segunda-feira, 9 de setembro de 2013

II Maratona e V Meia-Maratona EM Movimento


Correr é Vida. Vida em Movimento!


                Frequentemente encontramos corredores pelo Brasil afora que nos perguntam: Goiânia tem uma maratona? Hoje, a resposta é: - Sim! Goiânia já tem uma maratona! No ano passado ela foi inaugurada de forma modesta. A sua segunda edição foi realizada neste dia 01 de setembro de 2013.


 
 
Imagem 1. Pórtico de Largada/Chegada.
 


  A II Maratona e V Meia Maratona EM Movimento, é um evento realizado pela AGEM – Associação Goiana de Esclerose Múltipla e organizado pela Iceemmovimento Sport. Neste ano, a Cronotag, ofereceu o suporte no sistema de cronometragem.  


  A prova também aproveitou para homenagear os 80 anos de Goiânia e recebeu o título de “Corra por uma vida melhor”, cujo objetivo é o de estimular a prática esportiva e o bem-estar da população, especialmente dos portadores de Esclerose Múltipla (EM) *.

 
Vejam, no vídeo abaixo, como foi o evento:
 
 
Vídeo 1. II Maratona e V Meia-Maratona EM Movimento
 

Apesar de ser a quinta edição do evento “‘EM Movimento”, foi somente em 2012, que os 42 km foram incorporados. Portanto, temos aqui uma maratona ainda muito jovem, com apenas dois anos de idade, mas com grande futuro pela frente.  

Até então, em Goiânia, só se contava com as distâncias de cinco e 10 km, além de uma meia-maratona realizada no final de outubro, em ocasião das festas de comemoração ao aniversário da cidade. Outras distâncias, como as 10 milhas, também começam a figurar no calendário local de corridas. Torcemos para que a maratona prospere, pois há muitos maratonistas no eixo Goiânia-Brasília, ávidos por uma boa prova. 

 A Maratona EM Movimento oferece opções de corrida para toda a família. O atleta pode escolher se quer somente caminhar, ou se quer correr cinco, dez, 21 ou 42 km. Portanto, é um convite para toda comunidade se engajar por uma causa, com várias alternativas, em termos de distâncias. Todos podem APOIAR e participar!

Ao longo de sua existência, o evento sofreu modificações e causou algumas controvérsias. Entretanto, a edição de 2013 surpreendeu e, na opinião dos participantes, esta foi a melhor edição de todas. O nível de satisfação foi elevado. 

A coordenadora da AGEM e do evento, a engenheira civil Eduarda Arantes, atenta às sugestões, conseguiu realizar uma corrida que superou as expectativas e agradou. Em 2012, ela não apenas sonhou que poderia fazer uma maratona, como levou muita gente a sonhar junto! Apoio para isto não faltou. Hoje, já vai para a sua segunda edição.

 

Imagem 2. Eduarda Arantes ao lado do atleta Sr. Ataíde de Brasília.

Para chegar a esse resultado, ela introduziu melhorias após ouvir a opinião de atletas experientes. Foi necessário ter coragem e sonhar “alto”, para levar a frente um projeto de realizar uma maratona entre os meses de agosto/setembro por estas paragens.  

Para quem conhece o cerrado goiano, sabe o quanto é difícil correr ou realizar um simples treino nesta época do ano. Imagine só, completar uma meia ou uma maratona com uma altimetria exigente, um percurso muito técnico, com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar (10 a 20%). Reunidos, esses elementos formam uma combinação perigosa, que pode colocar em cheque, qualquer pretensão mais audaciosa. Quem decide participar, precisa saber o que irá enfrentar. 

Dentre as melhorias introduzidas em 2013, citamos o retorno da largada para a Rua 4, no centro da cidade. Em 2012 ela ocorreu em frente a uma fábrica de refrigerantes, no município de Trindade, na área metropolitana da cidade. Desta vez, os 5, 10 e 21 km, foram integralmente percorridos dentro de Goiânia. Já os maratonistas, foram além, e ainda enfrentaram parte da rodovia que liga Goiânia ao município vizinho, até a fábrica de refrigerantes, após o que, retornaram ao ponto de origem.  

