domingo, 16 de dezembro de 2012

Meia Maratona SESC de Revezamento



Meia Maratona SESC de Revezamento


“Don't just race for time, race for the love of the race, the people you meet along the way, and the strangers & friends you inspire”

“Não corra somente pelo tempo! Corra pelo amor à corrida, pelas pessoas que você encontra ao longo do caminho e pelos estranhos e amigos que você consegue inspirar”

 (Tradução Livre - Autor desconhecido)


                Encerrando o calendário de corridas de rua de 2012, foi realizada em Goiânia no dia 09 de dezembro a Meia Maratona SESC de Revezamento. Um dos objetivos principais de uma prova de revezamento é realizar a integração entre os participantes. Esta prova, em particular, integrou não apenas os atletas, mas, também dois organizadores diferentes: a Sports e Tracks e a Velox Sport. Ambos com muita experiência individual na organização de provas de corrida de rua no Estado de Goiás.


Imagem 1. Camiseta da prova.

                Do ponto de vista do compartilhamento do conhecimento, a integração entre os dois organizadores diferentes pode ser uma grande oportunidade de aprendizado. Por outro lado, se não for bem conduzida, pode trazer alguns riscos, como dificuldades na comunicação, o desperdício de energia e, em casos mais extremos, até a perda do controle da atividade.
                Do ponto de vista prático, foi uma prova onde não faltou qualidade técnica, organização e segurança para os atletas inscritos. A largada ocorreu às 8h em frente da unidade do SESC FAIÇALVILLE que, aliás, vem se tornando um excelente palco para atividades dessa natureza ao proporcionar um espaço generoso, tanto internamente, quanto externamente para que as principais atividades possam ser desenvolvidas. 


Imagem 2. Vista aérea da arena de largada, com a unidade do SESC Faiçalville ao fundo.

Imagem 3. Área destinada à transição entre os atletas e suas equipes.


Imagem 4. Atletas aguardando a Cerimônia de Premiação no Ginásio do Sesc Faiçalville.

Imagem 5. Atletas do Grupo Giramundo aguardando a cerimônia de premiação.

   
      Outras provas, como a Corrida de Prevenção do Câncer da Mama (http://companheirosdecorrida.blogspot.com.br/2012/09/corrida-de-prevencao-do-cancer-de-mama.html), com uma concentração bem maior de atletas vêm sendo realizada nesse mesmo local e, com muitos elogios. Com relação ao local, a única queixa fica mesmo por conta do percurso, que é sempre exigente. No caso desse evento, a corrida foi desenhada para ter um percurso de 5.275 metros, por onde equipes compostas por dois ou quatro atletas se revezariam para totalizar os 21.100 metros de uma meia-maratona. 


Imagem 6. Altimetria da prova

                As equipes poderiam ser masculinas, femininas ou mistas, sendo que nestas últimas, deveriam obrigatoriamente ser compostas por 50% (cinqüenta por cento de atletas de cada sexo). Este foi o ponto mais criticado por algumas equipes mistas que se sentiram prejudicadas, pois se acredita que uma primeira versão do regulamento, não se exigia esta igualdade de componentes de ambos os sexos. Assim, parece que as regras foram alteradas depois que as inscrições já haviam sido realizadas.


Imagem 7. Atletas participantes da Meia Maratona de Revezamento (Edimilson, Roberli, Nilo, Silvio, Fernando (em pé) e Shirlene, Judite e Renata (abaixo).

                Apesar deste ser um evento, cujo principal objetivo foi o de integrar, não se deve esquecer que uma atividade dessa natureza drena a atenção e a energia dos atletas. Eles treinam para estar lá e fazerem o seu melhor, independente de seu grau de preparo físico. Este é um comprometimento que está intrínseco. Na formação de uma equipe de revezamento há uma força sinérgica, que nunca deve ser desprezada. É melhor canalizá-la para o lado positivo. Daí a responsabilidade dos organizadores.


Imagem 8. Entrada na área de transição.

                Após algum tempo envolvido no mundo da corrida de rua, seja correndo ou apenas observando, aprendemos que uma prova de rua perfeita é um objetivo cada vez mais distante de se alcançar. Os atletas podem ter a sua parcela de responsabilidade, mas, na maioria das vezes, os maiores problemas ocorrem em nível de organização.
                Em se tratando desse assunto, o ano de 2012 foi um ano de muitas polêmicas. Hoje se organiza muito mais provas do que se organizava no passado. Conseqüentemente, os problemas aparecem mesmo em grandes eventos nacionais. Imaginem nos eventos regionais.
                O mais importante é entender que esse é um processo aprendizado e deve se evitar insistir nos mesmos erros. Volta a se repetir, os atletas de hoje estão cada vez mais conscientes de seus direitos. Ao pagarem os valores cobrados na forma de inscrição eles adquirem um serviço. Alguns problemas, em função de sua gravidade, não passam mais despercebidos.
                De qualquer forma, apesar do descontentamento das equipes que se sentiram prejudicadas por dubiedades no regulamento, como uma atividade integradora e fomentadora da qualidade de vida, a Meia Maratona SESC de Revezamento, além de ter sido a última corrida do ano na cidade de Goiânia, foi uma grande festa!
                Muitos atletas estavam ali com o objetivo de confraternizar e, foi isso o que se viu. É isso o que devemos guardar em nossa memória.


