sábado, 16 de março de 2013

14ª Meia Maratona Internacional CAIXA de Brasília



14ª Meia Maratona Internacional CAIXA de Brasília


Abstract: For runners in the Midwest on duty the day April 7, 2013 will be a special day. Brasília and Goiania will host two important events: The 14th International Half Marathon of Brasília and the opening and of the Caixa Circuit Racing in Goiania. Both are valid for Caixa / CBAt ranking and possess excellent organizational level. If you are in doubt about which one to participate, check out some details that can facilitate your decision.

            Para os corredores do centro-oeste de plantão, o dia 07 de abril de 2013 será um dia especial. Brasília e Goiânia sediarão duas provas importantes: a 14ª Meia Internacional CAIXA de Brasília e a abertura e primeira etapa do Circuito de Corridas CAIXA em Goiânia. Ambas valem pontos para o ranking CAIXA/CBAt e possuem alto gabarito. Se você está em dúvida sobre em qual elas se inscrever, confira alguns detalhes que podem facilitar a sua decisão.


Imagem 1. Meia Maratona CAIXA Brasília em 2012.

            A Meia Maratona Internacional CAIXA de Brasília realizará a sua 14ª edição. A escolha do mês de abril não foi por acaso, pois é nele que se comemora o aniversário da cidade.
            Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília ainda é uma das mais belas e modernas cidades do país. História à parte, a “Meia Internacional de Brasília” surgiu no ano de 2000 com o intuito de preencher um espaço ainda vazio naquela época: ter uma prova de longa distância na cidade. Hoje são várias.
            No início, participavam da prova somente atletas amadores. Em 2006, a corrida se internacionalizou, o que aumentou o seu nível técnico. Hoje ela recebe atletas de elite brasileiros e estrangeiros.
            No ano passado, além da distância de 21 km, realizou-se também uma corrida de 7 km, apenas em caráter participativo. Neste ano, porém, serão realizadas paralelamente duas provas meramente participativas, com percursos de 5 e 10 km. Em provas dessa natureza não há premiações.
            A prova principal cumpre as exigências da Federação de Atletismo, além de seguir as regras e determinações de competições internacionais como a cronometragem e arbitragem, o uso de chips na apuração, postos de hidratação a cada cinco quilômetros, percurso monitorado por fiscais e ambulâncias distribuídas ao longo do trajeto.
            Hoje “Meia Internacional de Brasília” faz parte do calendário nacional de corridas de rua Classe A1, pois atende as regras da IAAF (Internacional Association of Athletics Federations) e normas da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), sendo ainda válida para o ranking CAIXA/CBAt. Estas têm organização independente da CBAt e são indicadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).
            No Brasil, as corridas de rua são destinadas primeiramente aos brasileiros natos ou naturalizados. A participação de estrangeiros, no caso das corridas de Classe A-1 é limitada em até três atletas (masculinos e femininos) por país. Já nas de Classe A-2 podem ser inscritos até dois atletas (masculinos e femininos), por país.
            No Centro-Oeste, para os atletas de plantão, o dia 07.04.2013 será um dia especial. Além da 14ª Meia Internacional CAIXA de Brasília, também será realizada em Goiânia a abertura e primeira etapa do Circuito de Corridas CAIXA, uma corrida de 10 km.
            Em se tratando de pontuação para os atletas de elite, as duas provas são importantes. Porém, há um fator que pesa favoravelmente ao atleta amador em geral. É que as provas que compõem o Circuito Caixa, além do excelente nível de organização, também premiam os atletas em duas categorias: 1) por faixa etária, a cada cinco anos e, 2) os economiários.
            Ambas valem pontos para o ranking CAIXA/CBAt e possuem alto gabarito. Para os atletas da região, podem ser consideradas imperdíveis, apesar de serem direcionadas para corredores com perfis diferentes. Provavelmente, muitos terão que optar entre uma ou outra. Para melhor decisão, veja os detalhes e o resumo logo abaixo.
            Mesmo com distâncias diferentes, as duas provas são muito desafiadoras. Em Brasília, o percurso representa um desafio psicológico. São 21,1 Km sobre uma linha reta. A corrida desenvolve-se sobre o “Eixão” e consiste em uma “ida e volta”, sendo que na volta, o atleta ainda passa pelo pórtico de largada/chegada e percorre mais três quilômetros antes de finalizar.
              Diferentemente de outras meias-maratonas que oferecem hidratação a cada 3 km, como a Asics Golden Four ou a Meia das Pontes, nessa prova, os postos estarão dispostos a cada cinco quilômetros. Portanto, prepare-se, especialmente se neste ano, o calor apertar.
            Do ponto de vista cênico, Brasília é muito rica. Entretanto, o “Eixão” simplesmente corta as superquadras.  Todavia, ele é muito representativo para o brasiliense. Aos domingos e feriados, esse local é fechado para carros e, o público em geral, pode utilizar a uma vasta extensão do eixo para fazer atividades ao ar livre.
            Portanto, prepare-se! Durante a prova, esse público, geralmente formado por caminhantes com ou sem cães, corredores de finais de semana, ciclistas e skatistas, também compartilham dessa enorme passarela com os atletas da meia-maratona. Um ou outro poderá incentivá-lo, mas não conte sempre com isso!

