personalizada.
Foi proposto um serviço diferenciado e inovador nas corridas de rua de Goiânia para todos atletas que cruzassem a linha de chegada. Eles teriam suas fotos de chegada na página do facebook de um dos patrocinadores, que também preparou uma espécie de “confessionário” para que os atletas pudessem enviar mensagens de apoio ou deixassem seus depoimentos sobre a corrida.
Sorteio de um I Phone 4 para os atletas que participassem de um test drive em um carro da Citroem de uma concessionária local.
O Kit do atleta, composto por um chip descartável (Tagchip), camiseta microdry, ecobag da Unimed, número de peito personalizado e viseira, foi entregue em um stand de vendas da Consciente Construtora, onde os atletas foram convidados para visitar um apartamento decorado.
Kit pós-prova composto por sanduíche natural, barra de frutas, gatorade e medalha.
Área Zen com fisioterapeutas e massagistas a disposição dos atletas inscritos.
Brinquedoteca para que os pais atletas pudessem deixar seus filhos durante a corrida.
Para garantir tudo isso em perfeito funcionamento ainda foram utilizados 250 profissionais, entre policiais, agentes de trânsito (AMT), seguranças, fisioterapeutas e educadores físicos. Todos trabalhando para garantir o sucesso do evento.

                
Foto 2. Itens sorteados.

Foto 3. Chip de cronometragem utilizado.

Foto 4. Ecobags contendo o kit da corrida.

Foto 5. Caixas de leite integral arrecadadas para serem distribuídas à entidades carentes.

          Foi com esta proposta que se conseguiu reunir mais de 1300 corredores na manhã do dia 25.11.2012 em Goiânia para participar da 3ª edição da Corrida TRT Goiás 2012. Um grande sucesso, comparado às demais corridas de rua realizadas na cidade. Muito desse sucesso pode ser creditado à competência conquistada pela organizadora perante o seu público alvo.
                Neste ano, se procurou melhorar alguns pontos que deixaram a desejar na edição passada, como a área destinada à concentração/dispersão dos atletas e a disposição das tendas das academias e assessorias de corrida que haviam ficado espremidas na garagem do TRT e dificultou o trânsito dos presentes.
                Em 2012 foram utilizados dois pavimentos do novo prédio do TRT, onde foram instalados os stands dos patrocinadores e realizadas as principais atividades como a entrega do kit pós-prova e a cerimônia de premiação. As tendas dos grupos de corrida, porém, ficaram separadas, no lado de fora do prédio. Pode se dizer que melhorou bastante.


Foto 6. Disposição dos stands no saguão do prédio do TRT-GO.

Foto 7. Disposição dos stands no saguão do prédio do TRT-GO.

Foto 8. Disposição dos stands no saguão do prédio do TRT-GO.

                Outro ponto de melhoria foi com relação ao horário de largada. No ano passado houve um atraso de meia hora, o que prejudicou o desempenho dos atletas durante a prova pelo forte calor daquele dia. Nesse ano, a largada foi pontualmente realizada às 08 horas.
                Em 2012 também observamos novos pontos de melhoria. Uma pequena modificação no percurso deixou a prova mais longa. Foram duzentos metros a mais. Um fato lamentado por muitos corredores. Como destacado no início, um dos aspectos que mais se preza em uma prova é um sistema eficiente de cronometragem e um percurso bem balizado e seguro. Infelizmente, este é o tipo de problema que atinge até mesmo as corridas mais tradicionais. Uma boa sugestão seria deixar os atletas informados previamente sobre a correta quilometragem a ser percorrida. 
                 Por outro lado, na edição de 2011 foi criado, com base nos tempos alcançados dentro da corrida do TRT, um pelotão de atletas de elite, chamado “The Best Runners”. O objetivo, segundo a organização era o de valorizar, incentivar e criar um atendimento diferenciado para estes atletas.

