sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Corrida 21 Anos do TRT Goiás

Corrida 21 Anos do TRT-Goiás

            Realizou-se no dia 20 de novembro de 2011, às 8h30, a segunda edição da corrida em comemoração ao aniversário do TRT Goiás. A corrida foi organizada pela Sports & Tracks que vem realizando um belo trabalho na realização de corridas de rua diferenciadas e engajadas em causas e responsabilidade social como foi, por exemplo, a corrida de Prevenção do Câncer de Mama.
            Além de comemorar o aniversário de construção do TRT-GO, esta edição da corrida, teve como objetivo divulgar uma importante causa: a dignidade no trabalho, tendo em vista que, mesmo no século 21, ainda existem no Brasil milhares de pessoas em situação de trabalho escravo e outras tantas sob exploração do trabalho infantil. Estatísticas ainda inserem o Brasil em quarto lugar em número de acidentes de trabalho. Portanto, uma causa mais do que nobre.

Foto 1. Com o grupo Giramundo e Semel

            O evento, considerado um dos maiores já organizado pela Sports & Tracks contou com a participação de aproximadamente 1.400 atletas profissionais e amadores de todas as regiões do Estado de Goiás em percursos que variaram de quatro e oito quilômetros. Grande parte dos participantes optou por fazer somente a caminhada. O Kit para os atletas inscritos foi diferenciado, como se pode ver na imagem abaixo:
Imagem 2. Kit do Atleta

            Ainda como parte integrante das atividades, no dia 10.11.2011 às 19h30minh foi realizado um coquetel de lançamento do evento, com o oferecimento de Palestras por profissionais renomados de Goiânia sobre temas como a nutrição esportiva, a prevenção de lesões na corrida, a apresentação do percurso, e uma vídeo-análise do movimento.
  

            A largada ocorreu as 08h30min e os atletas  não se intimidaram com o sol forte e o calor de mais de 30 graus e partiram para cumprir os percursos de quatro e oito quilômetros.  Além dos corredores profissionais e amadores, a corrida ainda contou com a participação de muitos magistrados, procuradores do trabalho, advogados e servidores da Justiça do Trabalho goiana como atividade para reforçar o programa de qualidade de vida.

Vídeo com a cobertura da TV da Corrida: http://www.youtube.com/watch?v=tZ3svZPOhNQ&feature=related

            Conforme pode ser observado a seguir, o percurso foi bem equilibrado em termos de grau de dificuldade: Distância no plano: 2,96 km; subindo: 2,32 km e descendo: 2,64 km. Apesar desse aparente equilíbrio e da farta hidratação, a subida foi crítica, especialmente no km 7, onde os atletas percorreram um longo trecho em aclive na Av. Portugal, sob o forte calor das 09h da manhã (quase 30º C). Este trecho fez a grande diferença no tempo dos atletas.
            Consegui concluir a prova com o tempo de 31min59seg, quebrando assim o meu recorde pessoal no percurso de 8 km e alcançando o 29º lugar na classificação geral e 9º lugar na categoria.

Foto 3. Medalha mais do que merecida (calor + esforço)
            Apesar de tudo, verificamos com os atletas alguns problemas que poderiam ser melhorados em uma próxima edição. Uma das melhorias seria antecipar a corrida para às 08h da manhã e, assim, amenizar o impacto do calor.
            Outro ponto de melhoria focou na área de concentração e dispersão dos atletas que ficou muito tumultuada. Além do mais, os stands das academias e grupos de corrida ficaram espremidos na garagem do TRT, o que dificultou muito o trânsito dos presentes.
            Outro ponto que poderia ser melhorado está relacionado à área destinada a premiação que, neste ano, foi realizada no subsolo do TRT, considerado um local pequeno e muito quente para tanta gente, que tiveram que esperar até as 12h para o término da cerimônia.
            Particularmente não tive problemas com a cronometragem de meu tempo. Todavia, percebemos um elevado número de queixas entre os atletas com relação à cronometragem de seus tempos, o que atrasou ainda mais a cerimônia de premiação. Isto deveria ser revisado urgentemente, tendo em vista que este tipo de trabalho é terceirizado e pode comprometer bastante os resultados dos atletas muito competitivos, que não são poucos.
             Abaixo mais algumas fotos deste grande evento. 

Foto 4. Com o amigo e atleta Dr. Rui Rocha

Foto 5. Com a esposa e atleta Fernanda

Foto 6. Com o colega e atleta Advaldo

Foto 7. Com o Grupo Giramundo e Semel

Fonte: 
1. Sports & Tracks em http://www.stracks.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.