Outra melhoria proposta foi possibilitar uma largada mais cedo, a partir das 06h30min, em ondas de acordo com a distância disputada. Assim, foram duas largadas: a primeira para os 21 e 42 km e, a segunda para os 5 e 10 km. Na prática, a primeira largada ocorreu por volta das 07 horas. Apesar do atraso, o horário agradou a muitos. Como era de se esperar, os maratonistas mais lentos, enfrentaram maior dificuldade.
 
 
Imagem 3. Atletas dos 21 e 42 km se preparam para a largada.
 


            Outra melhoria foi fundamental para o sucesso do evento: para amenizar o desgaste e oferecer maior conforto aos atletas, o sistema de hidratação e alimentação foi o diferencial. Foram oferecidos água a cada 2 km, e isotônicos nos quilômetros 14, 18, 21, 28, 32, 36 e 42k. 


Além disso, apesar da organização não oferecer uma premiação em dinheiro, esse é um evento que agrada em cheio ao atleta amador, pois há medalhas para todos os participantes e troféus para os três primeiros colocados em cada faixa etária, de cinco em cinco anos até 80 anos, em todas as distâncias disputadas, isto é, dos 5 aos 42 km. 

Cerca de 450 atletas concluíram os quatro percursos oferecidos. Os cinco quilômetros foi a distância que captou o maior número de participantes (44,6%), seguidos pelos 21 km (23,5%) e 10 km (21,7). Apesar do pequeno número de maratonistas (10,2%), há que se considerar que, localmente, existe um menor número de adeptos a esta modalidade e, devido à tenra idade e às dificuldades específicas e inerentes à maratona goiana, poucos ousaram enfrentar o desafio. Ao todo, foram 46 concluintes. Gente de todo o Brasil. A eles, o nosso reconhecimento e os nossos PARABÉNS! 

Vejam na tabela abaixo os principais resultados:


5 km (201)
44,6%
MASC (132)
TEMPO
FEM (69)
TEMPO
Victor Arrais Sousa
17:04
Edneusa J Dorta
21:06
Gleidson A Almeida
18:59
Vani R Santos
21:19
Matheus G S Sousa
19:12
Suelene R Silva
21:39
10 km (98)
21,7%
MASC (81)
TEMPO
FEM (17)
TEMPO
Paulo Serafim Alves
35:17
Sheyla P Rosa
47:43
Joeilton G Campos
36:16
Antônia B Oliveira
51:29
Donizette A Silva
39:45
Suziane F Borges
51:36
21 km (106)
23,5%
MASC (90)
 
FEM (16)
TEMPO
Vilmar Garcia B Jr
01:19:26
Margarida Sirqueira
01:46:22
Celmo R Almeida
01:23:18
Maisa C Zica
01:48:36
Danilo Azevedo
01:25:59
Katiuscia T Costa
01:53:38
42 km (46)
10,2%
MASC (44)
TEMPO
FEM (02)
TEMPO
Sineilucio Mendanha
02:39:29
Rejane Caetano
04:13:25
Joviano P M Neto
02:46:41
Rilva X G Souza
04:34:22
Zelito T Barbosa
03:02:03
 
 
                      Fonte: Cronotag
 
 

Imagem 4. O atleta Sineilucio Mendanha (ao centro), da equipe André Vilarinho e campeão desta maratona.

 

             Considerações importantes para quem deseja conhecer maiores detalhes deste desafio: 


Esta não é a melhor época do ano para se realizar uma prova de longa distância, no centro-oeste.  Além disso, o percurso escolhido para acolher a Meia e Maratona deste evento é exigente, o que requer boa dose de preparo dos participantes. 

Porém, quando se olha para a perspectiva de superar desafios, não resta dúvida que esta é uma excelente opção. Há outras provas realizadas pelo Brasil, com desafios altimétricos e climáticos até maiores e que são um sucesso de público, o que sugere haver um potencial de oportunidades para serem aproveitadas e fazer com que mais atletas sintam-se mais atraídos para correr na capital goiana. É importante lembrar que às vezes, uma boa organização, não é o suficiente, pois há outros critérios que também precisam ser atendidos. 

