domingo, 1 de setembro de 2013

Um Longão em cada Estado


Dia de Longão é Dia de Festa!

 

Neste dia 24 de agosto, recebemos na cidade de Goiânia o atleta e poeta carioca Ubiracy Rezende, o Bira, para o lançamento e o primeiro passo oficial do seu projeto “Um Longão em Cada Estado”. A escolha de Goiás como ponto de partida, nos deixou entusiasmados. Veja no relato, imagens e vídeo a seguir ,como foi o evento. 
 

Imagem 1. Parte do grupo, antes de sair para o longão.


O Bira é um corredor experiente e tem a maratona como a sua distância predileta. De maneira simples e direta ele nos relatou em entrevista que... “depois de um tempo, os corredores tendem a dar mais valor aos treinões do que corridas oficiais... Daí a ideia de realizar o projeto”.

Mas, na verdade, qual é mesmo a importância do longão? Foi o neozelandês Arthur Lydiard quem primeiro defendeu a ideia de que só aplicando grandes quilometragens ao treinamento é que se atinge um ponto ideal de estamina para se conseguir percorrer longas distancias em velocidades submáximas. Daí em diante, nascia o 'Long Run' ou o longão.

Realizar um longão, não é somente essencial para se alcançar o sucesso durante as corridas, independente da distancia em jogo, que pode variar de um mero cinco quilômetros até uma maratona, ou além. É também prazeroso. Por diversos motivos!

Não existe consenso sobre qual é a distância ideal para esse propósito. Todavia, os treinos longos e em ritmo confortável se constitui no pilar de qualquer programa de treinamento, sendo essencial para a construção da resistência de qualquer atleta.

Há fortes razões para se incorporar os longões nas planilhas de treino: melhorar a capacidade do músculo em remover e utilizar o oxigênio disponível;  aprender a recrutar as fibras musculares; desenvolver capacidades psicológicas para vencer a barreira da fadiga; se acostumar ao estresse da corrida; praticar habilidades úteis para uma corrida; construir a confiança, e desenvolver a paciência.

Os treinos longos ainda constituem uma maneira efetiva para alcançar ou manter o peso desejado. Além disso, se cria a oportunidade de correr na companhia dos amigos, com os quais você não mantém contato diário. De fato, os corredores frequentemente realizam os seus longões em grupos.

Complementando, o longão acaba sendo uma atividade agradável e inspiradora, pois pode ser realizado em diferentes ambientes, como nos parques, sítios, fazendas ou à beira do mar. As possibilidades são muitas.

Por isso, o projeto do Bira é muito bem vindo. O local escolhido também não poderia ter sido melhor: o belo Parque Areião, um dos cartões postais de Goiânia e a Alameda Ricardo Paranhos. Ambos, redutos dos corredores goianienses.
  
Imagem 2. Detalhes da pista em torno do Parque Areião.

Imagem 3. Detalhes da pista na Alameda Ricardo Paranhos.

A ideia era fazer uma rodagem de 15 a 20 quilômetros, o que foi feito! Para que todos pudessem participar e correr com segurança, independente de seu grau de condicionamento, foi selecionado um percurso com cerca de cinco quilômetros. Cada um fez o que conseguiu: uma, duas, três ou quatro voltas, que se alternavam, ora com a beleza natural do parque, ora na companhia de vários atletas que faziam seus treinamentos naquela manhã de sábado.
Veja, no vídeo abaixo, alguns momentos do longão:
 
Vídeo 1. Longão em Goiânia, o primeiro ponto de parada!
 

Para conforto dos participantes, foi servido um delicioso café da manhã. O projeto recebeu diferentes apoios. Os companheiros Hugo e Renan, da Lince Assessoria de Corridas, posicionaram uma tenda e demais acessórios, que serviu como ponto de apoio para hidratação. O Grupo Giramundo, na pessoa de seu coordenador Edimilson, participou e presenteou o Bira com uma camiseta do grupo.

Muitos atletas manifestaram apoio, virtual ou pessoalmente. Quem compareceu usufruiu uma oportunidade única de aprendizado e pôde ouvir o Bira e, com ele e demais atletas presentes, trocarem experiências.

A grande magia do longão está na criação de uma janela de aprendizagem! É uma modalidade de treinamento que nos ensina muito. Funciona como um treino, sem o apego ao relógio ou a um determinado número de repetições. Na verdade, dia de longão é dia de festa e, claro, uma oportunidade para reunir os companheiros de corrida.
 
Imagem 4. Atletas ouvem o Bira e trocam experiências.
 

No longão se faz amigos, se aprende ética, se ouvem histórias - de sucessos ou de fracassos. Já em uma competição ou prova, se aplica o que aprendeu. Dado a importância do longão, que transcende toda teoria por trás da ciência do treinamento, entendemos que a ideia do Bira foi muito acertada.

Agradecemos a TODOS que compareceram! Como regra, não há um dia certo para se realizar um longão. Por questões de agenda, o evento em Goiânia foi realizado no sábado. Sabemos que nem todos puderam deixar os seus afazeres para estar lá! Quem sabe no próximo longão poderemos nos encontrar.

Em sua bagagem, além de muita disposição e boa vontade, Bira trouxe apenas seus acessórios de corrida. Por aqui, ele registrou e levou consigo aspectos e curiosidades de nossa cidade, sobre o treino e os seus participantes. Suas impressões já estão disponíveis para todos aqueles que quiserem conhecer. Basta acessar o seu blog: http://www.birananet.com/

                Se ao correr pelo Rio de Janeiro, o Bira se sente feliz, imagine percorrer todo o país, como uma onda que se espalha além das fronteiras! Obrigado ao Bira!
 
Imagem 5. Momento de descontração, em outro belo Parque de Goiânia.

 

Que Deus ilumine e acompanhe os seus passos, por ande quer que ele vá!
Um grande abraço a todos e boas corridas!
 




4 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa do Bira, bem como foi uma grande oportunidade de estar com atletas tão experientes e de bem com a vida.

    Agradecimentos sinceros ao competente Grupo Giramundo e ao Hugo pela organização e suporte. Ficou show!

    Que esses longões se repitam muitas e muitas vezes.

    Abração, Nilo! Sou seu fã, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sílvio, nós também agradecemos a sua presença. Sabemos o quanto é difícil, deixar os afazeres do sábado para dedicar à corrida! De coração, muito obrigado por ter estado conosco! Que bom que tudo deu certo!
      Também sou seu fã! Espero que você continue se superando, cada vez mais!
      Um grande abraço meu amigo!
      Nilo

      Excluir
  2. Nilo e Amigos de Goiânia... O que dizer para agradecer à acolhida que recebi nesta bela cidade?? Vê-los montarem um treinão com barraca de apoio e mesa de frutas foi demais que o esperado... Uma surpresa fantástica, pois para mim já seria incrível simplesmente juntar os atletas e corrermos juntos!... Vocês superaram qualquer expectativa, por mais otimista que eu tivesse. De minha parte, cometi algumas falhas por não ter antecipado o contato com os demais corredores (já que estive viajando dias antes e precisava fechar a postagem anterior) e, nesse contato, recolher suas histórias para contá-las. Talvez quando nos encontrarmos em Brasília isso seja possível. Muitíssimo Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Bira, Nós também somos gratos por ter compartilhado com você estes momentos agradáveis! Que bom que gostou da acolhida! Este é o jeito goiano de ser! O importante é que deu tudo certo e, quem compareceu pode curtir momentos muito agradáveis. Que Deus ilumine e acompanhe os seus passos, por ande quer que você vá!
    Um grande abraço e boas corridas!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.