            Um grande abraço e boas corridas!

DETALHES:

Data: 07 de abril de 2013-03-16
Local: Eixão Norte, altura da 105/205
Horário: 8 h
Taxa de Inscrição (21 km): R$90,00  e (5 e 10 km): R$45,00
Correntistas da Caixa não tem descontos
Assinantes da Revista Contra-Relógio: Desconto de 10%


RESUMO


14ª Meia Internacional CAIXA de Brasília
Circuito CAIXA – Etapa Goiânia
Percurso aferido: 21.097 metros;
Prova Participativa: 5 e 10 km
Percursos Aferidos: 10 e 5 km
Apenas premiação Geral no masculino e feminino (1º ao 5º colocado).
Não há premiação por faixa etária.
Corrida Especial para os portadores de necessidades especiais, apenas nos 21 km.
Premiação para elite: Apenas nos 10 km. Por Faixa etária e economiários nas duas distâncias: 5 e 10 km.
Largada às 08 h no Eixão Norte, altura da 105/205;
Largada às 08 h no Parque Areião
O percurso representa um desafio psicológico para os atletas ( http://www.meiamaratonadebrasilia.com.br/index.php/typography-2/2012-11-09-13-09-49 )
O maior desafio no percurso é a sua altimetria (http://www.youtube.com/watch?v=Tp8J82NQAV8 )
Segue regras e determinações de competições internacionais; Está no calendário nacional de corridas de rua Classe A1.
Evento homologado pela CBAt.
Válida para o ranking CAIXA/CBAt
Válida para o ranking CAIXA/CBAt
Entrega do chip junto com o kit da prova
Entrega dos chips das 06:00h as 07:30h no local de Largada
Organizador:
Organizador: HT Sports
Correntistas da Caixa não tem descontos

Desconto de 50% para correntistas da Caixa



Fontes de Apoio:

4 comentários:

  1. Valeu pelas dicas Nilo, uma pena realmente as duas corridas serem realizadas no mesmo dia!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Advaldo!
    Duas provas com excelente nível de organização, mas com algumas diferenças importantes:o valor da inscrição, percurso e premiação.
    Um grande abraço para você e boas corridas!
    Nilo

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito correr essa meia maratona de Brasília, mas resolvi ficar por aqui mesmo e participar do circuito. Faz tempo que eu não participo de uma prova de 5 km e vou tentar ganhar minha segunda medalha do circuito por faixa etária. O ano passado fiquei em 3º.

    Parabéns, pelo comparativo. Muito bom o esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio,
      Vamos torcer para que você tenha um excelente desempenho nesta prova e, assim, conseguir a tão esperada medalha!
      Abraços!
      Nilo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário.