domingo, 3 de março de 2013

Meia Maratona CAIXA das Pontes



Meia Maratona CAIXA das Pontes


Abstract: Include bridges in racing is almost a recipe for success, due to the positive impact on the landscape and on the experience of the race. This is one of the recipes for success of the Meia Maratona CAIXA de Brasília (Brasilia Bridges Half Marathon), besides its excellent level of organization. The race has requirements to be considered one of the unmissable events of Brazil.



                Realizar corridas de rua que incluam no percurso uma ou duas pontes é quase que uma receita de sucesso, devido ao impacto positivo sobre o cenário e sobre a própria experiência da corrida. Esta experiência é uma das receitas de sucesso da Meia Maratona CAIXA das Pontes de Brasília, além de seu excelente nível de organização. A corrida possui requisitos para ser considerada uma das provas imperdíveis do Centro-Oeste e, talvez, até mesmo do Brasil.


Imagem 1. Meia Maratona CAIXA das Pontes (Ponte JK - Brasília-DF)

                Antes de qualquer coisa, é bom que não se confunda a Meia das Pontes, realizada em Brasília, com a Corrida da Ponte Niterói - Rio de Janeiro ou a Corrida das Pontes, que ocorre em Recife. Estes são três eventos distintos e realizados em datas e locais diferentes, além de terem organizadores e percursos também diferentes.
                Vejam outros detalhes na tabela abaixo.


PROVA
DATA
LOCAL
ORGANIZAÇÃO
ATLETAS
PERCURSO
1ª EDIÇÃO
Meia das Pontes
24/02
Brasília - DF
MKS / LATIN SPORTS
1.200
21,1 km
2009
Corrida da Ponte
19/05
Niterói – Rio de Janeiro (RJ)
DREAM FACTORY / SPIRIDON
18.000
21,4 km
1981
Corrida das Pontes
31/03
Recife - PE
JJS
6.000
10 km
2003

                 
               Recentemente, uma revista especializada em corridas, apresentou uma matéria onde apresentou 15 provas realizadas em todo mundo com percursos ou largadas realizadas sobre pontes famosas. Das listadas acima, a única citada foi a Corrida da Ponte Niterói - Rio de Janeiro, por motivos mais do que óbvios.
           Lembre-se que o percurso dela não passa sobre uma ou duas pontes. Ela é quase que exclusivamente disputada sobre uma única ponte, a famosa Ponte Rio - Niterói, que possui aproximadamente 13 km de extensão. Portanto, uma corrida repleta de desafios e especial na categoria.


Imagem 2. Corrida da Ponte (Niterói - Rio de Janeiro)


Imagem 3. Corrida das Pontes em Recife (A "Veneza" brasileira)

                Outra corrida brasileira importante, citada na matéria, foi a “10 Milhas Garoto”, cujo percurso passa sobre uma ponte de 3,3 km de extensão, construída em 1989 e que liga a cidade de Vitória a Vila Velha. 


Imagem 4. 10 Milhas Garoto

                Neste artigo, as provas de Brasília e de Recife não foram sequer citadas e com razão. A prova de Brasília ainda é muito jovem e está apenas em sua quarta edição. Ainda há muito que crescer, especialmente no quesito tradição e número de participantes, uma vez que em se tratando de organização, a Meia das Pontes de Brasília, não deixa nada a desejar. Quem acompanhou os relatos negativos do que aconteceu durante a “10 Milhas Garoto” realizada no ano passado, sabe do que estamos falando.
             Voltemos à Meia das Pontes de Brasília. Vejamos o que ela tem de especial. A experiência favorável do ano passado justificou nossa participação nesta edição do evento. A prova é uma excelente opção para que os atletas acostumados a correr os 21 km inaugurarem seu calendário de corrida, especialmente se eles estiverem retomando a temporada de treinos.
            A largada nesse ano foi um pouco diferente do ano passado. Ela não ocorreu dentro das dependências do Pontão do Lago Sul, mas sim um pouco antes da Ponte JK, após o que os atletas se encaminharam para a Avenida das Nações (L-4), circularam por dentro do setor de clubes, a partir de onde cruzaram a nova Ponte JK e retornaram ao Pontão, pelo Lago Sul.
                Como a própria organizadora aponta, o percurso é considerado por todos como sendo um dos mais belos de Brasília. Nesta prova, o atleta corre ao lado de vários cartões postais da cidade, tendo como companhia o Lago Paranoá. Sem dúvida, uma experiência de corrida muito interessante.
                No entanto, não espere por uma corrida fácil. O percurso é muito exigente em termos de altimetria, pois não é nada plano. Aliás, para quem não conhece essa região do país, o que inclui a cidade de Goiânia, quase nada é plano. Por aqui, quando não se está subindo, se está descendo. 

