sábado, 21 de setembro de 2013

Ser ou não ser um Atleta Federado?


Ser ou não ser um Atleta Federado?

À medida que adentramos o mundo da corrida e aumentamos o contato com outros praticantes, seja simplesmente durante os treinos ou em competições, nos deparamos com outra realidade. Um mundo diferente, com cultura, ritos e jargões próprios de uma tribo: uma tribo de corredores.

Uma vez imerso neste universo, encontramos atletas de diferentes categorias e níveis com a mesma indagação: - Vale a pena ser um atleta federado? – O que é preciso fazer? Pensando nesta questão, fomos buscar algumas respostas e as compartilhamos a seguir.
 
 
Imagem 1. Página inicial do site da CBAt.
 

Seja você um atleta iniciante ou veterano, atleta de elite ou não, a resposta para a primeira indagação é: SIM, vale a pena ser um atleta federado! Ao se federar, o corredor passa a ter benefícios, além de passar a fazer parte de uma classe oficialmente reconhecida.

Ser federado, especialmente para os atletas profissionais, mas que se aplica também aos corredores amadores é de fundamental importância para captar recursos e conseguir incentivos de entidades públicas ou privadas.

Outro benefício é que um atleta federado, além das corridas de rua, também pode participar das competições oficiais realizadas em pistas.

Outra grande vantagem é que, algumas competições realizadas pelo Brasil afora, possuem condições e descontos especiais na inscrição para atletas federados, que pode chegar até a 50%, dependendo da prova e da região.  Assim, uma vez que as taxas de anuidades cobradas para se federar não é abusiva, é possível recuperar o investimento com o desconto obtido em pouco tempo.

Portanto, vale a pena ser um atleta federado! A seguir, indicamos alguns passos e damos algumas dicas sobre como se federar:

1)      Acessar o site da CBAT: www.cbat.org.br

2)      Clique na Guia formulários

3)      Selecione um Estado

4)      Clique na Guia acessar formulários

5)      Clique na Guia Cadastro de Corredor de Rua

6)      Preencha o Formulário

7)      Imprima o formulário, devidamente preenchido, em duas vias;

8)      Tenha uma foto 3 x 4 e uma cópia de sua identidade.

9)      No Estado de Goiás, a taxa de inscrição cobrada é de R$20,00.

10)   Após o total preenchimento, será impresso o Cadastro de Corredor de Rua que deverá ser assinado e, entregue na Federação de Atletismo de seu Estado ou enviado para a sede da CBAt, para que seja efetivado o seu cadastro.
 
OBS.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios. Utilize a tecla [Tab] para navegar entre os campos.
 
Veja no vídeo abaixo maiores detalhes sobre como se federar:
 
 
 

Esperamos que estas informações tenham sido úteis!

Boas Corridas!

6 comentários:

  1. olá, Nilo, sempre quiz saber como funcionava para ser um atleta federado, você me ajudou muito com a sua explicaçao!Mas eu tenho uma dúvida ainda,lá fala que preciso de uma Federação ou clube certo?Mas a Federeção no caso aceita todo atleta amador que queira se federar para participar de competições oficiais ou existe alguns critérios de escolha?Desde de já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  2. olá, Nilo, sempre quiz saber como funcionava para ser um atleta federado, você me ajudou muito com a sua explicaçao!Mas eu tenho uma dúvida ainda,lá fala que preciso de uma Federação ou clube certo?Mas a Federeção no caso aceita todo atleta amador que queira se federar para participar de competições oficiais ou existe alguns critérios de escolha?Desde de já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maura,
    Que bom que a matéria tenha ajudado.
    Em relação à sua dúvida, o atleta precisa estar vinculado a um clube ou a algum grupo de corrida. Não pode ser atleta avulso.
    Abraços e bons treinos.
    Nilo

    ResponderExcluir
  4. mano eu queria saber, como eu faço pra competir, cheguei agora nesse mudo e to perdido

    ResponderExcluir
  5. mano eu queria saber, como eu faço pra competir, cheguei agora nesse mudo e to perdido

    ResponderExcluir
  6. Olá quero ser federado eu tenho um grupo como posso prova que realmente te nho esse grupo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.