quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Silvestre 2010: Experiência de Prova


Nossa Experiência de Prova na  São Silvestre de 2010.

                Somente quem já correu uma São Silvestre pode conhecer o significado desta corrida. Para muitos é uma da corrida de rua tradicional, mas a SS é muito mais do que isso, é uma grande festa de congraçamento entre os corredores. Chega a ser para muitos uma atividade ritualística. Já para outros, trata-se apenas de um grande teatro.
                Eu estive lá em 2010 e, independente da opinião, a SS é uma corrida de caráter internacional e, de fato, algo muito emocionante, tendo em vista ser o palco de encontro de milhares de corredores de rua provenientes de todo o Brasil e do mundo, que se reúnem na Avenida Paulista, centro de São Paulo, no último dia do ano.

Foto 1. Personagens anônimos

Foto 2. Personagens anônimos (São tantas emoções!)

Foto 3. Personagens anônimos

Foto 4. Personagens anônimos


Foto 5. Personagens anônimos

Foto 6. Personagens anônimos

Foto 7. Personagens anônimos

Foto 8. Personagens anônimos

Foto 9. Personagens anônimos
 
                Mesmo com cerca de três anos praticando corrida de rua e já tendo realizado algumas provas de meia e maratonas, ainda tenho receio de enfrentar uma São Silvestre. Correr em cidade como São Paulo e a data em que a prova é realizada, são aspectos que pesam negativamente.
                Vou resumir abaixo como foi a nossa experiência participando da São Silvestre 2010: Já tínhamos planos de passar as férias no Sul do país, minha família me “deu um empurrãozinho” e resolvemos de comum acordo participar deste grande evento. Outros amigos de Goiânia, como a Rosane e Antônia, colegas do Grupo Giramundo, também aderiram à idéia: Correr a São Silvestre em 2010 e, participar do Réveillon na Av. Paulista.
                Para resumir esta história, viajamos de carro, quatro dias antes da corrida, nos hospedamos em um hotel da cidade, fizemos bastante turismo, percorrendo a “terra da garoa”, seus parques e diversos museus.
                Não tivemos nenhum problema para pegar o kit no Ginásio do Ibirapuera. Deslocamos para lá de metrô e de ônibus. Aproveitei para correr 6 km junto a natureza do Parque Ibirapuera. No dia da corrida não tivemos nenhum problema com o trânsito. Saímos para almoçar, voltamos ao hotel, pegamos nossas coisas, chegamos cedo na Av Paulista, nos posicionamos junto a diversos corredores, aguardamos pacientemente o momento da largada.


Foto 10. Chegando na área de concentração

                Tudo perfeito! Apesar de não existir largadas por ondas de ritmo, não houve atropelos na largada. Ainda consegui encontrar e cumprimentar dois colegas de Goiânia no meio da corrida.
                Forcei o ritmo, me encantei com o centro da cidade e sofri bastante com a Av. Brigadeiro. A chegada triunfante na Av. Paulista, não teve preço. Finalizei a corrida. Ainda ficamos mais de uma hora fotografando as pessoas que, emocionadas, cumpriam o seu ritual de chegada.


Foto 11. Minha chegada (triunfante) na SS 2010

Foto 12. Chegada triunfante na SS 2010
Foto 13. Aguardando e assistindo o ritual de chegada dos demais atletas.
Foto 14. Amigos de Goiânia

Foto 15. Amigos de Goiânia
                Voltamos ao hotel (de metrô), tomamos banho, descansamos, pegamos o metrô novamente e voltamos, eu e minha família para encontrarmos um grupo de amigos na Av. Paulista onde também passamos o Réveillon.
                Após a meia-noite, tivemos problemas em localizar um taxi para voltar para o hotel mas, mesmo carregando uma criança de 06 anos no colo, tudo correu bem! Passar o Réveillon com a família e amigos na Av. Paulista, não tem preço.
                Fiz este prólogo apenas para narrar rapidamente como é participar de uma edição da S.S. Neste ano, a organização deste evento anunciou mudanças no traçado do percurso original, o que irá tirar grande parte do glamour desta corrida. Apesar das mudanças, não haverá aumento, nem diminuição do percurso de 15 quilômetros, a distância oficial da SS. Entretanto, a corrida ficará mais rápida e a chegada se dará não mais na Av. Paulista, mas, no Obelisco, no Parque Ibirapuera.
                Em 2010, a tradicional prova da São Silvestre causou uma grande polêmica por ter entregado as medalhas de participação antes da prova. Agora, de novo, a São Silvestre tem um novo motivo para gerar polêmica em 2011, com a mudança mais radical no traçado. Essa história, conto a vocês quando retornar, já em 2012.
                Infelizmente, a organização deixa de atacar pontos cruciais e que impactam diretamente na segurança e na qualidade da corrida para os atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.