Imagem 5. Altimetria da Meia Maratona CAIXA das Pontes

                O percurso é repleto de subidas e descidas, o que não deixa de ser um dos diferenciais da prova. Portanto, não conte muito com uma possível quebra de recorde pessoal, salvo se você estiver muito bem preparado.
                A segunda metade do percurso, que coincide justamente quando se cruza a Ponte JK, pode ser considerada a parte mais difícil. O atleta encontra nesta etapa da prova uma sequência quase que interminável de longas subidas, não muito inclinadas, é verdade, mas difíceis de serem concluídas. Um verdadeiro tobogã. Nesta edição foi comum encontrar atletas não tão bem preparados para o desafio, caminhando ou necessitando de algum tipo de ajuda.
                Porém, ao finalizar, já no quilômetro final, os atletas encontram forças e conquistam um verdadeiro alívio. De onde se pode concluir que todo o esforço valeu muito a pena!
                De maneira geral, a experiência de corrida foi muito positiva. A organização do evento foi impecável em muitos quesitos, como por exemplo:


  • Estrutura de excelente qualidade: tendas de hidratação, banheiros químicos, a presença de ambulância e apoio médico em todo o percurso. Seguro de vida para os atletas, tenda de massagem, frutas, isotônico, guarda volumes.

  • O kit do atleta, como de praxe, composto pelo número de peito de uso obrigatório, camiseta de poliamida, toalha, meia de perfomance e medalha de participação para quem completasse a prova.

  • Largada tranquila e pontual, às 07h30min da manhã.

  • Postos de hidratação colocados rigorosamente a cada 3 km (água e isotônico).

  • Placas intercaladas pelo percurso, sinalizando a quilometragem percorrida pelo atleta.

  • Percurso muito bem sinalizado, com cones e disposição de staffs ao longo do mesmo.


                Mas, com certeza, eventos dessa natureza, sempre tem algo para melhorar. Neste ano, muitos corredores reclamaram do preço cobrado pela inscrição (R$90,00), um valor elevado. Esse fato motivou um ou outro atleta a se manifestar contra e correr como pipoca, apesar do que, é de considerar uma loucura correr 21 km como pipoca, somente para protestar. Outro ponto de melhoria está na escolha da cor da camiseta do evento. Neste ano, a cor escolhida foi preta, o que não é muito apropriada para atividades realizadas sob a luz do sol.
                Não faz sentido, a organização ter o apoio de patrocinadores tão fortes como a “CAIXA”, que investe fortemente no atletismo e cobrarem um valor desses para correr e deixarem de atender uma antiga reinvidicação dos atletas: realizar uma premiação por faixas etárias, nem que seja somente por troféus.
                Com certeza, esse é um ponto de alto impacto e que estimularia uma maior participação. Certamente, seria um dos caminhos para se tornar uma das corridas realizadas em pontes famosas e, talvez, até mesmo uma prova imperdível. Fica aí a sugestão.           
                Por outro lado, a organização reconheceu e premiou os 10 primeiros atletas colocados na classificação geral (masculino/feminino). Além disso, como estímulo aos atletas amadores, um ponto muito positivo, foi o reconhecimento que a organização proporcionou para os 100 primeiros atletas amadores que cruzassem a linha de chegada. Assim, os atletas TOP 100 foram recebidos com uma medalha especial. Sem dúvida, um excelente estímulo à perfomance.


Imagem 6. Medalha TOP 100

Imagem 7. Cerimõnia de premiação na categoria feminino.

                Acreditamos que uma boa prova não é a mais fácil, mas sim aquela que o desafia enquanto atleta. Apesar da dificuldade técnica do percurso, a Meia das Pontes de Brasília é uma corrida e tanto. É uma prova ainda jovem e possui muito espaço para crescer.
                Voltamos a repetir, ela não possui a rapidez da Golden Four de Brasília, nem a beleza cênica da Meia do Rio ou das Cataratas. Entretanto, é bonita e bem organizada. Percorrer com segurança os 21 km por entre as áreas mais nobres da Capital Federal (os belos prédios, as embaixadas e mansões) e, tendo ainda como pano de fundo, o Lago Paranoá é, de fato, algo bem estimulante.
                  Curtam abaixo o vídeo da largada:

Vídeo 1: 4a Meia CAIXA das Pontes: Largada  e parte do percurso.

                Um grande abraço a todos e boas corridas!

Fontes de Apoio:
Revista Contra Relógio – Ano 20 – Nr. 233 – Fevereiro 2013.

9 comentários:

  1. Apesar de correr muito concentrado e quase não notando muito o que está ao meu redor, nada como um belo cenário para dar mais inspiração para a corrida.

    Geralmente eu revivo o cenário quando olho as fotos do percurso. É muito gostoso explorar, a pé, percursos que a gente está tão acostumado a passar de carro.

    A Meia das Pontes foi uma corrida enxuta: Bem organizada e bem desafiadora. É um percurso difícil de ser vencido, mas que traz muitos benefícios para próximos desafios.

    Muito bem colocadas as observações sobre as melhoras nas próximas edições.

    Parabéns, Nilo!

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  2. Muito legal este evento, parabéns pelo post, amigo !

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    1. Ivana, bom dia!
      Foi um evento muito bom mesmo.
      Com algumas pequenas melhorias ficará ainda melhor.
      Um grande abraço!
      Nilo

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  3. Sílvio,
    Obrigado pelos comentários e por reforçar os pontos de melhoria!
    Foi muito bom encontrá-lo nesta prova, ao lado de outros companheiros.
    Uma boa corrida é aquela que desafia o atleta. Neste quesito, a Meia das Pontes é uma corrida e tanto, nem tanto pelo cenário, mas também pelo desafio e pela organização.
    Um grande abraço e boas corridas para você!
    Nilo

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  4. Eu também corri essa prova "na pipoca", pois não achei a pena o valor cobrado (R$ 97,20), até porque estou em treinamento pra maratona e não queria forçar nessa. mas não é loucura fazer 21Km na pipoca se estiver levando sua água e gel. Tenho uma mochila de hidratação que funciona muito bem pra isso. Quero ver agora quanto vão cobrar na Maratona, que ano passado custava 60 reais.

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    1. Flávio, obrigado por visitar o blog!
      Eu também não sou favorável ao preço que as organizadoras de "corridas de rua" andam cobrando pelas inscrições.
      Para essa prova mesmo saiu muito caro, para mim e meus companheiros de corrida. Além dos 97,00 ainda tivemos que desembolsar os custos de viagem e hospedagem, pois não moramos em Brasília.
      Entretanto, não podemos reclamar. Tem corridas muito caras e mais importantes por aí, inclusive citadas nesta matéria, que falta até água nos postos de hidratação.
      Por outro lado, acho que se os corredores de uma forma em geral não concordam com o estado das coisas, o melhor seria nem comparecer ao evento.
      O "esvaziamento" do evento, nesse caso, seria a melhor resposta aos preços abusivos que andam cobrando por aí.
      Infelizmente, não é assim que as coisas funcionam. Por exemplo, se é só para fazer longão, pego minha hidratação,com mochila ou não, carboidratos e toda parafernália e vou para um lugar onde possa exercer e encontrar o "verdadeiro espírito da corrida"! É isso que importa. Esse espírito, na grande maioria das vezes não se encontra nas competições.
      Quer ver um exemplo oposto ao preço abusivo cobrado em algumas provas? Veja a Corrida de Reis de Brasília: Prova de graça! Milhares de atletas conseguiram se inscrever. Entretanto, dos que se inscreveram, outros tantos não compareceram no dia da prova. Isso, tirou a oportunidade de muitos corredores, que fariam de tudo para estarem presentes, mas não conseguiram se inscrever. A questão primordial não está simplesmente no preço! Os atletas tem a sua parcela de culpa também.
      Já corri provas diversas de graça e maratonas, cujo preço de inscrição foi de R$60,00, onde não faltou nada. Também já vi cobrarem 90,00 para se correr 10 km. Acho isso abusivo. Agora as provas chegam à casa dos 120,00. Os atletas se inscrevem, participam e depois ainda saem de lá reclamando. Aí reclamam de staff, de horário de largada, falta de sinalização e água no percurso, kit de corrida, premiação por faixa etária, etc. Tá tudo errado!
      Para finalizar, paguei os 97,20 para essa prova. Antes de mais nada, sou corredor também, e achei muito caro o valor cobrado. Por sorte, a prova atendeu a vários quesitos importantes. É verdade que também deixou de atender outros que estão citados nessa matéria.
      Para o futuro, vejamos o preço que cobrarão pela maratona.
      Mais do que protestar somente no dia da prova, o importante seria que mais corredores se juntassem a nossa discussão. Esse é o espírito desse blog.
      Espero que tenha sucesso em seu treinamento para a Maratona.
      Mais uma vez obrigado pela visita e que faça excelentes corridas por aí!
      Um grande abraço!
      Nilo

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  5. DONIZETTE - TRINDADE

    PARABENS NILO,,, mais um de seus exelentes relato.. ficou maravilhoso. e é exatamente isso aí. concordo plenamente com voçê.. seus conhecimentos são amplos e verdadeiros. ainda quero ver um livro seu... abç.. gostei muito..

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  6. Donizette, muito obrigado pelo feedback.
    Estivemos juntos nessa e estaremos juntos em vários outros desafios.
    Ainda tenho que aprender muito, para sequer, pensar na possibilidade de escrever nesse humilde blog. Imagina só escrever um livro.
    A cada dia que passa, percebo que meu negócio mesmo é correr! Por isso, preciso treinar bastante.
    Antes de qualquer coisa, todo o feedback que recebo neste espaço é fundamental para nos mostrar se estamos mesmo na direção certa.
    Por isso, agradeço muito o seu comentário, assim como os comentários de todos os outros companheiros que visitam o blog.
    Um grande abraço para você e boas corridas por aí!
    Nilo

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  7. Ola companheiro corredor! Por acaso vc ja sabe quando sera realizada a edicao de 2014 da corrida das pontes em Brasilia? Gostaria muito de participar! Obrigado
    Josue

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