quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vamos em Frente!

Vamos em Frente!
               
                Hoje, mesmo realizando sessões de fisioterapia e após quase dois meses parado em função de uma lesão, em uma decisão conjunta com meu fisioterapeuta, voltei ao treino de corrida com o objetivo de avaliar minha condição geral. Foi um grande teste!

Foto 1. Nós vamos!

                Exatamente no dia 24 de fevereiro de 2012, ao iniciar um treinamento longo de 30 km, senti um grande desconforto durante a corrida ao pisar com a perna direita. Não era uma dor incapacitante, mas, incomodava. Consegui terminar o longo. Posteriormente, ainda fiz mais dois treinos na semana subseqüente, achando que o problema seria passageiro. Não foi.
                Durante este período, a pedido de meu ortopedista, realizei uma série de exames investigativos. Uma ressonância magnética identificou uma fascite plantar inicial no calcanhar direito; uma ultrassonografia identificou uma lesão de 1 cm na panturrilha direita. Tratei as duas lesões com competentes sessões de fisioterapia.
                Entretanto o desconforto continuou. Ainda tentei realizar alguns treinos, mas, tive que interrompê-los em função do incômodo, traduzido em muita dor. Cheguei a fazer uma tomográfica computadorizada, temendo se tratar de uma “fratura por estresse”, o que não se confirmou e, o problema continuou. Estendi as sessões de fisioterapia por mais um período. Finalmente, com a introdução de algumas sessões de RPG, os resultados começaram a aparecer.
                Nesse período, tendo em vista minha ausência durante as sessões de treinamento, adotei uma bicicleta ergométrica como companheira. Ela foi, e continuará sendo de grande ajuda, tendo colaborado bastante nos momentos de solidão. Era eu e ela. Ela e eu.
                Essa companheira ajudou a manter grande parte de meu condicionamento, durante o tratamento, que ainda está em curso. Sem treinar, cheguei a participar esporadicamente de algumas provas, nas quais já estava inscrito, sempre procurando me preservar.
                Hoje reconheço que nós, corredores, devemos assumir a responsabilidade de entender e ouvir cada detalhe de nosso corpo. É verdade que temos os ortopedistas, fisioterapeutas e nutricionistas como nossos aliados, entretanto, nós mesmos somos os responsáveis por aquilo que nos acontece (de bom e, de ruim).
                Nessa minha volta ao treino, fui muito cuidadoso, pois, procurei ouvir o meu corpo atentamente (panturrilha, tendão, adutor, etc.). Depois de quase dois meses praticamente parado, consegui correr livremente, sem aquele desconforto. Ainda assim, foi necessário manter o ritmo sob controle. Consegui fazer quase uma hora de treino. Foi uma grande vitória.
                Com o desempenho de hoje e o apoio de meu ortopedista e fisioterapeuta, posso dizer que, praticamente, estou em condições de completar o desafio de percorrer os 21,1 Km, ao lado do companheiro de equipe Ricardo, que também percorrerá essa distância, durante a 6ª Maratona Brasília de Revezamento.
                Gostaria de agradecer a todos os companheiros que ligaram e enviaram mensagens perguntando pelo meu bem-estar. A vibração positiva de vocês foi fundamental para minha recuperação.
                Vocês estarão em nosso pensamento durante a prova!             
                Um grande abraço a todos!

4 comentários:

  1. Parabéns pela recuperação. Boa corrida em Brasília. Estou torcendo por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rene!
      Obrigado pela torcida! Ainda estou em fase final de recuperação mas, vamo que vamo!!
      Um grande abraço!
      Nilo

      Excluir
  2. Vitória na corrida e parabéns por vencer mais este desafio, estamos torcendo por voce. Edmundo e Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pessoal! Obrigado pela torcida! Um grande abraço e espero na próxima semana já estar treinando junto com vocês!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.