Em 2013 a organização fez a sua parte! Voltou a largada para seu ponto original, se propôs a fazer uma largada mais cedo, divulgou amplamente, obteve apoio de importantes organizações, conseguiu patrocinadores, etc. Durante o evento, envidou todos os esforços para proporcionar conforto e segurança aos atletas.  

Por isso, com base na experiência deste ano, recomendamos a prova, inclusive a meia e a maratona para todos aqueles que estiverem interessados em participar de suas próximas edições, em especial para quem gosta de desafio (e quem não gosta?), ou esteja se preparando para enfrentar um, como por exemplo, outra prova-chave. Aqui, estamos diante de uma excelente oportunidade para se apoiar uma causa e para correr ou treinar, em um percurso demarcado, seguro e com postos de hidratação colocados a disposição dos atletas a cada 2 km. 

Mesmo sem uma premiação em dinheiro, a Maratona EM Movimento conseguiu agradar em cheio aos atletas amadores, especialmente os mais dedicados e que buscam um lugar no pódio. Ressaltamos que TODOS os três primeiros colocados, tanto no masculino, quanto no feminino, são premiados por faixa etária, divididas a cada cinco anos, nas quatro distâncias disputadas.



  
Imagem 4. Atletas premiados, em várias categorias, posam ao lado de Eduarda Arantes.

É importante lembrar que se trata de uma atividade realizada sem fins lucrativos, tendo como temática uma boa causa: alertar a população sobre a importância do diagnostico precoce de uma doença grave, a Esclerose Múltipla*, que ataca, sobretudo, os mais jovens.  

Por isso, acreditamos que poderia ter havido maior engajamento da população e da comunidade running local. De acordo com os dados divulgados, cerca de 500 atletas se inscreveram nesta edição. Acreditamos que muitos outros poderiam ter apoiado, nem que fosse somente para caminhar. Quem sabe na próxima edição, que já tem até data marcada: 31 de agosto de 2014 tenhamos uma maior participação! Esperamos vê-los por lá! 

Que esse sucesso se repita em 2014 e que as pequenas falhas que por ventura ocorreram, possam ser sanadas! Parabéns à comissão organizadora e a todos os staffs que, voluntariamente contribuíram para o sucesso do evento! 

Um grande abraço a todos e, boas corridas!
 
 
 
*A Esclerose Múltipla (EM)

                 A esclerose múltipla (EM), razão da existência desta prova, é uma enfermidade degenerativa considerada uma doença autoimune, cuja causa depende vários fatores. Sua evolução pode ocorrer por surtos e, ainda, deixar deficiências neurológicas. Afeta principalmente os jovens entre 20 e 40 anos e, principalmente, mulheres. É predominante em pessoas de pele clara, mas também acomete os afros descendentes. Acredita-se que, no Brasil, existem cerca de 15 a 18 pessoas com EM a cada cem mil habitantes.
                 Os principais sintomas da EM incluem a perda da visão, da audição, ausência de coordenação motora, paralisias, dormências, dificuldades para falar e perda do controle para realizar as necessidades fisiológicas. A EM não tem cura, mas, há tratamento, que deve ser iniciado o mais breve possível em função de envolver seqüelas neurológicas. Assim, o diagnóstico precoce é muito importante para assegurar a qualidade de vida.  Daí, a importância deste evento!
 

Fontes de Apoio:



11 comentários:

  1. Parabéns Nilo e Equipe Giramundo!... bela matéria e belo vídeo! Abraço a todos! Bira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, você recebeu o folder dessa corrida durante a sua visita a Goiânia. O evento foi muito bom e superou todas as expectativas. Quem sabe, no próximo ano, você e outros companheiros do Rio, não possam também estar presentes?
      Muito obrigado pelo seu feedback quanto a matéria e o vídeo. Reconhecemos que ainda temos muito o que melhorar, mas os feedbacks positivos, nos mostram que estamos no caminho certo.
      Correr já é muito bom. Escrever e registar estes momentos maravilhosos é melhor ainda.
      Um grande abraço Poeta!
      Quando e onde será o próximo longão? Quando for a Brasília, gostaria de estar presente.
      Em nome do grupo Giramundo, agradeço os cumprimentos!
      Sucesso em seu trabalho!
      Nilo