Imagem 9. Atletas do Grupo Giramundo reunidos




Imagem 10. Participantes Fernanda e o pequeno Lucca Raphael.

Imagem 11. Confraternizando com os companheiros da Indústria Farmacêutica.

Imagem 12. Ao lado dos companheiros Roberli (esse voa baixo), Silvio e Fernando Lino.


                Um grande abraço e boas corridas!


Fontes de Apoio:





 

10 comentários:

  1. Um belo evento, sem sombra de dúvida. Meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Ivana.
      Um belo evento e uma bela oportunidade para se confraternizar junto aos demais corredores.
      Fechando o ano com chave de ouro!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  2. Belo relato! Gostaria de colocar aqui que não houve alteração no regulamento após a colocação no site. O que houve foi a falta de atenção por parte do capitão de algumas equipes, quanto a leitura do regulamento, mesmo sendo orientado a tempo, optou pela composição errada. Este foi o caso de sua equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rene, obrigado pelo retorno!
      Tenho certeza que o Capitao de nossa equipe (Edimilson) se dedicou bastante e envidou todos os esforços para seguir corretamente todas as orientações, fossem essas verbais ou do próprio regulamento.
      Infelizmente situações como o dessa prova, envolve muitas regras e palavras soltas no meio do regulmento.
      Infelizmente percebemos que fomos mal orientados. Isso poderia ter sido evitado.
      O que aconteceu não estraga o brilho do evento que foi uma grande festa de encerramento de nosso calendário de corridas!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  3. Interessante ressaltar que desta vez houve um atraso de 2 minutos por ter um atleta que estacionou de forma indevida na Avenida Ipanema e a Largada só foi autorizada depois que o atleta retirou o veículo do local. O horário de 08:30 que você menciona acima deve estar errado pois o seu horário de largada (você foi o segundo atleta de sua equipe na ordem de revezamento)foi 08:28.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rene, você tem razão!
      Texto corrigido.
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  4. Que me desculpe o amigo Rene, mas o capitão da equipe do Nilo não foi orientado do erro de composição da equipe como dito em seu comentário acima, fato este que poderia ter sido avisado até mesmo no dia de entrega dos Kits, pois lá estivemos, o capitão da equipe e eu representando o grupo Giramundo. Formamos duas equipes Quartetos misto com apenas um componente feminino, que se orientado teríamos corrigido para uma mista e uma masculina. O que parece ter acontecido deixarei de comentar para não ser injusto, principalmente ao Rubens e Ana da Veloxsports que nos atenderam com a máxima atenção na véspera da corrida. Deixo aqui meu pedido de desculpas ao Rubens e ao Getúlio da VELOXSPORTS pela reclamação que fiz no final do evento, assumo a responsabilidade por não ter acompanhado o regulamento, fato que não é comum a minha pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edimilson, bom dia!
      Fico feliz por vê-lo aqui no Blog!
      Mais uma vez, sentimo-nos honrados de tê-lo como nosso Capitão. Fizemos uma excelente prova e tenho certeza que cada um de nós fez o seu máximo.
      Justiça seja feita, mas capitão é para isso mesmo: representar e brigar pela equipe! Nossas desculpas ao pessoal da Velox.
      Estamos todos em um longo processo de crescimento.
      Estaremos juntos novamente no ano que vem.
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  5. Realmente foi um dia de muita festa e de confraternização com os amigos atletas.

    Quanto ao regulamento, desde que a corrida foi lançada eu tinha lido que equipes mistas deveriam ser compostas em 50% de ambos os sexos.

    Às vezes achamos que regulamento é tudo igual e não lemos. Eu sempre faço questão de ler tópico por tópico para não passar por esse tipo de situação. Nessa de revezamento havia muitos detalhes a serem observados.

    Mas fica aqui meu lamento pelos transtornos que passou a equipe Giramundo. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sílvio, tudo bem?
    Espero que sua experiência de ter participado da São Silvestre tenha sido muito boa!
    Obrigado pelo feedback. É como falei, todos estamos aprendendo. Às vezes, aprendemos errando!
    Isso já deu o que falar!
    Vamos tocar o barco. São águas passadas!
    Que venha um novo ano, repleto de boas corridas!
    Um grande abraço e um excelente 2013 para você e para sua família!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.