quarta-feira, 26 de junho de 2013

Corrida Noturna “O Popular” 2013



Corrida Noturna “O Popular” 2013


                A Corrida Noturna “O Popular”, que possui inspiração nas festas juninas*, já se tornou uma tradição em Goiânia. Nesse ano, o evento promovido pela Organização Jaime Câmara, via “Jornal O Popular” e com o apoio técnico da Velox Sports foi realizado no dia 22 de junho (sábado). Ao todo, registrou-se cerca de 700 atletas inscritos para correr 10 km (318 pessoas), 5 km (358 pessoas), ou caminhar.   



Imagem 1. Corrida Noturna "O Popular" 2013

                Não faltou inovação, como a disponibilização de um bicicletário para os atletas, e nem animação de todos os participantes que puderam ao final, ouvir uma boa música e apreciar a apresentação de um grupo oficial de quadrilha. Entretanto, passada a euforia, é chegada a hora de analisar a corrida com maior tranquilidade e oferecer as nossas contribuições.
                Confiram no vídeo abaixo imagens da largada e alguns detalhes do evento!    



 Vídeo 1. Corrida Noturna "O Popular" 2013




                Neste ano, a organização implementou alterações significativas. A principal delas foi mudar radicalmente o percurso, que saiu da antiga região de Campinas/Centro, e passou para uma área relativamente nova da cidade, os setores da Nova Suíça/Jardim América. Consequentemente, se alterou também o local de concentração dos atletas, que deixou de ser na Praça Cívica (5 km) e no Estádio do Atlético em Campinas (10 km), passando para o estacionamento de um supermercado em frente a um shopping local.
                Esta mudança fugiu radicalmente de um dos principais propósitos do evento: o de proporcionar aos atletas a experiência de percorrer as principais avenidas e pontos históricos da capital. Portanto, para quem já participou antes, uma experiência nova. Com isso, apesar do apelo junino permanecer aceso, perdeu-se o charme. O evento ganhou em facilidades logísticas, mas, infelizmente perdeu em segurança, conforme verão adiante.
                É que no formato anterior, as largadas eram realizadas em locais diferentes. A chegada se dava no mesmo local, isto é, no Estádio do Atlético Goianiense. Era uma bela festa, mas que exigia um grande esforço logístico, uma vez que os participantes tinham que deixar seus veículos em Campinas e se deslocarem em ônibus disponibilizados pela organização até a Praça Cívica. Em 2013 simplificou-se o evento.
                Anteriormente, se isolava uma grande extensão de duas importantes avenidas de Goiânia: a Anhanguera (Campinas, Setor Oeste e Centro) e a Goiás (Centro). Está certo que isso já causava transtornos para os motoristas. Porém, para um sábado a noite, reina certa tranquilidade nestes locais, salvo cruzamentos com outras vias também importantes.  
                Infelizmente, em corrida de rua, vale destacar que, qualquer que seja o percurso demarcado, sempre haverá certo nível de transtorno para os usuários das vias públicas isoladas.
                O percurso de 2013, que alias foi muito bem medido, também utilizou o espaço de duas importantes vias da cidade: as Avenidas T-63 e a T-9, que faz cruzamentos com outras tantas vias importantes. Trata-se de uma das áreas mais densamente povoadas da cidade, além de serem vias de acesso à igrejas, shoppings, bares, restaurantes, etc. Em um sábado a noite, quase todos se dirigem para estes locais!
                Como era de se esperar, a escolha causou transtornos para os motoristas “desavisados”. Apesar de haver muitos staffs nos principais cruzamentos, isso não foi suficiente! Os motoristas e motociclistas não os respeitaram e, em vários momentos, a segurança dos corredores ficou comprometida. Felizmente nada de grave aconteceu.  
                Esse é um ponto recorrente na maioria das corridas locais, independente do organizador. Nas competições de rua, em muitos momentos, nós atletas ficamos vulneráveis. É preciso repensar urgentemente, uma nova maneira de organizar o trânsito local para participar de nossas provas com segurança. Em tempos de protestos difusos por toda Nação, essa é uma bandeira que todos nós, atletas e organizadores, deveríamos levantar!
                Outro ponto comentado após a prova foi que o corredor demarcado pelos cones ao longo das avenidas no percurso, deixou uma área muito restrita para os corredores, que chegaram a correr bem próximos aos veículos. Essa área restrita para uso dos participantes voltou a comprometer a prova a dois quilômetros da chegada, quando os atletas dos 10 e 5 km se encontraram. Houve congestionamento e prejuízo no desempenho dos mais rápidos.
                Ainda com relação ao novo percurso, o que se viu ao final da prova, foi a percepção de maior dificuldade para concluir a prova. Muitos foram para lá, sem conhecer efetivamente o percurso, achando que seria uma corrida plana. A altimetria da prova os surpreendeu, impondo dificuldades para se alcançar bons resultados.

Adicionar legenda

                Apesar disso, os atletas de melhor desempenho alcançaram boas marcas, como pode ser conferido abaixo:



CORRIDA NOTURNA “O POPULAR” 2013
CATEG.
5 km
MARCA
10 km
MARCA
MASC.
Victor Arrais
00:16:50
Julio Cesar Ribeiro
00:33:15
Lucas K Barros
00:16:58
Cleiser A Santos
00:33:36
Uerison O Santos
00:17:27
Guilherme F Campos
00:33:52
FEM.
Suelene R Silva
00:20:48
Daiane A Barros
00:40:49
Vani Rodrigues
00:20:50
Antonia B Oliveira
00:44:54
Lana Spencieri
00:21:41
Maria Gloria Silva
00:45:07



                Mesmo assim, organizadores e apoiadores estão de parabéns, pois envidaram todos os esforços para que tudo ocorresse bem, como de fato ocorreu.
                Uma última sugestão fica por conta de incluírem dois dias (sexta/sábado) para a entrega dos kits da prova e não apenas uma parte do sábado como vem ocorrendo.
                Para finalizar, depois da CORRIDA, foi só acompanhar a sanfona e a zabumba para comemorar mais uma prova concluída com a esperada dança da quadrilha, brilhantemente apresentada pelo Grupo Balancê.


Imagem 3. Grupo Balancê em ação.

Imagem 3. Grupo Balancê em ação.

                Um grande abraço a todos e,
                Boas corridas!


* Os dias de São João (24 de junho), Santo Antônio (dia 13), São Pedro e São Paulo (dia 29), são comemorados com festas em todo o Brasil. Não faltam fogos de artifício, fogueira, balões, comidas típicas, bebidas, danças típicas e o casamento caipira, geralmente com a presença do pai da noiva e do delegado.

Fontes de Apoio:

4 comentários:

  1. Bem legal e diferenciada esta corrida (comparando com as daqui, né ?). Meu carinho, boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana, bom dia!
    Aqui as corridas temáticas pegaram para valer.
    Um grande abraço e boas corridas por aí!
    Nilo

    ResponderExcluir
  3. DONI - TRINDADE,,,

    PARABENS Nilo,,, muito bom este relato,,, foi exatamente assim a corrida noturna de O POPULAR,,, pude participar dessa corridada, e presenciar todo seus relatos...
    um abraço.. ficou bem traduzido...

    ResponderExcluir
  4. Olá Donizette,
    Muito obrigado pela sua participação!
    É isso aí! Que os nossos relatos possam contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade de nossas corridas de rua.
    Um grande abraço!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.