Uma Campanha
Publicitária Focada no Desempenho: Atletas sub 1h30min em Meia Maratona
Abstract: The issue of performance is very relative and personal. After all, what is considered good for one may not
be to another. When
it comes to running, everyone
knows how difficult it is to
achieve good performance. To
reach it you need a lot of dedication in training. No use only rely on a
good pair of shoes.
O
desempenho é um tema relativo e pessoal. Afinal, o que é considerado bom para
um, pode não o ser para outro. Quando se trata de corrida, todos sabem o quanto
é difícil alcançar um bom desempenho. Para alcançá-lo é necessário muita
dedicação nos treinamentos. De nada adiantará contar somente com um bom par de
tênis.
Imagem 1. Pelotões de Elite e Geral na Meia Maratona de Lisboa, em 2012. |
Recentemente,
uma empresa europeia representante de uma grande marca de calçados de running, divulgou
em mídia social que os atletas que adquirissem um novo modelo de tênis, que por
meio de uma nova tecnologia oferecia
maior amortecimento, e conseguisse com eles finalizar uma meia maratona em
especial, em menos de 01h30min, estariam aptos a solicitarem o reembolso da
quantia investida no tênis.
Como
se pode perceber, uma inusitada campanha de marketing, na tentativa de demonstrar
que o modelo recém lançado, além de cumprir o prometido, isto é, oferecer maior
amortecimento, também poderia oferecer melhor desempenho. Trata-se de uma ideia ousada e interessante.
Em
se tratando de desempenho na corrida, um dos primeiros objetivos almejados
pelos atletas iniciantes é garantir a execução da atividade física por um tempo
cada vez maior. Aqui se fala de quantidade, representada nos quilômetros
rodados.
Porém,
à medida que se evolui na atividade, o foco passa a ser na qualidade, isto é,
na velocidade com que se consegue percorrer esses quilômetros. Neste caso, o
desejado, é alcançar um tempo cada vez menor para uma determinada distância.
Com
essa introdução, o leitor é conduzido a pensar no impacto e no risco da ousada campanha
publicitária dessa revendedora de tênis. Vocês
acham que eles haveriam de reembolsar muitos corredores?
A
resposta é não, pois o tempo desejado, somente é
possível de ser alcançado por um atleta com desempenho acima da média! Além disso,
há que se considerar que atletas com esse perfil, normalmente não costumam utilizar
modelos de tênis que ofereçam muito amortecimento.
Nesse
contexto de distância versus menor tempo, há importantes paradigmas a serem
quebrados. Um deles é representado por números
mágicos como ser sub 40 nos 10 km, sub
1h30min nos 21,1 km ou sub 3 horas em uma maratona, no caso de atletas do
sexo masculino, ou ser sub 50, sub
1h40min e sub 3h30min, respectivamente, para o sexo feminino.
Usualmente,
é costume dividir o bolo de atletas em duas grandes categorias: os de elite,
isto é, aqueles de alto desempenho e, o pelotão geral ou o restante dos
corredores. O fato é que esses números mágicos acabaram criando uma nova
categoria de atletas que se inserem em um intervalo logo após os corredores de
elite.
No entanto, para alcançar estas marcas se exige muita disciplina e dedicação, o
que está longe da grande maioria dos participantes de corrida de rua. Assim, por
conseguirem alcançar um desempenho acima da média, eles não estão dentro do
grupo de elite, mas também deixam de fazer parte do pelotão geral. Não são
simples atletas amadores!
Estima-se
que menos de 10% dos atletas conseguem alcançar essas marcas. Para ter uma ideia
do abismo existente entre estes atletas e o pelotão chamado geral, Companheiros
de Corrida analisou os resultados de importantes meias maratonas no Brasil.
Veja
o que foi encontrado:
EVENTO
|
ANO
|
MARCAS
|
MASC
|
SUB
1H30
|
%
|
MARCAS
|
FEM
|
SUB
1H40
|
%
|
Meia Maratona
Intern do Rio de Janeiro
|
2011
|
01:01:33 (QUE)
|
8432
|
430
|
5,09%
|
01:10:29 (QUE)
|
2385
|
68
|
2,90%
|
Meia Maratona
Intern do Rio de Janeiro
|
2012
|
01:01:46 (QUE)
|
8149
|
256
|
3,14%
|
01:07:17 (QUE)
|
2499
|
35
|
1,40%
|
Meia Maratona
Intern de São Paulo
|
2012
|
01:01:36 (QUE)
|
4724
|
328
|
6,94%
|
01:12:29 (QUE)
|
787
|
37
|
4,70%
|
Meia Maratona
Intern de São Paulo
|
2013
|
01:03:37 (BRA)
|
4074
|
249
|
6,11%
|
01:13:17 (QUE)
|
680
|
36
|
5,30%
|
Meia Maratona
Intern Corpore de São Paulo
|
2011
|
01:07:59 (BRA)
|
3435
|
230
|
6,70%
|
01:21:02 (BRA)
|
712
|
27
|
3,80%
|
Meia Maratona
Netshoes Corpore Intern de SP
|
2012
|
01:08:13 (BRA)
|
3121
|
179
|
5,73%
|
01:30:48 (BRA)
|
645
|
18
|
2,80%
|
Asics Golden
Four Rio de Janeiro
|
2011
|
01:04:51 (BRA)
|
1790
|
167
|
9,32%
|
01:16:22 (QUE)
|
747
|
45
|
6,02%
|
Asics Golden
Four Rio de Janeiro
|
2012
|
01:04:35 (QUE)
|
2014
|
164
|
8,14%
|
01:16:02 (QUE)
|
763
|
32
|
4,19%
|
Asics Golden Four Belo Horizonte
|
2011
|
01:06:41 (BRA)
|
730
|
96
|
13,15%
|
01:18:30 (BRA)
|
181
|
22
|
12,15%
|
Asics Golden Four Belo Horizonte
|
2012
|
01:07:19 (BRA)
|
962
|
102
|
10,60%
|
01:16:14 (BRA)
|
256
|
22
|
8,59%
|
Asics Golden Four São Paulo
|
2011
|
01:06:25 (BRA)
|
1944
|
184
|
9,46%
|
01:16:01 (BRA)
|
747
|
23
|
3,08%
|
Asics Golden Four São Paulo
|
2012
|
01:04:50 (BRA)
|
2819
|
250
|
8,86%
|
01:16:04 (QUE)
|
765
|
44
|
5,75%
|
Asics Golden Four Brasília
|
2011
|
01:05:17 (BRA)
|
1582
|
180
|
11,38%
|
01:14:59 (QUE)
|
547
|
35
|
6,40%
|
Asics Golden
Four Brasília
|
2012
|
01:04:58 (BRA)
|
2013
|
215
|
10,68%
|
01:16:04 (QUE)
|
765
|
44
|
5,75%
|
Observem que o perfil de atletas
que participam do Circuito Golden Four
é diferenciado. Trata-se de uma prova com percursos muito rápidos, além de ser voltada
para atletas que buscam desempenho e quebras de marcas pessoais. Neste
circuito, a média dos atletas sub 1h30 ficou acima da média Brasil (10%) no
masculino e em torno de 6% no feminino.
Vejam
ainda o que foi encontrado em outras provas internacionais na mesma distância:
EVENTO
|
ANO
|
MARCAS
|
MASC
|
SUB
1H30
|
%
|
MARCAS
|
FEM
|
SUB
1H40
|
%
|
New York Half
Marathon
|
2013
|
01:01:02 (QUE)
|
6926
|
540
|
7,80%
|
01:09:09 (QUE)
|
7609
|
429
|
5,64%
|
Semi de Paris
|
2012
|
01:01:32 (QUE)
|
21964
|
1584
|
7,21%
|
01:08:58 (QUE)
|
8407
|
242
|
2,88%
|
Berlin Half
Marathon
|
2012
|
00:59:14 (QUE)
|
15151
|
1091
|
7,20%
|
01:08:25 (QUE)
|
7935
|
226
|
2,85%
|
Observem
que a média lá fora, isto é 7,00% no
masculino e 3,70% no feminino, não é
muito diferente da brasileira, que ficou com aproximadamente com 5,60% e 3,50% respectivamente.
Portanto,
no Brasil o risco de devolução do dinheiro investido no novo modelo, prometido
pela campanha publicitária dessa revendedora de tênis de running, ficaria em torno de 7%, se todos os atletas do sexo masculino
sub 01h30minutos o tivessem adquirido e corrido com eles.
A
devolução seria algo improvável, salvo raras exceções. Conforme se
observa na prática, atletas com esse perfil preferem utilizar modelos de tênis
com pouco amortecimento.
Boas corridas!
Fonte de Apoio:
Essa matéria veio de encontro com as minhas primeiras impressões com um tênis novo que adquiri: O Energy Boost, da Adidas. Segundo a empresa, o material é uma revolução e promete alta performance ao atleta.
ResponderExcluirPois bem, no último fim de semana eu resolvi testá-lo num percurso de 15 km. Foi o meu treino para uma próxima corrida que vou participar. Eu aproveitei que um amigo foi aos EUA e pedi para trazer um par para mim.
O tênis é muito confortável, macio e o melhor: Extremamente leve. O solado de material tecnológico proporciona um bom amortecimento, o tecido permite ventilação nos pés e o tênis, como um todo, tem bastante flexibilidade.
No entanto eu não vi motivo para tanto alarde, pelos seguinte motivo: Performance não está ligada apenas a um tênis... quem dera! Para o atleta ter uma performance bem sucedida ele tem que atentar para algumas considerações:
- Treinos adequados
- Saber escolher um tênis que atenda o biotipo do seu corpo e da sua pisada
- Alimentação correta
- Altimetria do percurso
- Hidratação
O tênis é excelente e quem comprar não vai se arrepender, pelo menos para atletas com o meu perfil. No entanto, eu continuo com a opinião de que um tênis, por si só, não é um fator determinante para um bom desempenho, ele pode ser apenas um aliado.
Silvio, boa noite!
ResponderExcluirBela sacada! Essa matéria tem muito a cara do novo Boost da Adidas!
Que bom que o modelo adquirido por você, tenha atendido grande parte de suas necessidades e cumpriu boa parte do que promete.
Concordo totalmente com você: inúmeros fatores (externos e internos) influenciam o desempenho. O tênis, independente do modelo, é apenas mais um detalhe nesse universo. Bikila, o "corredor descalço" que o diga.
Apenas a título de informação, na maratona, que foi o tema de fundo dessa campanha publicitária em questão, teve cerca de 8190 atletas concluintes. Destes, 542 foram sub 1h30. Assim 6,6% deles conseguiram alcançar o tempo estipulado pela campanha. São números muito parecidos com os nossos!
Mais uma vez, muito obrigado pela oportunidade de diálogo.
Um grande abraço e que os ventos possam estar sempre ao seu favor!
Nilo