                Esse primeiro pelotão especial foi constituído por 25 atletas (masculino) e 25 (feminino) que chegaram à frente durante aquela corrida nos 4 e nos 8 km, totalizando 100 atletas. O pelotão foi apresentado à comunidade durante a 1ª Corrida da Habitação, onde correram com uma camiseta diferenciada e saíram em um local de destaque na baia de largada, logo à frente. Para quem não teve oportunidade de conhecer essa atividade, vejam abaixo a faixa de intervalo de tempo necessária para estar nesse pelotão naquela ocasião:


DISTÂNCIA
CATEGORIA
INTERVALO (min)
4 km
FEM
14:26 – 23:37
MASC
12:20 – 16:38
8 km
FEM
30:29 – 44:20
MASC
24:30 – 31:52


                Particulamente, acho que essa foi uma boa idéia. Do ponto de vista motivacional, o fato de ser reconhecido por fazer parte de um pelotão de atletas especial gera certo fascínio e pode exercer um efeito positivo, tanto para aqueles que já estão lá, quanto para aqueles que não estão, mas que possuem totais condições de chegar lá. Essa motivação pode ser um importante combustível para a manutenção do foco nos treinos e a busca de uma melhoria contínua no desempenho como atleta. Parece que a idéia de trabalhar com um pelotão especial não prosperou e, nunca mais se ouvir falar nisso.
                Outro ponto observado durante a edição de 2012 foi o atraso na cerimônia de premiação dos atletas nas faixas etárias, provavelmente ocasionado por problemas no sistema de cronometragem.  Aqueles que permaneceram no local tiveram que aguardar em pé até próximo ao meio-dia para receber o seu reconhecimento. Da largada até o encerramento foram cerca de 4 horas. Não se justifica tanto tempo para uma corrida curta e com tantos recursos disponíveis.


Foto 9. Atletas aguardam em pé a cerimônia de premiação.

                Para este evento, criou-se a expectativa nos corredores de que eles teriam as fotos de suas chegadas capturadas por meio de um mecanismo vinculado ao sistema Tagchip. Estas imagens ainda seriam disponibilizadas na página do facebook de um dos patrocinadores. Esse serviço não funcionou, tanto pela baixa qualidade das imagens, quanto por corredores sendo fotografados no lugar de outros, o que deixou os participantes decepcionados. Alertamos que novidades, quaisquer que sejam, precisam ser testadas, antes de serem aplicadas e amplamente divulgadas. Isso gera expectativa que, quando não alcançada, decepciona.
                Entretanto, estes problemas não tiraram o brilho do evento, que foi, sem sombra de dúvidas, um grande sucesso. Parabéns à equipe da Sport e Tracks! Alertamos para aquela mesma história que abordamos no início desse relato, atleta que é atleta não precisa de muitas coisas. Para uma boa prova, basta ter um sistema eficiente de cronometragem, um percurso pré-definido bem balizado e seguro, com postos de hidratação bem distribuídos. Neste ponto não se deve admitir falhas. O que passar disso, constitui os “mimos” que, também, são muito bem vindos, desde que planejados, senão, podem se tornar uma grande “gafe”.
                Um grande abraço e boas corridas!


Foto 10. Ao lado de bons companheiros de corrida.

Foto 11. Ao lado dos atletas Advaldo e Ataídio, ambos voando baixo!

Foto 12. Mais companheiros de corrida, com destaque para os colegas Roney e Diogo.

Foto 13. Ao lado dos companheiros (as) Talita, Fernando, João Honório e Frederico.

Foto 14. Ao lado dos companheiros do Grupo Giramundo (Shirlene, Maurício, Judite e Edimilson)

Foto 15. Ao lado do companheiro Marlei.


Fontes de apoio: 







4 comentários:

  1. Parabéns a você que sempre faz ótimos comentários destacando sempre os pontos positivos e negativos das corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Muito obrigado pela visita e pelo feedback.
      Além de expressar a nossa experiência como corredor, fico feliz em poder contribuir na melhoria dos serviços prestados a nós corredores, por meio destes relatos.
      Um grande abraço e,
      Boas Corridas!
      Nilo

      Excluir
  2. DONIZETTE - TRINDADE

    PARABENS Nilo,, mais um belo relato..
    suas colocações são claras. vc é o porta voz das corridas de ruas de GOIÂNIA e todo BRASIL.. FICOU lindo..
    abç... ano que vem se deus quizer estarei nas pistas.. estou treinando bem leve sem competiçoes, esperando que recupere bem... abs. amigo,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donizette,
      Muito obrigado por suas palavras!
      Estamos torcendo e aguardando o seu rápido retorno ao mundo das corridas.
      Sabemos que, para um atleta de seu nível, é muito dificil treinar somente leve.
      Tenho certeza de que logo você irá se recuperar.
      Um grande abraço!
      Que os ventos possam estar sempre a seu favor!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.