      Excluir
  2. Muito legal este evento, amigo. Meu carinho, boa semana. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana!
      Aí está um evento que consegue reunir duas coisas importantes para quem gosta de correr: uma boa causa e uma excelente organização. A edição de 2013 desse evento superou todas as expectativas.
      Muito obrigado pela sua passagem por aqui!
      Um grande abraço para você e, boas corridas por aí!
      Nilo

      Excluir
  3. DONI - TRINDADE-GO...
    PARABENS, Nilo... voçê fez mais uma grande leitura de tudo que aconteceu. foi uma linda matéria, uma corrida que está começando a se destacar. com todas as dificulidades a Eduarda conseguiu votos positivos da maioria, muitos quesitos foram melhorados em relação á anteriore, e muitos quesitos que com toda certeza ira ser melhorados na sua proxima edição. Eu participei de 03, de suas 05 edições e achei uma grande melhoria em quase todos os quesitos... PARABENS à EDUARDA ARANTES pela bela iniciativa, e à voçê Nilo por ter feito uma linda MATÉRIA deste evento pra todos os gostos...tem tudo pra CRESCER muito em suas proximas edições... abraço a todos que diretamente e indiretamente e a todos os ATLETAS que participaram deste evento...

    ResponderExcluir
  4. DONI - TRINDADE-GO...
    PARABENS, Nilo... voçê fez mais uma grande leitura de tudo que aconteceu. foi uma linda matéria, uma corrida que está começando a se destacar. com todas as dificulidades a Eduarda conseguiu votos positivos da maioria, muitos quesitos foram melhorados em relação á anteriore, e muitos quesitos que com toda certeza ira ser melhorados na sua proxima edição. Eu participei de 03, de suas 05 edições e achei uma grande melhoria em quase todos os quesitos... PARABENS à EDUARDA ARANTES pela bela iniciativa, e à voçê Nilo por ter feito uma linda MATÉRIA deste evento pra todos os gostos...tem tudo pra CRESCER muito em suas proximas edições... abraço a todos que diretamente e indiretamente e a todos os ATLETAS que participaram deste evento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doni, fico feliz pelo seu feedback.
      É isso aí! Parabéns a todos os corredores, que apoiaram uma importante causa e, à Eduarda que conseguiu fazer uma excelente corrida.
      A sua análise, por ter participado de três, das cinco edições, também é muito importante. Fico feliz que também tenha visto progressos!
      Parabéns pelo pódio alcançado nesta prova.
      Espero poder vê-lo, sempre no lugar mais alto do pódio.
      Um grande abraço, meu amigo!
      Nilo

      Excluir
  5. Excelente relato Nilo, realmente foi o que aconteceu, quando resolvir fazer os 21k a maioria das pessoas falaram que eu era louco, que a prova era mal organizada e tudo mais, no entanto fui surpreendido pela organização, tudo perfeito, ano que vem farei novamente e vou fazer de tudo para levar mais corredores, abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Advaldo!
      Fizemos uma parte dos 21 km juntos e foi bom correr ao seu lado. Que bom que a prova superou todas as nossas expectativas. Um evento que evolui, a cada edição, se firma cada vez mais no calendário.
      Também gostei muito de estar presente e quero voltar no ano que vem!
      Um grande abraço e boas corridas!
      Nilo

      Excluir
  6. Fico muito feliz em ver que o evento foi um sucesso. No ano passado eu participei e pude perceber que a organização já tinha feito grandes melhoras em relação ao evento de 2011, onde aconteceram muitos transtornos que espantaram os atletas.

    Eu já tinha enviado minhas desculpas à Eduarda por não poder participar do evento, mas pelo jeito foi uma belíssima festa.

    Parabéns a toda organização e parabéns a você, Nilo, por registrar esse momento em forma de palavras tão bem colocadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sílvio, Faltou você por lá!
      Sabemos que estava na Prova da Garoto e gostaríamos de te parabenizar pelo excelente resultado alcançado!
      De fato, a prova surpreendeu. Corri a meia e gostei muito. Ouvi diversos feedbacks e todos elogiaram a qualidade da corrida. Esperamos que o sucesso de 2013 se repita em 2014.
      Silvio, muito obrigado por suas palavras. O seu feedback é muito importante.
      Um grande abraço e muito sucesso em suas corridas!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.